Voltar

Festival internacional de trilha sonora chega a São Paulo nesta semana

Postado em Cursos, workshops e palestras em 08/11/2022

Festival internacional de trilha sonora chega a São Paulo nesta semana - Foto: Rachel Portman

(Rachel Portman)

Por Geovany Hércules

Para os violonistas interessados em compor e produzir trilha sonora, mas ainda não sabem por onde começar, o que fazer e como montar uma rede de contatos nesta área, agora tem uma ótima oportunidade. É o Festival Musimagem, um dos maiores eventos sobre trilha sonora do mundo e o único na América Latina, que chega à capital paulista com sua oitava edição e pela primeira vez em forma híbrida (presencial e online), com transmissão direta do Teatro da Faculdade Santa Marcelina, em Perdizes. A programação começou nesta terça (08/11) e vai até domingo (13), com muitos concertos, palestras e debates.

Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo site. Dentre os convidados desta edição, há grandes nomes do cinema nacional e internacional, como a vencedora do Oscar de melhor trilha sonora original por “Emma” (1996), Rachel Portman; John Lunn, de “Downton Abbey” (2010), “Waking the Dead” (2011) e “The White Queen” (2013); e Christopher Gordon, premiado diversas vezes pela composição da minissérie britânica “Moby Dick” (1998).

Festival internacional de trilha sonora chega a São Paulo nesta semana - Foto: John Lunn

(John Lunn)

Do mercado nacional, o evento terá a participação de Roberto Menescal (Bye Bye Brasil), Nivaldo Ornelas (A dança dos Bonecos) e Túlio Mourão (Jorge, um brasileiro). Outra presença é Tim Rescala, criador e produtor do programa “Blim-Blem-Blom”, cujo intuito é apresentar a música clássica, seus compositores e elementos ao público infantil.

Idealizador do Festival Musimagem e Presidente da Musimagem Brasil, o pianista, compositor e produtor Marcos Souza afirma que eventos como este são necessários para dar luz aos nomes que costumam ficar restritos aos bastidores: “O público não conhece o rosto dos compositores que nos emocionam e nos fazem entrar na história de um filme, uma série. Esta 8ª edição vai mexer não só com o meio audiovisual, mas também com o público, que vai conhecer alguns compositores e histórias dos bastidores”, em depoimento extraído do release do evento.

Festival internacional de trilha sonora chega a São Paulo nesta semana - Foto: Marcos Souza

(Marcos Souza)

O Festival Musimagem vem se consolidando como um dos maiores festivais de trilhas sonoras do mundo. Foram 7 edições completas com mais de 200 atrações ao longo dos anos, entre debates, palestras, cursos e concertos, sempre com a participação dos musimágicos, como são chamados os artistas que integram a orquestra do Festival.

O grande representante da América Latina também é o único feito por compositores, com o objetivo de tornar conhecidos estes profissionais. Para isso, também é realizado o Prêmio Remo Usai, que destaca grandes compositores brasileiros do cinema e cujo título homenageia o maestro carioca Remo Usai (1928-2022), considerado um dos maiores autores de trilhas cinematográficas do Brasil. O grande homenageado deste ano é Eduardo Souto Neto, o mais popular e reconhecido compositor de música incidental no Brasil. Ele é o autor de sucessos como a música do Rock in Rio e o Tema da vitória, que foi consagrada no tricampeonato de Ayrton Senna na Fórmula 1.

Festival internacional de trilha sonora chega a São Paulo nesta semana - Foto: Eduardo Souto Neto

(Eduardo Souto Neto)

Na programação das mesas de debates e palestras, Rachel Portman (Inglaterra), David Mansfield (EUA), John Lunn (Inglaterra), Gorka Oteiza – SoundtrackFest (Madrid) e Christoper Gordon (EUA) vão trazer os temas de suas expertises e mostrar os processos que envolvem a construção de uma trilha sonora marcante. Para isso, as atrações internacionais vão contar com traduções simultâneas para o português.

Já os cursos desta edição contam com diversos temas que mostram as múltiplas possibilidades do uso da música em materiais audiovisuais. O público terá acesso aos cursos “Games e trilhas sonoras”, “Compondo com softwares gratuitos”, “Trilhas sonoras e novelas” e “Publicidade e trilhas sonoras”, sempre de forma gratuita. Lembrando que para participar, basta fazer inscrição pelo site.

