Voltar

Guinga inicia curso online ao vivo nesta segunda (21/09). Inscrições abertas

Postado em Cursos, workshops e palestras em 19/09/2020

Guinga inicia curso online ao vivo nesta segunda (21/09). Inscrições abertas - foto crédito Thais Gallart

(Guinga em ensaio na série Acordes do Rádio, 2010 - crédito: Thaís Gallart)

Da Redação

Começa nesta segunda-feira (21/09) o curso Processos criativos e composição, que Guinga realizará online ao vivo sobre as canções e temas instrumentais que compôs, as influências e concepções. Nas aulas, o compositor e violonista também vai interpretar trechos de peças de sua autora e bater papo com os alunos. Ao todo serão quatro encontros com duas horas, cada, sempre às segundas, das 19h às 21h, por meio da plataforma Zoom.

INSCREVA-SE

O valor do investimento do curso completo (8h de carga horária) é de R$ 420 (transferência Banco do Brasil ou Itaú ou via boleto). Inscreva-se clicando no WhatsApp (11) 97615-8514 ou pelo e-mail: acervoviolaobrasileiro@gmail.com

Guinga inicia curso online ao vivo nesta segunda (21/09). Inscrições abertas - detalhe partitura Anjo de Candura Guinga

(Trecho da partitura Anjo de Candura)

Os inscritos poderão tocar ou cantar para Guinga no final de uma das aulas. Este curso oferece como bônus uma partitura de Guinga da peça Anjo de Candura. Os participantes terão direito a certificado emitido pelo Acervo Digital do Violão Brasileiro e, caso tenham interesse, poderão entrar no grupo de alunos do whatsapp admininistrado pelo Acervo e receber novidades do artista.

O curso é destinado a violonistas, cantores e músicos que dominam outros instrumentos. Mas também inclui pessoas interessadas em saber o processo criativo, a forma de compor e as influências musicais de Guinga. Nas aulas serão trabalhados os encadeamentos harmônicos que o compositor utiliza e sua forma original de explorar cordas soltas com afinação tradicional do violão.

Guinga inicia curso online ao vivo nesta segunda (21/09). Inscrições abertas - banner

Conteúdo do curso

O desenho melódico das canções que ele cria e a história das parcerias com Aldir Blanc, Paulo César Pinheiro, Chico Buarque e vários outros também fazem parte do conteúdo do curso. E ainda o jeito dele acompanhar e elaborar um arranjo com assinatura própria numa música alheia.

Embora não haja um roteiro fixo, a cada semana Guinga vai destacar um estilo musical para trabalhar. O primeiro deles será focado nos choros, a exemplo de Perfume de Radamés, Picotado e Sargento Escobar. Na semana seguinte, o destaque vão ser as canções, como Bolero de Satã e Senhorinha (parcerias com Paulo César Pinheiro), Catavento e Girassol e Pra Quem Quiser me Visitar (compostas com Aldir Blanc) e Você, Você (com Chico Buarque). A terceira semana do curso será mais reservado às valsas, como Igreja da Penha e Cine Baronesa. E no último dia serão trabalhados os cocos, baiões e frevos, como Baião de Lacan, Chá de Panela e Nítido e Obscuro.

Perfil

Um dos mais importantes nomas da música brasileira de todos os tempo e reconhecido internacionalmente, Guinga começou a compor aos 16 anos. Trabalhou profissionalmente como violonista, acompanhando artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira. Teve inúmeras de suas músicas gravadas e intepretadas por Elis Regina, Michel Legrand, Toots Thielemans, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins, Esperanza Spalding, Dave Liebman e vários outros.

Guinga inicia curso online ao vivo nesta segunda (21/09). Inscrições abertas - capa CD Marcus Tardelli

Suas composições são parcerias com Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nei Lopes, Sérgio Natureza, Mauro Aguiar, Zé Miguel Wisnik, entre outros parceiros. Tem uma dezena de CDs gravados. Reverenciado pela crítica, com frequência cada vez maior, vem sendo considerado “o maior e o mais importante compositor brasileiro da atualidade”. O mesmo dizem dele seus pares. Citando apenas um, o bruxo dos sons Hermeto Pascoal: “Um cara como esse só aparece a cada cem anos”.

Seu disco Rasgando Seda, em parceria com o Quinteto Villa-Lobos, lançado pelo Selo SESC-SP em 2012, foi indicado ao Grammy na categoria Melhor Disco Instrumental do Ano-2012. Seu mais recente trabalho, Roendopinho, lançado pelo selo alemão Acoustic Music Records, vem colecionando elogiosos comentários pela crítica especializada.

Guinga inicia curso online ao vivo nesta segunda (21/09). Inscrições abertas - capa CD Leila Pinheiro Catavento e Girassol

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.