Voltar

Francis Hime realiza aulão grátis sobre composição e arranjo na terça (16/11)

Postado em Cursos, workshops e palestras em 10/11/2021

(Foto: Paulo Araújo (Agência O Globo)

Por Alessandro Soares

Era 15 de junho de 1984. Os cantores e compositores João Nogueira (do Raça & Simpatia) e Paulinho da Viola (do Trem da Alegria) foram convocados e reforçaram o time Essas Parcerias, de Francis Hime, para jogar contra o Politheama FC, de Chico Buarque, no Centro Recreativo Vinicius de Moraes, no Rio de Janeiro, valendo a Taça Diretas Já. Quem ganhou? Francis vai revelar o vencedor nesta terça (16/11), a partir das 19h, durante o aulão grátis que fará sobre composição e arranjo.

Embora o futebol não seja o tema do encontro, as parcerias musicais com esses amigos, o processo criativo, as relações entre melodias e letras são assuntos presentes no aulão. Francis vai comentar também quais as principais ferramentas que ele utiliza para criar melodias e suas concepções de harmonia. Sua maneira de elaborar introduções para os temas, além da sua visão de orquestrador e arranjador.

INSCREVA-SE GRÁTIS AQUI

A cantora e letrista Olívia Hime, que participará do aulão, vai abordar o processo de interpretação das músicas do Francis. E comentará sobre semelhanças e diferenças entre letra de música e poesia e a prática dela para letrar temas melódicos.

Essa live marcará o lançamento do mais novo módulo do curso Francis Hime sobre Composição e Arranjo, que começa em 23 de novembro e vai até 21 de dezembro, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h, de maneira online ao vivo. Todas as aulas serão gravadas pelo Zoom para consulta futura. Os alunos poderão assistir quantas vezes quiser aos conteúdos por um período de até 30 dias. Isso vale tanto para quem eventualmente perder a aula ao vivo, quanto para os alunos que residem em países com fuso horário diferente do Brasil. E também pra revisar os assuntos.

Em todos os seus cursos, Francis Hime costuma desenvolver suas ideias e compartilhar seus conhecimentos com foco em determinada canção composta por ele. Dessa maneira, neste módulo 4, o tema central da Aula 1 (dia 23/11) será Cabelo Pixaim (feita em parceria com Cacaso). No encontro seguinte (dia 07/12), o tema central vai ser Sem Saudades (que tem letra de Cartola). Já a terceira aula, em 14 de dezembro, será dedicada ao tema Existe um Céu (que Francis criou com Geraldo Carneiro). Encerrando o curso (21 de dezembro), vem o samba A Grande Ausente (outra com letra de Paulo César Pinheiro).

SAIBA MAIS SOBRE O NOVO CURSO FRANCIS HIME NA LOJA VIOLÃO BRASILEIRO

Mas no Aulão ele vai citar brevemente as músicas já trabalhadas em módulos anteriores, como Atrás da Porta, Passaredo, Trocando em Miúdos, Meu Caro Amigo (essas com letra de Chico Buarque), Minha (parceria com Ruy Guerra) e Sem Mais Adeus e Anoiteceu (com Vinícius de Moraes), Lua de Cetim e A Tarde (com Olívia Hime).

Alguns ex-alunos que fizeram os cursos de Francis vão dar depoimentos sobre o que acharam de estudar com o mestre, aproveitando essa oportunidade, pois nunca essas aulas haviam sido oferecidas de maneira online anteriormente. E vão revelar como foi o aprendizado de aperfeiçoar o lado criativo. E também de aprender algumas ferramentas para arranjar e compor. Tem ainda os alunos que até então tinham dificuldade de iniciar nesse campo e passaram a criar melodias. E os alunos que, mesmo não querendo compor, passaram a ter uma visão bem mais ampla sobre música e sobre a riquíssma história da cultura brasileira após realizar esses encontros direto com Francis.

Tags: Francis Hime
Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.