Voltar

Guinga lança livro de partituras com as músicas do disco Zaboio

Postado em Livros e métodos em 04/08/2022

Guinga lança livro de partituras com as músicas do disco Zaboio - Foto: Guinga/Divulgação

(Guinga/Divulgação)

Por Alessandro Soares

Qualquer lançamento de Guinga vai estar sempre entre os melhores do ano. E o mesmo ocorre com o Cancioneiro Guinga: Zaboio, que reúne partituras das 11 músicas do maravilhoso disco Zaboio. Este livro está, certamente, entre os destaques editorais da música brasileira em 2022. Com textos em português e inglês e QR Codes com link para ouvir cada música, o livro tem 48 páginas, dimensões 23 x 30 cm, num belo projeto lançado pelo grande editor Ricardo Gilly, verdadeira grife no ramo de edições de alguns dos mais famosos songbooks já publicados no Brasil.

DICA DIA DOS PAIS – CLIQUE AQUI E ADQUIRA O CANCIONEIRO GUINGA

Lançando agora no final de julho, Cancioneiro Guinga está disponível na Loja Violão Brasileiro, em valor promocional por tempo limitado. A idealização, produção e pesquisa do livro é da cantora, compositora e violonista Anna Paes. As transcrições das partituras ficaram a cargo de Carlos Chaves e Paulo Aragão (integrantes do Maogani e grandes conhecedores da obra de Guinga). Ricardo Gilly assina a edição final e diagramação e divide a revisão com Chaves e Aragão.

Essas partituras são muito valiosas porque dão continuidade ao registro em pauta das músicas mais recentes de Guinga e aqueles encadeamentos harmônicos que são a cara dele. Aquela genial maneira de compor explorando cordas soltas com afinação tradicional do violão. É um desenho melódico de canções densas e lindas que ele cria.

Guinga lança livro de partituras com as músicas do disco Zaboio - Foto: Partitura Guinga/Divulgação

(Partitura Guinga/Divulgação)

No caso de Zaboio, o 18º disco da carreira do compositor carioca e lançado em 2021, foi a primeira vez em que Guinga gravou não apenas melodias, mas também todas as letras de sua autoria. O álbum tem direção de Fernanda Vogas e Xabier Monreal (este fez a arte da capa também) e produção musical de Kassim. Em Zaboio, Guinga está cantando melhor do que nunca, além de se mostrar um inspirado letrista. Por sinal, o Acervo Violão Brasileiro produziu um curso online ao vivo com Guinga, em agosto de 2020, no qual ele tocou em primeira mão e ensinou algumas das músicas que foram gravadas

Voltando a falar do livro, trata-se do terceiro título da editora Gilly Music. Além do Cancioneiro Guinga, a editora já lançou os excelentes livros de partituras Violão Brasileiro: 40 Peças Para Violão, de Zé Paulo Becker, e Cavaquinho Solo, de Carlos Chaves. Todos esses títulos estão disponíveis aqui na Loja Violão Brasileiro.

Guinga lança livro de partituras com as músicas do disco Zaboio - Foto: Sumário/Guinga/Divulgação

Músicas de Guinga neste songbook:

01) Sábia Negritude

02) Meu Pai

03) A Bailarina e o Vagalume

04) Tangará

05) Casa de Francisca

06) Paulistana Sabiá

07) Saíra Apunhalada

08) Desacompanhado

09) Porto da Madama

10) Jogo de Damas

11) Zaboio

Um dos mais importantes nomes da música brasileira de todos os tempo e reconhecido internacionalmente, Guinga começou a compor aos 16 anos. Trabalhou profissionalmente como violonista, acompanhando artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira. Teve inúmeras de suas músicas gravadas e intepretadas por Elis Regina, Michel Legrand, Toots Thielemans, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins, Esperanza Spalding, Dave Liebman e vários outros.

Suas composições são parcerias com Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nei Lopes, Sérgio Natureza, Mauro Aguiar, Zé Miguel Wisnik, entre outros parceiros. Tem uma dezena de CDs gravados. Reverenciado pela crítica, com frequência cada vez maior, vem sendo considerado “o maior e o mais importante compositor brasileiro da atualidade”.

Serviço

Livro: Cancioneiro Guinga
Características: 11 partituras / 48 páginas
Transcrições e revisão: Carlos Chaves, Paulo Aragão e Ricardo Gilly
Pesquisa e Produção: Anna Paes
Edição: Ricardo Gilly
Preço: De 68,90 por R$ 66,90
Onde comprar: Loja Violão Brasileiro

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.