Voltar

Festival Internacional de mulheres compositoras começa nesta sexta (11/11)

Postado em Festivais em 09/11/2022

Festival Internacional de mulheres compositoras começa nesta sexta (11/11) - Foto: Paula Borghi

(Paula Borghi)

Por Elcylene Leocádio

Tudo pronto para o 1º Festival Internacional AIVIC, organizado pela Associação internacional de Violonistas Compositoras, que começa nesta sexta (11/11), às 20h, e vai até domingo (13). Nesses três dias vão ocorrer cinco concertos em formato online, nos quais serão apresentadas 69 peças compostas somente por mulheres. Mas no elenco de intérpretes também haverá a presença de homens. A transmissão será pelo canal Youtube da AIVIC Guitar (os links de cada dia estão no Programa, ao final do texto).

Esta primeira edição do Festival é dedicada à memória da violonista Mayara Amaral (1989-2017), cuja trajetória acadêmica foi marcada pelo interesse em revelar a importância do trabalho das violonistas compositoras. O assunto era tão pouco estudado até então, que sua dissertação de mestrado sobre o tema foi a primeira a ser publicada no país.

As pessoas que se inscreveram no festival e vão se apresentar têm diversas inserções no campo da música: solistas profissionais, estudantes e pessoas que tocam por hobby, sem distinção de sexo, gênero ou raça, nascidas ou residentes no México, Argentina, Chile, Portugal, Holanda, Alemanha, Bélgica, Costa Rica, Cuba, Colômbia e Brasil.

Em entrevista ao Acervo, a violonista, pesquisadora e compositora gaúcha Thais Nascimento (uma das coordenadoras da AIVIC) afirma o caráter não competitivo do evento: “Não é uma seleção, não é um concurso. A proposta é abranger intérpretes de diversos estilos e níveis”, diz ela, reforçando que entusiastas do violão que não exercem a profissão de violonistas ou compositores também se inscreveram.

Festival Internacional de mulheres compositoras começa nesta sexta (11/11) - Foto: Laura Chávez-Blanco

(Laura Chávez-Blanco)

Cada participante gravou um vídeo interpretando uma peça de sua livre escolha, com duração de até oito minutos. As apresentações incluem: violão solo ou conjunto de violões (duos, trios, quartetos, cameratas, e mesmo formações camerísticas, como violão e piano, violão e flauta ou cordas, etc).

O programa

O Programa contempla nove obras dedicadas à Mayara e outras de temática de temática livre, todas compostas por integrantes do coletivo AIVIC, além de obras de outras compositoras, distribuídas em cinco concertos, realizados em horários que variam das 17h às 21h (hora de Brasília).

Teremos, portanto, um final de semana com muitas horas de música para violão e vamos poder conferir a riqueza artística e a variedade de estilos de compositoras de mais de dez países da América Latina e Europa.

Festival Internacional de mulheres compositoras começa nesta sexta (11/11) - Foto: Maria Haro e Vera de Andrade

(Maria Haro e Vera de Andrade)

O Concerto de Abertura, na sexta-feira, às 20h, inicia com a estreia da obra Raízes, de Thaís Nascimento, dedicada a Mayara Amaral. Thaís é uma das diretoras e coordenadoras do Festival, junto a Laura Campanér e Ximena Matamoros.  No mesmo dia teremos também Maria Haro tocando Chororô, de Vera de Andrade; Fábio Bartoloni com o Choro nº1, de Laura Campanér e ainda Maite Salas Soto interpretando Reencontro III - Suíte Marcos Alan, de Graça Alan.

Sábado

No sábado (12/11) haverá dois concertos. No primeiro deles, que será transmitido às 17h, um dos destaques é Elodie Bouny, francesa que morou muitos anos no Brasil, tocando La desconfiada, de sua autoria. Outra atração é a alemã Nicola Yasmim Stock, que interpreta Microtango, da brasileira Cristina Azuma.

Já no Concerto 3, no mesmo sábado, às 21h, Amelie Rosales, de seis anos de idade, aluna de Nadia Borislova (Rússia/México) abre as apresentações com Toreador, sobre um tema popular espanhol, de Magdalena Gimeno. Também se apresentará o violonista e professor Alisson Alípio tocando Prelúdio, da argentina Matilde Tettamanti de Calandra (1909-1995). Outro destaque é a Orquestra de Guitarra Ensemble, dirigida por Rafael Gallardo García com a obra Homo Faber, da cubana Ariadna Cuellar. E tem ainda a violonista Paula Borghi, apresentando a peça Evidente, de sua autoria.

