Voltar

Festival Internacional de Violão de Campo Grande terá mais de 15 atrações

Postado em Festivais em 24/03/2023

(Duo Amabile - foto Divulgação)

Por Alessandro Soares

Tá saindo do forno a sexta edição do Festival Internacional de Violão de Campo Grande. Será o maior evento violonísitico do mês de abril, com certeza. E um dos maiores do país. São seis dias de programação, começando na segunda-feira (dia 17) até o sábado (22), com mais de 15 atrações (internacionais, nacionais e regionais). O elenco é formado por Pedro Rodrigues (Portugal), Daniel Morgade (Peru/Uruguai), Gonzalo Victória (Uruguai), Gilson Antunes, Fábio Scarduelli, Humberto Amorim, André Espindola, Evandro Dotto e Bianca Danzi, Caio Bressan, Quarteto Toccata, Duo Amabile, Duo Borba Nonato, Duo Charlier-Martinelli, Laís Fujiyama. Ivan Cruz, Marcos Assunção e Alisson Alípio.

São muitos recitais, muitas atividades didáticas e científicas sobre o violão solista sob direção artística do violonista e professor Marcelo Fernandes. Tudo de graça e com direito a alojamento. A prioridade para alojamento gratuido vai para as 60 pessoas que se inscreverem. O preenchimento do formulário é bastante simples e a pessoa pode escolher se quer participar de tudo (concertos, masterclasses e simpósio) ou parte da programação.

INSCREVA-SE NO FESTIVAL COM ALOJAMENTO AQUI

Visitando o site do festival dá pra conferir que vai haver quase 20 recitais, um número impressionate para seis dias de evento. Boa parte deles vai ocorrer à noite, a partir das 20h30, no Teatro Glauce Rocha, com duas atrações (sendo uma internacional ou nacional e uma de Mato Grosso do Sul). Mas haverá vários concertos também à tarde, no Museu de Arqueologia da UFMS, às 14h30. E ainda apresentações no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, às 19h. Já a grande série de 12 masterclasses vai ocorrer de segunda (17/04) à sexta (21/04), em sua maioria, a partir das 14h, no Prédio do Curso de Música da UFMS (VEJA QUEM DARÁ MASTERCLASS E SE PROGRAME CLICANDO AQUI). Ou seja, o ideal é desembarcar em Campo Grande e se dedicar em tempo integram a toda essa gama de atividades que o festival vai oferecer.

O simpósio, por sua vez, vai se concentrar na quinta (20/04) e na sexta (21/04), formada por quatro mesas, pela manhã e à tarde, no Prédio do Curso de Música da UFMS. A primeira delas, “Violão, canto e processos composicionais”, vai ocorrer às 10h, com Laís Fujiyama, Júlio Borba e Marcelo Fernandes. Na Mesa 2, com o tema “Violão na Universidade: Alta performance e educação musical”, será formada por Gilson Antunes, Rafael Salgado e Humberto Amorim, às 14h

(Pedro Rodrigues)

No feriado da sexta-feira (21/04), pela manhã (10h) ocorre a Mesa 3 “Musicologia e performance”, com Gustavo Penha, Humberto Amorim e Pedro Rodrigues. E a quarta e última mesa será sobre “Repertório latino-americano para o violão”, que será debatudo com Fábio Scardueli, Vinícius Hipólito e Gonzalo Victoria, às 14h.

Recitais noturnos

O ciclo de concertos noturnos, às 20h30, no Teatro Glauce Rocha, será composto por duplas atrações de artistas locais e de fora da região sul mato-grossense. Na segunda-feira (17/04), a série inicia com o português Pedro Rodrigues (Portugal) e o Duo Amábile, formado pela cantora Ana Gaborim e o violonista Marcelo Fernandes. No dia seguinte (18/04), o recital vai ser com o paulista Gilson Antunes e o Quarteto Toccata (formado por Jardel Tartari, Marcos Araújo, Pieter Rahmeier e Rafael Salgado).

Na quarta-feira (19/04), também no Teatro Glauce Rocha, terá o concerto do violonista peruano radicado no Uruguai Daniel Morgade e do Duo Borba Nonato, formado pelo violonista Julio Borba e pelo acordeonista Renan Nonato. Enquanto na quinta (20/04), os recitais vão ocorrer no Teatro Luís Felipe de Oliveira, com os violonistas Humberto Amorim (da UFRJ) e Fábio Scarduelli (da Unespar). E na sexta (21/04), o local de apresentação é a Casa Quintal Manoel de Barros, com os concertos do uruguaio Gonzalo Victoria e o paranaense Alisson Alípio.

(Daniel Morgade) 

No último dia do festival, no sábado (22/04), está agendado concerto apenas pela manhã, às 11h, no Teatro Luís Felipe de Oliveira, com o violonista Everton Gloeden e alguns de seus alunos.

Concertos à tarde

A maratona de concertos que começa às 14h30, no Museu de Arqueologia da UFMS, será formada – em boa parte – por violonistas de Mato Grosso do Sul, começando na segunda-feira (17/04), com Caio Bressan. Em seguida, na terça, quem se apresenta é André Espíndola (que nasceu em terras pantaneiras, mas faz carreira na Argentina), também às 14h30.

Já a partir da quarta (19/04), o ritmo de recitais diurnos aumenta. Vai ter Laís Fujiyama e Ivan Cruz, às 14h30, no Museu de Arqueologia da UFMS. Mas também às 19h tem concerto no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, com o violonista Evandro Dotto e a cantora Bianca Danzi, além da participação do português Pedro Rodrigues. E vale a dica: quem quiser assistir a tudo, dá tempo de conferir esses shows e seguir para os recitais das 20h30 no Teatro Glauce Rocha (já descritos acima), pois as distâncias são curtas.

(Laís Fujiyama)

Um formato semelhante vai ocorrer na quinta (20/04), ou seja, recital às 14h30 no Museu de Arqueologia com Marcos Assunção e, às 19h, no Auditório Multiuso da UFMS, concerto com o Duo Martinelli & Charlier, formado pelo violonista Eduardo Martinelli e a flautista Celina Charlier.

Mas é importante frisar que, em paralelo aos recitais diurnos, estão programadas as masterclasses diariamente e o simpósito (que ocorre só quinta e sexta e abrange o turno da manhã). Para acompanhar tudo, realmente vai importante se programar e, de quebra, usar o despertador do telefone pra não se perder nos horários.  

(Duo Charlier-Martinelli)

Serviço:

Festival e Simpósio Internacional de Violão em Campo Grande

Atividades: Concertos, masterclasses e palestras

Quando: 17 a 22 de abril 2023

Onde: Campo Grande (Mato Grosso do Sul)

Inscrições no site do festival (clique aqui)

Pedido de alojamento (clique aqui)

Entrada franca

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.