(Nilvado Ornelas)

Os tradicionais concertos seguem na programação com os musimágicos, que vão trazer os sucessos dos integrantes do grupo como Tim Rescala e Rafael Luperi, um dos compositores da novela Pantanal, e a Sinfonietta Paulista, que vai interpretar canções consagradas dos convidados internacionais.

O festival conta com a parceria do site espanhol SoundtrackFest, do produtor Robert Townson, da XR e da Faculdade Santa Marcelina, além do designer Maurizio Manzo.

Serviço

Online: Site do Festival Musimagem ou Youtube da Musimagem 

Faculdade Santa Marcelina – R. Dr. Emílio Ribas, 89 - Perdizes, SP (apenas nos dias 11 e 12)

De 8 a 13 de novembro, das 10h às 22h

(Tim Rescala)

Confira a programação completa do Festival:

Dia 8/11 - Online

10h às 12h - Curso: Games e trilhas sonoras
Professor: Antonio Teoli (EUA)

Composição de trilhas sonoras para jogos eletrônicos. Introdução a efeitos sonoros e ao áudio interativo. Evolução do hardware dos jogos eletrônicos e seu impacto na capacidade de produção de som. Estilos históricos de trilha sonora. Introdução à música interativa e ao desenho de som para efeitos sonoros. 

Dia 9/11 - Online

10h às 12h - Curso: Compondo com softwares gratuitos
Professor: Rafael Vicole (SP)

É possível compor uma trilha utilizando softwares gratuitos? Acompanhe como planejar, organizar os arquivos e utilizar softwares gratuitos para compor uma trilha sonora.

(Roberto Menescal)

15h - Curso: Trilhas sonoras e novelas 
Professor: Ricardo Leão (RJ)

A representação do som na Televisão/Novelas. A sincronização som/imagem. Elementos da trilha sonora: voz, ruídos, música. A audição do espectador. Aspectos técnicos da captação e reprodução dos sons. Dominação dos conceitos básicos do som, suas propriedades físicas, bem como as especificidades dos modelos analógico e digital. Compreensão dos procedimentos básicos de captação e edição de som de modo a construir um discurso sonoro coerente e criativo dentro da narrativa televisiva. Também deverá se familiarizar com as principais correntes de pensamento a respeito do som e seus diferentes usos na televisão.

Dia 10/11 - Online

10h - Debate online: Trilhas Sonoras e Direitos Autorais
Mesa: Dra. Vanisa Santiago (RJ), Dr. Frederico Lemos (RJ), Tim Rescala (RJ)
Apresentação: Felipe Radicetti (PR)

Como funciona a arrecadação e a distribuição dos direitos autorais no streaming? Os direitos autorais estão atualmente no centro dos debates sobre os contratos com as plataformas de streaming, com a ocorrência cada vez mais frequente de buyouts. Advogados e criadores lado a lado discutem estas questões no Festival Musimagem.

(Túlio Mourão)

15h - Palestra online: O órgão no Cinema mudo
Apresentação: Felipe Radicetti (PR)

Felipe Radicetti, organista, apresenta uma breve história ilustrada com excertos de filmes e imagens de época do uso de órgãos de tubos nas grandes salas de cinema dos Estados Unidos e Inglaterra, nos anos que antecederam o cinema sonoro. Os modos de uso do instrumento para o acompanhamento de filmes foram determinantes para o desenvolvimento da idiomática do órgão na música popular.

Dia 11/11 – Híbrido direto da faculdade Santa Marcelina-SP

10h - Curso híbrido: Publicidade e trilhas sonoras
Professor: Zeh Netto (RJ) – ao vivo de SP

Composição musical nas pequenas formas publicitárias: a trilha e o jingle. Sincronismo com a imagem; mickeymousing na publicidade. O processo criativo: o briefing dado como problema e a composição como solução. Trabalhos de composição em diferentes gêneros musicais aplicados: trilha musical, jingle, trilha de spot (rádio). Análise de exemplos consagrados.

15h - Palestra online: Rachel Portman (Inglaterra)
Mediadores: Robert Townson & Marcos Souza

A compositora inglesa, Rachel Portman, autora de mais de uma centena de trilhas como "Emma" (pela qual ganhou o Oscar), "Chocolate", "Não me abandone jamais", "Bessie" (vencedora do Emmy) e "A Duquesa", irá falar de sua carreira e obra, seus principais projetos e produções ao longo da vida.

