Voltar

Francis Hime inicia novo curso de composição e arranjo nesta terça (23/11)

Postado em Cursos, workshops e palestras em 18/11/2021

Francis Hime inicia novo curso de composição e arranjo nesta terça (23/11) - foto Francis Hime

(Francis Hime)

Por Alessandro Soares

O compositor Francis Hime adorava Cartola, seu ídolo da juventude, mas não chegaram se conhecer pessoalmente. Até que, a pedido da neta do sambista, a Nilcemar, que lhe apresentou um manuscrito do grande poeta da mangueira, Francis musicou Sem Saudades. Foi o escritor Geraldo Carneiro que serviu de “cupido” nessa parceria. Logo Geraldo, que tem vários de seus versos com melodias himinianas. Esse tema da poesia musicada é o foco do novo módulo do curso online ao vivo de Composição e Arranjo que Francis Hime realiza a partir desta terça-feira (23/11), das 19h às 21h, por meio da plataforma ZOOM, com produção do Acervo Violão Brasileiro.

INSCREVA-SE NO CURSO FRANCIS HIME

Francis Hime inicia novo curso de composição e arranjo nesta terça (23/11) - curso Francis Hime

Cartola e Geraldo Carneiro (autor da poesia Existe um Céu, uma entre várias dele musicadas por Francis) serão personagens do novo curso. Assim como Cacaso, cuja parceria com Francis foi a mais constante entre o final dos anos 1970 e começo dos 1980, vai ser tema também, a partir de Cabelo Pixaim (que Francis compôs a famosa marchinha e a gravou no LP Francis, de 1980. Por sinal, daquele disco, quase a metade das músicas tem letra de Cacaso. Quantidade semelhante também ocorre nos discos que Francis lançou em seguida, Sonho de Moço (1981) e Pau Brasil (1982),

Francis vai dar ainda uma aula no curso sobre a parceria com Paulo César Pinheiro, com o samba A Grande Ausente. Este tema não se trata de um poema musicado, mas seus vários de seus alunos a pediram.  

O curso inclui a participação especial da cantora Olívia Hime e contempla público de músicos, cantores e interessados em história da MPB e processos criativos.

Francis Hime inicia novo curso de composição e arranjo nesta terça (23/11) - capa LP Francis 1980

Cada aula tem quatro blocos. No primeiro, Francis expõe as circunstâncias da criação da música, aborda curiosidades sobre o parceiro. Em seguida, ele toca a música. Na terceira parte, Francis faz uma análise detalhada da canção, comenta sobre e arranjos (banda e orquestra). O final de cada aula será de bate papo com os alunos, com perguntas e respostas que vão representar um momento raro de aprender mais a fundo com o compositor. E o dever de casa em cada aula é reservado a quem deseja compor com ele. Mas não é obrigatório o aluno compor. Nem precisa saber ler ou escrever partitura.

Apesar dos encontros serem ao vivo, todas as aulas serão gravadas pelo Zoom para consulta futura. Os alunos poderão assistir quantas vezes quiser aos conteúdos por um período de até 30 dias. Isso vale tanto para quem eventualmente perder a aula ao vivo, quanto para os alunos que residem em países com fuso horário diferente do Brasil. E também pra revisar os assuntos. Os alunos receberão as partituras como bônus e certificado emitido pelo Acervo Violão Brasileiro, além de participar de um grupo de estudos no WhatsApp. O valor do investimento é R$ 510 (em até 12x no cartão de crédito). As vagas são limitadas.

O lançamento deste curso será por meio de um aulão grátis, que vai acontecer nesta sexta (19/11), às 19h, com a participação de Francis e grandes parceiros como o poeta e cineasta Ruy Guerra, o escritor Geraldo Carneiro, as cantoras Olívia Hime e Alice Passos e o clarinetista Cristiano Alves.

INCREVA-SE GRÁTIS NO AULÃO DESTA SEXTA (19/11)

Francis Hime inicia novo curso de composição e arranjo nesta terça (23/11) - aulão Francis Hime

Em todos os seus cursos, Francis Hime costuma desenvolver suas ideias e compartilhar seus conhecimentos com foco em determinada canção composta por ele. Dessa maneira, neste módulo 4, o tema central da Aula 1 (dia 23/11) será Cabelo Pixaim (feita em parceria com Cacaso). No encontro seguinte (dia 07/12), o tema central vai ser Sem Saudades (que tem letra de Cartola). Já a terceira aula, em 14 de dezembro, será dedicada ao tema Existe um Céu (que Francis criou com Geraldo Carneiro). Encerrando o curso (21 de dezembro), vem o samba A Grande Ausente (outra com letra de Paulo César Pinheiro).

Mas no Aulão ele vai citar brevemente as músicas já trabalhadas em módulos anteriores, como Atrás da Porta, Passaredo, Trocando em Miúdos, Meu Caro Amigo (essas com letra de Chico Buarque), Minha (parceria com Ruy Guerra) e Sem Mais Adeus e Anoiteceu (com Vinícius de Moraes), Lua de Cetim e A Tarde (com Olívia Hime).

NO VÍDEO ABAIXO, FRANCIS CONTA OS DETALHES DO NOVO CURSO

Alguns ex-alunos que fizeram os cursos de Francis vão dar depoimentos sobre o que acharam de estudar com o mestre, aproveitando essa oportunidade, pois nunca essas aulas haviam sido oferecidas de maneira online anteriormente. E vão revelar como foi o aprendizado de aperfeiçoar o lado criativo. E também de aprender algumas ferramentas para arranjar e compor. Tem ainda os alunos que até então tinham dificuldade de iniciar nesse campo e passaram a criar melodias. E os alunos que, mesmo não querendo compor, passaram a ter uma visão bem mais ampla sobre música e sobre a riquíssma história da cultura brasileira após realizar esses encontros direto com Francis.

Temas / aulas:

(23/11) - Cabelo Pixaim (parceria com Cacaso)

(07/12) - Sem Saudades (parceria com Cartola)

(14/12) - Existe um Céu (parceria com Geraldo Carneiro)

(21/12) - A Grande Ausente (parceria com Paulo César Pinheiro)

 

Serviço:

Curso Francis Hime de Composição e Arranjo

Formato: ao vivo online (plataforma ZOOM)

Carga horária: 8 horas

Período: toda terça-feira (de 23 de novembro a 21 de dezembro)

Horário: 19h às 21h

Valor: R$ 510 (em até 12x no cartão de crédito)

INCREVA-SE AQUI

 

Tags: Francis Hime
Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.