(Nicola Yasmim Stock)

Domingo

No domingo (13/11) também haverá dois concertos. O das 18h inicia com Andrea Perrone tocando Justiça e, mais adiante, temos a apresentação do multi-instrumentista André Siqueira que vem com A Espera, mais uma obra de Elodie Bouny. No final, Mirta Alvarez apresenta, de sua autoria, a obra Paz, mais uma homenagem à Mayara Amaral.

Encerrando o festival, no Concerto 5, também no domingo, às 21h, temos a professora Dagma Eid, tocando Forgotten (Impromptu), de Catharina Pratten (Alemanha, 1824–1895). Já o Terceto Femenil de Toluca, formado pelas violonistas Edith Olvera Rojas, Diana Olvera Rojas e María Fernanda Escamilla Meza, vai interpretar Sueños torturadores, da mexicana Cintia Karina Gómez Chavarría (México) e o costa-riquenho Alejandro Valverde tocará Mixturas, de Ximena Matamoros.

Sobre a homenageada

Mayara Amaral (1989-2017) era violonista, arranjadora, professora e pesquisadora, dedicava-se ao estudo de obras para violão compostas por mulheres. Cerca de quatro meses antes de completar 27 anos, Mayara morreu assassinada. Mais um caso de feminicídio, cometido por um homem com quem ela se relacionava, era registrado nas estatísticas dolorosas que mostram a desigualdade e a violência de gênero no Brasil. Mesmo tão jovem, ela deixou um legado inspirador e continua iluminando o trabalho de outras jovens mulheres violonistas que dão seguimento aos seus estudos em honra de sua memória.

(Mayara Amaral)

Sobre a AIVIC

Criada no final de 2020 pela chilena Ximena Matamoros e pelas brasileiras Thaís Nascimento e Laura Campanér, a AIVIC tem como objetivo central dar visibilidade ao trabalho de mulheres compositoras, divulgar obras e carreiras das integrantes e aumentar o protagonismo da mulher no campo da música. A associação reúne cerca de 30 musicistas da América Latina e da Europa. Entre elas, além das fundadoras,  podemos citar: Andrea Perrone (Brasil), Anastasia Sonaranda, Nadia Borislova e Laura Chávez-Blanco (México), Gabriela Battistini, Andrea Zurita, Carolina Velázquez e Ana Larrubia (Argentina), Elodie Bouny (França/Portugal), Ariadna Cuellar (Cuba) e Virginia Yep (Perú).

Com esse propósito a AIVIC têm realizado eventos para promover, agrupar, divulgar e tornar mais acessíveis a obra de mulheres compositoras, em diversos países.  Esse esforço se justifica pelas dificuldades que as mulheres vivenciam em um ambiente fragmentado como o mercado fonográfico, pouco amigável à música instrumental. Além disso, no caso das compositoras, o desafio para serem ouvidas e reconhecidas é ainda maior do que para os homens.

(o americano Matt Kaplan, que forma duo com o chileno Matias Inzunza)

Vale destacar que o esforço tem dado bons resultados, o que pode ser conferido nas apresentações deste Festival, que traz uma amostra do trabalho de dezenas de mulheres compositoras.

Desigualdade de gênero e a música

Elemento estruturante do modelo de sociedade em que vivemos, a desigualdade de gênero também se manifesta na música. Segundo a organização do festival, instrumentistas, produtoras, intérpretes e principalmente compositoras mulheres são bem menos reconhecidas que os homens que exercem as mesmas funções. Isso se reflete no trabalho em si e reflete no aspecto econômico, a exemplo do pagamento de direitos autorais. Dados recentes da UBC (União Brasileira de Compositores) no Brasil demonstram que o maior volume dos recebimentos de direitos autorais por composições ainda vai para os homens.

“Carreiras de sucesso de homens instrumentistas, cantores e compositores, frutos de uma cultura arraigada na qual as mulheres são vistas mais como musas do que protagonistas, confirmam a disparidade de oportunidades no mercado musical e as barreiras que a mulher tem que ultrapassar para expressar sua intelectualidade, seu talento e sua arte”, destaca o texto.  

