Voltar

Francis Hime inicia curso sobre suas canções, arranjos e histórias da MPB nesta terça

Postado em Cursos, workshops e palestras em 16/10/2020

Francis Hime inicia curso sobre suas canções, arranjos e histórias da MPB nesta terça - (Francis Hime ao lado dos parceiros Chico Buarque e Milton Nascimento)

(Francis Hime ao lado dos parceiros Chico Buarque e Milton Nascimento)

Por Alessandro Soares

Quem participou do aulão grátis do Acervo Violão Brasileiro esta semana percebeu o quanto o compositor e arranjador Francis Hime tem um jeito muito leve e descontraído, ao mesmo tempo em que é didático e profundo ao falar de música. Um dos maiores melodistas brasileiros e professor de ícones da MPB, como Sérgio Mendes e Ivan Lins, Francis inicia hoje (20/10) o curso formado de 4 aulas ao vivo pelo ZOOM até 10 de novembro.

O público é de músicos, cantores e interessados em história da MPB e processos criativos. As aulas vão ocorrer sempre às terças-feiras, às 19h, até 10 de novembro. Cada encontro terá duração média entre duas horas e uma hora e meia. Em paralelo ao curso, Francis também está dando aulas particulares, com temas, dias e horários sob medida de interesse do aluno.

Francis Hime inicia curso sobre suas canções, arranjos e histórias da MPB nesta terça

Para esta primeira turma, Francis Hime vai desenvolver suas ideias e compartilhar seus conhecimentos com foco em determinada canção composta por ele. Dessa maneira, o tema central da Aula 1 (20/10) será Atrás da Porta (feita em parceria com Chico Buarque).  No encontro seguinte (dia 27), o tema central vai ser Minha (que tem letra de Ruy Guerra), mas é mundialmente conhecida a partir da gravação antológica do pianista americano Bill Evans. Já a terceira aula, em 03 de novembro, será dedicada ao tema Sem Mais Adeus (que Francis criou com Vinícius de Moraes). Encerrando o curso (10 de novembro), vem o choro Meu Caro Amigo (outra com letra de Chico Buarque).

ÚLTIMOS DIAS PARA SE INSCREVER

As reservas podem ser feitas pelo whatsapp (11) 97615-8514 ou pelo e-mail acervoviolaobrasileiro@gmail.com. O valor do investimento para o curso completo é R$ 450 (feito por boleto ou transferência bancária). Mas a inscrição deve ser feita até o período da manhã da terça-feira. Os alunos vão poder participar de um grupo de estudo no WhatsApp e receber partituras e outros materiais como bônus. E terão certificado do Acervo Violão Brasileiro. 

Dados bancários para transferência:

ITAÚ - Produções do Tempo - Eventos e Publicações Ltda.

CNPJ: 03.384.792/0001-33. Banco Itaú. Agência: 0152. Conta corrente: 18537-7.

BANCO DO BRASIL - Alessandro Ferreira Soares

CPF 688.317.814- 72. Banco do Brasil. Agência 1503-2. Conta: 7696-1.

Dinâmica das aulas

Cada aula tem quatro blocos. No primeiro, Francis expõe as circunstâncias da criação da música, aborda curiosidades sobre o parceiro. Em seguida, ele toca a música. Na terceira parte, Francis faz uma análise detalhada da canção, comenta sobre e arranjos (banda e orquestra). O final de cada aula será de bate papo com os alunos, com perguntas e respostas que vão representar um momento raro de aprender mais a fundo com o compositor.

E o dever de casa em cada aula é reservado a quem deseja compor com ele. Mas não é obrigatório o aluno compor. Nem precisa saber ler ou escrever partitura. “Na aula do choro Meu Caro Amigo, por exemplo, eu vou pegar um outro choro de minha autoria que seja menos conhecido, mostrarei alguns compassos da peça e vou propor aos alunos desenvolver um tema a partir da minha melodia inicial e trazer na aula seguinte para ser comentada por mim e pelos colegas em sala”, descreve Francis.

Biografia musical

Francis Hime é autor de algumas das melhores canções em todos os tempos, a exemplo de Trocando em Miúdos, A Noiva da Cidade, Passaredo, Embarcação, Vai Passar e as já citadas Atrás da Porta e Meu Caro Amigo (essas com letra de Chico Buarque). Francis também escreveu melodias antológicas como Saudade de Amar e Anoiteceu (letradas por Vinícius) e Choro Incontido (com Paulinho da Viola) entre dezenas de pérolas da MPB.

Como arranjador e orquestrador, Hime para vários artistas como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Clara Nunes, Olívia Hime, Toquinho, Fafá de Belém, MPB-4 e Chico Buarque (para quem assinou também a direção musical dos LPs Meus Caros AmigosÓpera do MalandroVida e Almanaque), além de escrever quase todos os arranjos do LP Chico Buarque 1978.

No campo da música clássica, escreveu a Sinfonia nº 1 e o  Concerto para violão e orquestra, em três movimentos, dedicado a Raphael Rabello. Também compôs a trilha sinfônica Suíte da Terra Encantada, com textos de Olívia Hime e Paulo César Pinheiro. É autor ainda da "Fantasia para piano e orquestra" e da Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião, peça cantada, com letras de Paulo César Pinheiro e Geraldo Carneiro, em cinco movimentos.

Serviço:

Curso: Francis Hime Composição, Arranjo e Histórias da MPB

Período: 4 aulas toda terça-feira de 20 de outubro a 10 de novembro

Hora: 19h às 20h30 ou 21h

Valor: R$ 450 (transferência Banco do Brasil ou Itaú ou boleto)

Inscrição:  whatsapp (11) 97615-8514 ou pelo e-mail acervoviolaobrasileiro@gmail.com.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.