Voltar

Francis Hime abre novo curso sobre suas composições, arranjos e histórias musicais

Postado em Cursos, workshops e palestras em 10/06/2021

Francis Hime abre novo curso sobre suas composições, arranjos e histórias musicais - Foto: Vinícius de Moraes e Francis Hime

(Vinícius de Moraes e Francis Hime)

Por Alessandro Soares

Para interpretar Anoiteceu no Festival da Record em 1966, Francis Hime e Vinícius de Morais escolheram Roberto Carlos. Mas parte das pessoas achou que eles estavam tentando influenciar o júri. E o tema foi desclassificado, apesar de ser um maravilhoso samba, que Francis compôs após a ida a um terreiro de candomblé, com algumas pitadas de influência de Baden Powell e Tom Jobim. O desenrolar dessa e várias outras histórias vão ser contadas no terceiro módulo do curso ao vivo online de Composição e Arranjo que Francis vai dar a partir desta terça-feira (15/06), das 19h às 21h, por meio da plataforma Zoom.

O roteiro das aulas inclui A Tarde (com letra de Olívia Hime), Trocando em Miúdos e Vai Passar (ambas em parceria com Chico Buarque). “Quase sempre Chico letrava minhas melodias já prontas. Mas um caso atípico foi Vai Passar”, recorda Francis. Para o icônico samba-enredo lançado em 1984, Buarque fez a primeira parte da melodia e letra e mais o refrão. E Francis compôs a segunda parte. Era pra ser parceria coletiva com os compositores que batiam bola no Politheama, o time do Chico, num campo na Barra. Carlinhos Vergueiro, João Bosco, Fagner e Edu Lobo jogavam naquele dia. Mas depois da pelada, começou uma grande farra e ninguém tinha cabeça pra compor, exceto Francis, que concluiu sozinho a melodia que faltava.

INSCREVA-SE

Francis Hime abre novo curso sobre suas composições, arranjos e histórias musicais - banner curso

Ao longo do curso, Francis vai cantar, analisar estrutura melódica e harmônica dos temas e bater papo com os alunos, além de preparar exercícios de composição. Os encontros vão ocorrer sempre no mesmo horários durante quatro terças seguidas até 6 de julho. Os alunos receberão as partituras como bônus e certificado emitido pelo Acervo Violão Brasileiro, além de participar de um grupo de estudos no WhatsApp.

O curso contempla público de músicos, cantores e interessados em história da MPB e processos criativos. E o dever de casa em cada aula é reservado a quem deseja compor com ele. Mas não é obrigatório o aluno compor. Nem precisa saber ler ou escrever partitura. Quem não puder assistir ao vivo, terá acesso às aulas gravadas pelo Zoom por alguns dias. Esta é uma rara oportunidade de aprender com Francis e as vagas são limitadas. O valor do curso é R$ 510 (em até 12x no cartão de crédito).

Sobre Francis Hime

Um dos maiores melodistas brasileiros e professor de ícones da MPB, como Sérgio Mendes e Ivan Lins, o compositor e arranjador Francis Hime tem jeito muito leve e descontraído, ao mesmo tempo em que é didático e profundo ao falar de música. Após o sucesso no primeiro módulo (ocorrido em 2020), e do módulo 2 (em fevereiro passado) agora lançamos o módulo 3 do curso de composição e arranjo.

Francis Hime é autor de algumas das melhores canções em todos os tempos, a exemplo de Trocando em Miúdos, A Noiva da Cidade, Passaredo, Embarcação, Vai Passar e as já citadas Atrás da Porta e Meu Caro Amigo (essas com letra de Chico Buarque). Francis também escreveu melodias antológicas como Saudade de Amar e Anoiteceu (letradas por Vinícius) e Choro Incontido (com Paulinho da Viola) entre dezenas de pérolas da MPB.

Como arranjador e orquestrador, Hime para vários artistas como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Clara Nunes, Olívia Hime, Toquinho, Fafá de Belém, MPB-4 e Chico Buarque (para quem assinou também a direção musical dos LPs Meus Caros Amigos, Ópera do Malandro, Vida e Almanaque), além de escrever quase todos os arranjos do LP Chico Buarque 1978.

No campo da música clássica, escreveu a Sinfonia nº 1 e o Concerto para violão e orquestra, em três movimentos, dedicado a Raphael Rabello. Também compôs a trilha sinfônica Suíte da Terra Encantada, com textos de Olívia Hime e Paulo César Pinheiro. É autor ainda da Fantasia para piano e orquestra e da Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião, peça cantada, com letras de Paulo César Pinheiro e Geraldo Carneiro, em cinco movimentos.

Temas / aulas: 

(15/06) - Trocando em Miúdos (parceria com Chico Buarque)
(22/06) - Anoiteceu (parceria com Vinícius de Moraes)
(29/06) - A Tarde (parceria com Olívia Hime)
(06/07) - Vai Passar (parceria com Chico Buarque

Serviço: 

Curso Francis Hime de Composição e Arranjo

CLIQUE PRA SE INSCREVER

Formato: ao vivo online (plataforma ZOOM)

Carga horária: 8 horas

Período: toda terça-feira (de 15 de junho a 06 de julho)

Horário: 19h às 21h

Valor: R$ 510 (em até 12x no cartão de crédito)

 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.