Voltar

Flamenco, luthiers, carreira internacional e escolas são temas de palestras grátis sobre violão

Postado em Cursos, workshops e palestras em 11/08/2021

Flamenco, luthiers, carreira internacional e escolas são temas de palestras grátis sobre violão - foto Fernando de La Rua

(Fernando de La Rua)

Por Fábio Carrilho e Alessandro Soares

O universo da guitarra flamenca, sua relação com a dança, a cadência andaluza, os aspectos rítmicos e técnicos, os palos e a função das palmas são algumas das questões que o violonista brasileiro Fernando de La Rua vai abordar nesta quarta-feira (11/08), às 19h, pela plataforma Zoom. O evento integra o segundo ciclo de palestras do curso de pós-graduação Violão: Pedagogia e Performance, realizado pela Faculdade Santa Marcelina, de São Paulo, sob coordenação do professor e violonista Sidney Molina, com excelente programação ao longo do mês de agosto. A inscrição é grátis no site da faculdade, mas há limites de vagas.

INSCREVA-SE AQUI

A inauguração ocorreu na semana passada, com a violonista francesa Elodie Bouny, que falou diretamente de Lisboa sobre as aproximações entre as escolas populares e eruditas no violão, tema de sua dissertação de mestrado pela UFRJ, além de ter atendido alunos em masterclasses. Os eventos são sempre ao vivo, gratuitos e abertos ao público em geral, acontecendo semanalmente no formato online pela plataforma Zoom, e sempre às 19h, com duração prevista de quatro horas (confira programação abaixo). Vale frisar que este ciclo de palestras é somente transmitido em tempo real. Ou seja, as gravações dos encontros não ficarão disponíveis para serem assistidas posteriormente.

Flamenco, luthiers, carreira internacional e escolas são temas de palestras grátis sobre violão - foto Elodie Bouny

(Elodie Bouny)

Na próxima quarta (18/08), também às 19h, será a vez do violonista e lutuier Cleyton Fernandes, que vai falar sobre Performance e Lutheria: diálogo colaborativo de Antonio de Torres à atualidade e suas implicações estéticas. Encerrando o ciclo no dia 30/08, igualmente às 19h, o professor, compositor e integrante do Brasil Guitar Duo, João Luiz Rezende Lopes vai tratar de Carreira musical: composição, performance e docência. Para todos os eventos, a inscrição é no site da Santa Marcelina.

Residente na Espanha e um dos violonistas brasileiros que mais se destacam no flamenco, Fernando de La Rua vai compartilhar muito de sua experiência na noite de hoje (11/08). "Vou falar basicamente sobre a linguagem harmônica do modo flamenco, as estruturas harmônicas básicas para se acompanhar, a sua respectiva cadência andaluza. Para quem não toca, acho fundamental conhecer a parte harmônica. Existe um terceiro modo dentro do flamenco. Temos o modo maior, o modo menor e o modo flamenco, que é o modo feito para guitarra flamenca até de forma inconsciente", afirma de La Rua em depoimento ao Acervo.            

Flamenco, luthiers, carreira internacional e escolas são temas de palestras grátis sobre violão - foto Cleyton Fernandes

(Cleyton Fernandes em sua oficina)

Os estilos do flamenco, que geram muitas dúvidas para os não iniciados, também serão abordados. "Sobre a estrutura rítmica, comentarei sobre os principais estilos dentro do flamenco, os chamados palos, e a função das palmas. Vou explicar um pouco sobre o compasso flamenco e a sua relação com a dança, por exemplo, o ritmo harmônico, que é o que define a medida dos compassos por causa da contagem da dança. O guitarrista flamenco tem que ter intimidade com a dança flamenca. Sou um músico que tenho meu lado solista, mas toco principalmente para a dança", avalia.

Fernando vai pedir a interação de quem estiver assistindo, pois ele afirma que suas aulas ocorrem de forma muito intuitiva, sem uma programação muito organizada. “Falo muito da minha experiência, minha carreira é muito prática na forma de tocar, no tablado, na montagem de dança".

Luteria         

No dia 18 de agosto, outra quarta-feira, às 19h, será a vez do luthier Cleyton Fernandes, diretamente do Sertão do Cariri, apresentar a sua palestra, dedicada às colaborações entre grandes personagens do violão e luthiers históricos, assunto que gera muito interesse entre os aficionados por construção de instrumentos. "Vou procurar tratar desses dois personagens centrais na construção da história do violão, que são o violonista e o luthier, e as parcerias entre ambos realizadas ao longo da história a partir de Antonio de Torres, o qual podemos considerar o marco inicial do violão moderno", explica Fernandes.