17h – Debate online: As trilhas sonoras do Clube da Esquina
Convidados: Nivaldo Ornelas (RJ), Tulio Mourão (BH)
Mediação João Batista Melo(BH) e Felipe Radicetti (PR)

A música de uma geração além das telas. Como era a relação do cinema com o processo criativo do Clube? Como eles passaram a compor trilhas para o audiovisual? Um panorama da música dos compositores do Clube da Esquina nas telas, pela voz de dois de seus membros: Tulio Mourão ("Jorge, um Brasileiro, "O vestido", "Vagas para moça de fino trato", "O viajante"), e Nivaldo Ornelas ("A dança dos bonecos", "Em nome da razão", "Tampinha").

20h - Palestra online: David Mansfield (EUA)

O compositor norte-americano, David Mansfield, autor de dezenas de trilhas como "O ano do dragão" (indicada ao Globo de Ouro), "O siciliano", "O portal do paraíso", "O diabo entre as pernas" e "Rastro Perdido" (indicada ao Emmy) falará sobre a sua música e os filmes para os quais trabalhou.

Dia 12/11 - Híbrido direto da faculdade Santa Marcelina-SP

10h - Palestra online: John Lunn (Inglaterra)

John Lunn, o compositor da trilha de todas as temporadas de "Downton Abbey" (música premiada com o Emmy em duas temporadas) e também dos longas metragens baseados na série, além de várias outras produções, como "The White Queen" (também ganhadora de um Emmy), "O último Reino" e "Belgravia", irá falar de sua carreira e sua música.

15h - Debate híbrido: Trilhas sonoras e o cinema infantil
Mesa: João Batista Melo (BH), Beth Carmona (SP) e Tim Rescala (RJ) – Ao vivo de SP

Como a música cria a narrativa de filmes infantis? A música também ajuda contar a história? Leva emoções e sensações além de sonoridades que envolvem a criança? Os bastidores, a criação e produção das trilhas infantis serão debatidas neste painel

17h - Concerto híbrido: Musimágicos em SP
Músicos: Tim Rescala, Rafael Luperi, Marcos Souza, Alexey Kurkdjian, Natalia Machiaveli, Zeh Netto e Alexandre Guerra

Ao vivo direto do Teatro Santa Marcelina

20h - Concerto híbrido: Sinfonietta Paulista interpreta os convidados internacionais
Regência e arranjos – Rafael Vicole

Ao vivo direto do Teatro Santa Marcelina

Dia 13/11 - Online

10h - Palestra online: Os desafios dos Festivais de Trilhas Sonoras 

Gorka Oteiza – SoundTrackFest (Bilbao, Spain)

14h30 – Online: Prêmio Remo Usai
Mediação: Alberto Rosenblit (RJ)

Bate papo com o ganhador do prêmio Remo Usai, Eduardo Souto Neto (RJ)

15h - Debate online: Trilhas sonoras e a Bossa Nova
Participação: Roberto Menescal (RJ)
Mediação: Alberto Rosenblit (RJ)

A Bossa nova rompeu fronteiras internacionais e chegou em telas de cinemas e séries no Brasil e no Mundo. O que representa a Bossa nova como trilha sonora? Uma época? Um jeito de se vestir, de se amar? Uma música romântica que mexe com imaginário do telespectador? Especialista na área o compositor Alberto Rosenblit e o sócio benemérito da Musimagem Roberto Menescal discutem este tema.

17h - Debate online: A música de Villa Lobos para o cinema
Mesa: Turibio Santos (RJ), Manoel Corrêa do Lago (RJ), Sheila Schvarzman (SP), Alexandre Guerra (SP)

As composições do brasileiro Villa-Lobos no cinema nacional e internacional. Músicas que criou para trilhas e romperiam fronteiras para as salas de concertos.

20h - Palestra online: Christopher Gordon (EUA)
Mediador: Zeh Netto

Conversa com o compositor australiano, Christoper Gordon, autor das trilhas de "Mestre dos Mares", "A última dança de Mao", "Amor sem pecado" e "A mansão Marsten" (indicada ao Emmy).

* As 4 mesas INTERNACIONAIS terão tradução simultânea para o português.

Tags:
Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.