Serviço:

Festival Internacional AIVIC – 1ª Edição 

Data: 11 a 13 de novembro de 2022

Promoção: Associação Internacional de Violonistas Compositoras

Coordenação geral: Ximena Matamoros (Chile), Laura Campanér (SP) e Thaís Nascimento (RS/RJ).

Equipe de Produção: argentinas Ana Larrubia, Andrea Zurita e Carolina Velázquez, mexicanas Laura Chávez-Blanco e Nadia Borislova, venezuelana Elodie Bouny, chilena Ximena Matamoros e brasileiras Marcela Backer, Laura Campanér e Thaís Nascimento.

Transmissão: Youtube da AIVIC Guitar

Programa

Concerto 1: dia 11/11 (sexta-feira) às 20h

1 - Raízes - (nova obra dedicada/new piece to a Mayara)

Thaís Nascimento (Brasil, 1994-)

violão/guitar: Thaís Nascimento

2 - Anticueca N°2

Violeta Parra (Chile, 1917-1967)

violão/guitar: Carla Sire (Argentina)

3 - Suspiro

Chiquinha Gonzaga (Brasil, 1847-1935)

violão/guitar: Thadeu Tavares (Brasil)

4 - Destellos (I. Encantamiento de Muás e II. Habitar la Noche)

Lizle Martinez (Paraguay, 1990-)

violão/guitar: Gabriel Angelo (Brasil)

5 - Chororô

Vera de Andrade (Brasil, 1962-)

violão/guitar: Maria Haro (Brasil)

6 - Cauces

Luz Perez (Argentina, 1989-)

violão/guitar: Elias Dominguez

7 - Suíte Marcos Alan: III - Reencontro

Graça Alan (Brasil, 1958-)

violão/guitar: Maite Salas Soto (Chile)

8 - Choro no.1 (Estudo no.6)

Laura Campanér (Brasil, 1966-)

violão/guitar: Fábio Bartoloni (Brasil)

9 - Nordestinando

Lizyane Santos (Brasil, 1998-)

violão/guitar: Lizyane Santos

10 - Claroscuro (aire de zamba) - (nova obra dedicada/new piece to a Mayara)

Andrea Zurita (Argentina, 1983-)

violão/guitar: Andrea Zurita

11 - Regenbogen über Berlin/Arcoris sobre Berlín

Virginia Yep (Perú/Deutschland, 1960-)

violão/guitar: Silvia Fernández (Argentina)

12 - Mixturas

Ximena Matamoros (Chile, 1958-)

violão/guitar: Ximena Matamoros

Concerto 2: dia 12/11 (sábado) – às 17h

1 - La desconfiada

Elodie Bouny (Venezuela, 1982-)

violão/guitar: Elodie Bouny

2 - Micro Tango - para a mão esquerda

Cristina Azuma (Brasil, 1964-)

violão/guitar: Nicola Yasmin Stock (Alemanha)

3 - Conversa das Flores

Elodie Bouny (Venezuela, 1982-)

violão/guitar: Vítor Gontijo (Brasil)

4 - Preludio Pampeano

María Luisa Anido (Argentina 1907 - España 1996)

violão/guitar: Carla Albornos (Argentina)

5 - No Password Required Nr.2 Flycatcher Bossa

Annette Kruisbrink, (Nederland, 1958-)

violão/guitar: Marisol Degasperi (Brasil)

6 - Ode to life

Renata Gomes (Brasil)

violão/guitar: Renata Gomes

7 - Danza de las dos Hermanas

Virginia Yep (Perú/Deutschland, 1960-)

violão/guitar: Virginia Yep

8 - Rupturas

Alba Potes (Colômbia, 1954-)

violão/guitar: Daniel Conant (United States, Belgium)

9 - Inocencia

Gabriela Battistini (Argentina, 1974-)

violão/guitar: Gabriela Battistini

10 - Tonada

Ana María Reyes Barrios  (Chile, 1953-2007)

violão/guitar: Isabel Almeyda Durán (Chile)

11 - Berceuse para Mayara Amaral - (nova obra dedicada/new piece to a Mayara)

