Voltar

Geraldo Ribeiro lança álbum de partituras com transcrições de músicas de Ernesto Nazareth para violão solo

Postado em Livros e métodos em 20/01/2023

Da Redação

O grande violonista Geraldo Ribeiro, a professora e violonista Marcia Braga e o editor Ivan Paschoito estão lançando o caprichoso álbum de partituras Ernesto Nazareth por Geraldo Ribeiro (edtora Legato). O livro reúne transcrições para violão de seis obras de Ernesto Nazareth que Geraldo arranjou e gravou no lendário LP Geraldo Ribeiro interpreta Nazareth e Barrios, de 1959. O evento, que vai mesclar um breve recital e palestra, ocorre neste sábado (21/01) às 15h no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP, com entrada franca. CLIQUE AQUI E SE INSCREVA.

Segundo Ivan, todas as transcrições foram cuidadosamente revistas e atualizadas por Geraldo Ribeiro. O livro inclui ainda, como bônus, uma obra original de Geraldo em homenagem a Nazareth. E mais: prefácio incrível de Sergio Abreu. O álbum tem 40 páginas, miolo em preto e branco, capa em cores, encadernação canoa (dois grampos). O livro está disponível na Loja Violão Brasileiro.

 CLIQUE E SAIBA MAIS SOBRE ESTE ÁLBUM DE PARTITURAS 

Para Marcia Braga, que organizou o projeto, o álbum de partituras representa uma reconstrução histórica, dada a importância do primeiro disco do artista. “De lá para cá, enquanto Agustin Barrios alcançou a consagração mundial e teve sua obra amplamente gravada e impressa, as transcrições de Nazareth por Geraldo Ribeiro permaneceram inéditas, mas preservadas, felizmente, em seus cuidadosos manuscritos. Graças ao esforço de amigos e admiradores, foi possível concretizar o projeto de, finalmente, colocar as partituras, revistas e atualizadas, à disposição dos violonistas de todas as gerações.

Quanto à importância do LP, nada melhor do que extrair um trecho do que Sergio Abreu escreve na apresentação deste livro: “Em 1960 Hermínio Bello de Carvalho convidou meu avô para ouvir, em sua casa, um jovem violonista que ele considerava fenome- nal. Fomos eu, meu irmão, meus avós, Jodacil Damaceno e sua esposa Ignez. E Hermínio não exagerou, aquele acontecimento nos causou uma viva impressão. Tempos depois, deu um recital memorável na Escola Nacional de Música, hoje UFRJ. Quando saiu Geraldo Ribeiro Interpreta ao Violão Nazareth e Barrios aquele LP se tornou uma figura obrigatória em nosso toca-discos. Como se dizia na época, ouvimos o disco “até furar” — o qual ainda tenho até hoje, sendo que anos atrás o digitalizei e masterizei.

CLIQUE E OUÇA O LP

Sérgio Abreu frisa: “Este disco é uma verdadeira aula de interpretação: fluido, sem arroubos desnecessários, arranjos precisos. Arranjar Nazareth, um “pianeiro” por excelência, é sempre complicado. Geraldo o conseguiu com maestria. Tudo que é essencial à música está ali, nada falta e nada sobra”.

Sobre os autores

Geraldo Ribeiro – violonista, compositor e professor, um dos pioneiros do violão clássico no Brasil. Numa atividade que já se estende por cerca de 70 anos, gravou oito discos e ofereceu inúmeros concertos em todo o Brasil e no exterior, destacando-se aquele do Teatro Municipal de São Paulo em 1962, registrado também em disco. Músico completo, registra minuciosamente no papel tudo que produz, tendo publicado uma parte de seus arranjos e obras originais, destacando-se a série de 15 Românticos. Ao mesmo tempo dedicou boa parte de seu tempo ao ensino do violão, tendo atuado principalmente na UFB e depois no Conservatório de Tatuí, onde ensinou por 25 anos, até 2008. Continua na ativa, sempre com o mesmo entusiasmo pelo instrumento, gravando vídeos e discos, compondo, transcrevendo e revisando a sua obra.

(Sérgio Abreu)

Márcia Braga – mestre em Educação Musical pela UFBA (BA). Aos 20 anos já era professora de violão no Conservatório de Tatuí, instituição onde se formou, na classe do professor Pedro Cameron, e onde atua até o momento. Apaixonada pelo violão em câmara, tocou ao lado de grandes nomes do violão, mas preferiu dedicar-se ao trabalho pedagógico, atuando como professora de violão e música de câmara, maestrina de orquestras e cameratas de violões. Visando divulgar a obra de Geraldo Ribeiro, idealizou o projeto Tocando com Geraldo Ribeiro onde promove e dirige encontros com violonistas, tanto notáveis quanto aspirantes que, graças às novas tecnologias, têm a rara oportunidade de tocar ao lado do próprio compositor.

(Márcia Braga) 

Ivan Paschoito – formado em Editoração pela ECA/USP, violonista, arranjador, editor e assessor editorial. Teve seu primeiro arranjo impresso pela extinta Cultura Musical, em 1983. A partir daí publicou trabalhos pelas maiores editoras brasileiras: Arlequim, Fermata, Ricordi, Vitale e também nos EUA pela Guitar Solo Publications, Amazon e ArrangeMe, totalizando cerca de 300 títulos. Hoje é assessor editorial da Ricordi Brasileira e tem sua própria editora, a Legato, especializada em música impressa para violão.

(Ivan Paschoito)

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.