Voltar

Francis Hime e Paulo Bellinati realizam cursos em fevereiro. inscrições abertas

Postado em Cursos, workshops e palestras em 08/01/2021

(Francis Hime ao violão ao lado de Chico Buarque)

Já estão abertas as inscrições para as novas turmas dos cursos de Francis Hime e de Paulo Bellinati sobre arranjo e composição. São encontros online, ao vivo pela plataforma Zoom e produzidos com exclusividade pelo Acervo. Com conteúdo mais focado no violão, o curso de Paulo Bellinati começará em 1 de fevereiro e vai até 29 de março, sempre às segundas-feiras, às 19h. Vão oito aulas ao todo, com duração de 1h15 cada um, formando uma carga horária de 10 horas. O valor do investimento para o curso completo é de R$ 475.

Já o curso de Francis Hime tem início no dia 2 de fevereiro e vai até 2 de março, no horário das 19h às 21h, às terças-feiras. Ele aborda o tema de composição e arranjo com público de músicos, cantores e interessados em história da MPB e processos criativos. Serão quatro encontros com duração de duas horas, cada, num total de 8 horas de carga horária. O valor é de R$ 510. Ambos os cursos, que tiveram salas esgotadas ano passado, agora podem ser adquiridos na loja do Violão Brasileiro em até 12x no cartão de crédito. 

INSCREVA-SE

Para quem deseja tirar dúvidas antes de se matricular pode falar com a produção dos cursos pelo whatsapp (11) 97615-8514 ou pelo e-mail acervoviolaobrasileiro@gmail.com. E alunos que já fizeram outros cursos produzidos pelo Acervo terão desconto. 

Segundo módulo Francis Hime

Para este segundo módulo do curso, Francis Hime vai desenvolver suas ideias e compartilhar seus conhecimentos com foco em determinada canção composta por ele, mas diferentes das que ele mostrou na primeira turma, ocorrida em 2020. Dessa maneira, o tema central da Aula 1 (02/02) será Passaredo (feita em parceria com Chico Buarque).  No encontro seguinte (dia 09/02), o tema central vai ser Parceiros (que tem letra de Milton Nascimento). Já a terceira aula, em 23 de fevereiro, será dedicada ao tema Lua de Cetim (que Francis criou com Olívia Hime). Encerrando o curso (02 de março), vem o samba Embarcação (outra com letra de Chico Buarque).

Dinâmica das aulas

Cada aula tem quatro blocos. No primeiro, Francis expõe as circunstâncias da criação da música, aborda curiosidades sobre o parceiro. Em seguida, ele toca a música. Na terceira parte, Francis faz uma análise detalhada da canção, comenta sobre e arranjos (banda e orquestra). O final de cada aula será de bate papo com os alunos, com perguntas e respostas que vão representar um momento raro de aprender mais a fundo com o compositor.

E o dever de casa em cada aula é reservado a quem deseja compor com ele. Mas não é obrigatório o aluno compor. Nem precisa saber ler ou escrever partitura. 

Roteiro curso Paulo Bellinati

O programa do curso aborda cinco tópicos. O primeiro deles é sobre a Partitura de Violão, no qual Bellinati trata de escrita, música vocal e notação a quatro vozes, a relação entre redução para piano e redução para violão. Ulizando os corais de Bach, ele exercita o uso do violão como instrumento do arranjador.

O segundo tópico é a Rotina para o Arranjo. Nesse momento cada aluno escolhe uma canção. Em seguida, trabalha uma partitura guia, analisa a música para reconhecer momentos especiais, entre outros aspectos. E amplia o pensamento orquestral quatro planos (melodia, acordes, baixo e rítmicas).

O passo seguinte é a Estruturação do Arranjo. Bellinati vai ajudar como escolher tonalidade, montar o esquema gráfico da forma original (intro, tema, interlúdio, improviso e coda). E na sequência, a idealização de uma nova forma para o arranjo a ser criado (possibilidades-ideias) e estabelecer as tonalidades de cada parte. Nesse bloco também será feita em sala de aula virtual uma audição comentada de algum arranjo conhecido de Bellinati.

A partir do quarto tópico, Bellinati vai mostrar a Rotina Para a Composição. Qual caminho escolher - visão “aérea” e objetivo emocional. Como adequar ideias a um gênero formal conhecido (choro, blues, samba, baião, etc).

Como ponto de partida, será trabalhada a criação de uma canção ou micropeça na sua forma básica (melodia e cifra), que servirá para o desenvolvimento da composição: re-harmonização, tema e variações, improviso escrito, entre outras técnicas composicionais.

Neste momento está prevista a audição de Jongo, que é uma das peças de Bellinati mais tocadas no mundo. A audição inclui a projeção da partitura e partes comentadas.

Por fim, o curso prevê o tópico Estruturação da Composição. Como criar Introdução e coda, como definir o número de compassos e calcular a duração da peça. Se a obra terá improviso, interlúdio e/ou variações. E o uso da escordatura como possibilidade de outras afinações, tanto para o arranjo quanto para a composição.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.