Laura Campanér (Brasil, 1966-)

duo de violão/guitar: Laura Campanér e Thaís Nascimento (Brasil)

12 - Danse D’avila

Ida Presti (France, 1924 - USA, 1967)

duo de violão/guitar: Matías Inzunza (Chile/España) e Matt Kaplan (USA)

Concerto 3: dia 12/11 (sábado) – às 21h

1- Toreador. Sobre un tema popular español - Magdalena Gimeno (Uruguay, 1950-)

violão/guitar: Amelie Rosales (México)

2- Mayara, madera y mar (nova obra dedicada/new piece to a Mayara)

Anastasia Sonaranda (México)

violão/guitar: Anastasia Sonaranda

3- "Cuatro Micropiezas": -"Encuentro" -" La añoranza" -" De la ausencia y de tí" -"Final" - Ariadna Cuellar Pérez (Cuba, 1984-)

violão/guitar: Ariadna Cuellar Pérez

4- Preludio I - Matilde Tettamanti de Calandra (Argentina, 1909-1995)

violão/guitar: Alisson Alípio (Brasil)

5- Evidente - Paula Borghi (Brasil, 1989)

violão/guitar: Paula Borghi

6- Balada de las Montañas: I Movimiento - Ximena Matamoros (Chile,1958-)

violão/guitar: Edwin Guevara Gutierrez (Colombia)

7- Pequeno Requiem 1 movimento (A morte do ego) - peça dedicada ao amigo Ravi - Fernanda Godoy (Brasil, 1982)

violão/guitar: Ravi Sawaya (Brasil)

8- Guacamaya Un Fandango-Ritual Al Amanecer

Anastasia Sonaranda (México, )

violão/guitar: Jesus Aguilar (México)

9- Aire Norteño - María Luisa Anido (Buenos Aires, 1907 - 1996)

violão/guitar: Raquel Loner (Brasil)

10- This changing sky - Laura Snowden (England, 1989-)

violão/guitar: Karla Guichard (México)

11- Selection of pieces from the album MUSICAL DESSERT (Compositions for Guitar and Piano) - ADAGIO TO ANTONIO VIVALDI - SCHERZO "JOY IS RUNNING ON THE PATH" - MILONGA - Elena Poplyanova (Rusia, 1961-)

guitar y piano: Nadia Borislova y Victoria Daninisa Contreras Borislova (México - Rusia)

12- "Porque todos los ríos son mis hermanos" (Inspirada en un texto de la obra "Las Cautivas"). - (nova obra dedicada/new piece to a Mayara)

Ana Larrubia (Argentina, 1985-)

violão/guitar: Ana Larrubia

13- Duas histórias - Mara do Nascimento (Brasil, 1956-)

Mara do Nascimento e banda

14- Homo Faber - Ariadna Cuellar Pérez (Cuba, 1984-)

Orquesta de guitarra "Ensemble"

Integrantes: 1ras guitarras: Ariadna Cuellar Pérez y Michel Rodríguez Pérez. 2das guitarras: Aneisis Gastón Madrazo y Marelys Hurtado Madrazo. 3ras guitarras: Jesús Manuel Saura, Luis Alberto Menéndez y Diana Karla Solís. 4tas guitarras: Julio Elizarde Soto

Rafael Gallardo García (director)

Concerto 4: dia 13/11 (domingo) – 18h

1 - Justiça  - parte do tri single Memória, Verdade e Justiça

(nova obra dedicada/new piece to a Mayara)

Andrea Perrone (Brasil, 1967-)

violão/guitar: Andrea Perrone

2 - Tango Para Carlitos

Juanita San Martín Geldes (Chile, 1955-2022)

violão/guitar: Eugenia Rodríguez Moretti (Chile)

3 - A espera

Élodie Bouny (Venezuela, 1982-)

violão/guitar: André Siqueira (Brasil)

4 - Étude II

Ida Presti (France, 1924 - USA, 1967)

violão/guitar: Bruna Braz (Brasil)

5 - Tiempo Latinoamericano

Arelys Espinosa (Cuba,1969-)

violão/guitar: Ariadna Cuellar Pérez (Cuba)

6 - Duas Almas

Élodie Bouny (Venezuela, 1982-)

violão/guitar: Ricardo Henrique (Brasil)