Flamenco, luthiers, carreira internacional e escolas são temas de palestras grátis sobre violão -

(Andres Segovia, Daniel Fortea, Miguel Llobet e Emilio Pujol, em foto de 1918)

Em sua apresentação, a ideia é seguir um roteiro cronológico. Cleyton vai falar um pouco sobre a parceria de Torres com Francisco Tárrega, Miguel Llobet e Emilio Pujol, esse momento inicial do violão na história do século 20. Em seguida ele comentará sobre as parcerias de Andrés Segovia, mais precisamente com a Casa Ramires, depois com Hermann Hauser e com Ramires novamente. E destacar também Julian Bream e os vários luthiers com quem ele trabalhou, sua forte parceria com o David 'Jose' Rubio, José Romanillos.

Traçando essa linha do tempo, Cleyton Fernandes vai chegar no final do século XX e nos violões modernos de David Russell, Manuel Barrueco e John Williams, que inauguram a era de violões lattice e double-top; o John Williams com o Greg Smallman e a escola australiana lattice; e o Russell e o Barrueco com Dammann, Gernot Wagner e a construção alemã dos double-tops", que vai ilustrar suas explicações com fotos e audições comparativas. "Falaremos tecnicamente sobre os aspectos dos diferentes tipos de construção, das mudanças no design ao longo de sua evolução e o que isso acarreta termos sonoros e estéticos", completa.

Docência em Nova York

Fechando o ciclo de palestras no dia 30, única data que cairá em uma segunda-feira, será a vez do violonista João Luiz Rezende Lopes. Diretamente de Nova York, onde atua como professor em três faculdades - Hunter College, Stony Brook e Mannes College - o músico falará sobre suas principais atividades. "O foco da minha palestra será sobre a minha docência como professor e educador há anos em Nova York. Vou falar também de meu trabalho como pesquisador, primeiro divulgando a obra do Camargo Guarnieri, que é minha tese de doutorado, e também sobre o repertório latino-americano de música de câmara e da minha carreira como compositor", informa Lopes ao Acervo. 

Flamenco, luthiers, carreira internacional e escolas são temas de palestras grátis sobre violão - foto João Luiz Rezende Lopes

(João Luiz Rezende Lopes)

Sobre suas atividades artísticas, o violonista comentará sobre suas atividades recentes. "Ultimamente tenho composto bastante. Tive a felicidade de compor um concerto para harpa, percussão e orquestra, que foi muito bem recebido, para a harpista Bridget Kibbey, uma grande parceira, além de encomendas para o GFA, Los Angeles Guitar Quartet, peças solo, uma sonata que estou escrevendo para Duo Siqueira Lima, entre outros", revela.

Do lado de intérprete, João Luiz vai falar da nova sonata do Leo Brower, que é a segunda peça que o compositor cubano escreveu para ele. Tem ainda a peça nova do Ronaldo Miranda. “Além disso, vou falar dos 24 estudos do Sérgio Assad, que considero um divisor de águas. Estou fazendo um trabalho de pesquisa junto com o Sérgio em cima dos estudos", explica.

O roteiro da palestra será um "tira-dúvidas" dos participantes. "Estou montando a palestra de um jeito que não seja apenas falar do meu trabalho, mas que eu possa ajudar os alunos nessas áreas em que atuo. Vou falar também da cena do violão em Nova York. Muitas pessoas me perguntam querendo saber como é, porque pensam em vir para cá", esclarece o músico. 

Flamenco, luthiers, carreira internacional e escolas são temas de palestras grátis sobre violão - foto Sidney Molina

(Sidney Molina)

Criado em 2019 sob a coordenação de Sidney Molina, o curso de pós-graduação em violão tem uma titulação acadêmica latu sensu, permitindo que o aluno que cumpra as suas 360 horas possa lecionar, até mesmo no curso superior. “Temos um carinho muito especial pela disciplina 'O Violão em Perspectiva', que consiste em palestras com convidados. É uma disciplina normal dentro da grade, para os alunos que estão cursando, mas permite inscrições de pessoas de fora", explica Molina sobre o contexto desta segunda edição do evento, que aconteceu presencialmente em 2019 mas foi cancelado ano passado devido à pandemia.  "Mesmo que voltem algumas atividades presenciais da pós, o formato do curso será híbrido. Continuaremos transmitindo porque agora temos alunos de fora de São Paulo e até do Brasil", comenta.

Serviço

Ciclo de Palestras "Violão: Pedagogia e Performance"

04/08 (19h) - Elodie Bouny – tema: "Aproximações entre as escolas eruditas e populares do violão"

11/08 (19h) - Fernando de la Rua – tema: "Noções da Linguagem Flamenca: Harmonia, Estrutura Rítmica e Descrição dos Principais "Palos Flamencos"

18/08 (19h) - Cleyton Fernandes – tema: “Performance e Lutheria: diálogo colaborativo de Antonio de Torres à atualidade e suas implicações estéticas"

30/08 (19h) - João Luiz Rezende Lopes – tema: "Carreira musical: composição, performance e docência"

Transmissão via ZOOM; vagas limitadas

Inscrições gratuitas aqui 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.