7 - Noturno (Estudo 8)

Laura Campanér (Brasil, 1966-)

violão/guitar: Carolina Vilela (Brasil)

8 - Sehnsucht - Songs without words

Mme. Sidney Pratten (Catharina Pelzer) (Deutschland, 1824-1895)

violão/guitar: Claudia Gulich (Argentina)

9 - Tonta

Marcela Backer (Brasil, 1990)

Violão tenor e violão seis cordas: Marcela Backer

10 - La Anciana (Chamamé)

Laura Dos Santos (Argentina, 1966-)

violão/guitar: Laura Dos Santos

11 - Reflections on the Dranyen

Andrea Clearfield (USA, 1960-)

violão/guitar: Alvaro Henrique (Brasil)

12 - Adiós Adiós

Tradicional, Transcripción de María Luisa Anido (Argentina, 1907 - España, 1996)

violão/guitar: Milagros Gómez (Argentina)

13 - Aérea

Mercedes Mollard (Argentina, 1973-)

violão/guitar: Mercedes Mollard

14 - Océano (blues)

Ximena Matamoros (Chile, 1958-)

violão/guitar: Thaís Nascimento (Brasil)

15 - Evocación

Ana María Reyes Barrios (Chile, 1953-2007)

violão/guitar: Rocío Heinrich Pradenas (Chile)

16 - Paz  - (nova obra dedicada/new piece to a Mayara)

Mirta Alvarez (Argentina, 1971-)

violão/guitar: Mirta Alvarez

Concerto 5: dia 13/11 (domingo) – 21h

1 - Luminare - (nova obra dedicada/new piece to a Mayara)

Carolina Velázquez (Argentina, 1970-)

violão/guitar: Carolina Velázquez

2 - Forgotten (Impromptu)

Catharina Pratten (Alemanha, 1824–1895)

violão/guitar: Dagma Eid (Brasil)

3 - Paisagem

Tainá Caldeira (Brasil, 1989-)

violão/guitar: Gustavo Lopes (Brasil)

4 - El joven Sergio

Violeta Parra (Chile, 1917-1967)

violão/guitar: Anastasia Sonaranda (México)

5 - Sons da Cidade - Amanhecendo

Ana Clara Guerra (Brasil, 1996-)

violão/guitar: Jean Lopes Baiano (Brasil)

6 - Por lo que Fuimos…

Paulina A. Monteón (México, 1995-)

violão/guitar: Bárbara Trigos (México)

7 - Nordestinando

Lizyane Santos (Brasil, 1998-)

violão/guitar: Sabrina Souza (Brasil)

8 - Vals

Ariadna Cuellar Perez (Cuba, 1984-)

violão/guitar: Guilherme Vincens (Brasil)

9 - Polkas antiguas

Violeta Parra (Chile, 1917-1967)

violão/guitar: Frida López (México)

10 - Mixturas

Ximena Matamoros (Chile, 1958-)

violão/guitar: Alejandro Valverde Alfaro (Costa Rica)

11 - Renacer - (nova obra dedicada/new piece to a Mayara)

Estrenada el 10 de octubre del 2022 en el marco del evento internacional VI ENCUENTRO DE MUJERES EN LA GUITARRA CLASICA, en Ciudad de México.

Laura Chávez-Blanco (México)

violão/guitar: Laura Chávez-Blanco

12 - Sueños torturadores

Instrumentación: 3 guitarras

Cintia Karina Gómez Chavarría (México, 1994-)

violões/guitars: Terceto Femenil de Toluca - Edith Olvera Rojas, Diana Olvera Rojas y María Fernanda Escamilla Meza (México)

13 - Hommage a Béla Bartók

Jana Obrovská (República Checa, 1930-1987)

violão/guitar: Priscilla Villalobos (Costa Rica)

14 - Archipiélago psíquico I y II

Ariadna Cuellar Pérez (Cuba, 1984-)

Dúo "Concuerda" - Ariadna Cuellar Pérez Michel Rodríguez Pérez (Invitada, violinista Mónica González) (Cuba)

15 - Satie y Sus Amantes II-III

Laura Chávez-Blanco (México)

Cuarteto Bell Art y Maestro Efraim Escobar, guitarra

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.