Voltar

Festival de violão do Espírito Santo começa nesta quarta (11)

Postado em Festivais em 11/05/2016

Festival de violão do Espírito Santo começa nesta quarta (11) - Isaac Lausell

 Isaac Lausell

O americano Isaac Lausell faz a abertura nesta quarta-feira (11) do 1º Festival Internacional de Violões do Estado do Espírito Santo (Fives), às 20 horas, no Sala de Concerto Alceu Camargo – FAMES, em Vitória. Coordenado pelo violonista capixaba Moacyr Teixeira Neto, o evento ocorre até sábado (14), com variada programação que inclui série de masterclasses, oficinas, palestras, lançamentos de livros e CDs.

O repertório de Lausell passeia de Bach (os seis movimento da Suíte para Alaúde BWV 996) a Ginastera (a Sonata Op. 47), passando por Rossini (a abertura de La Cenerentola) pelos onipresentes Francisco Tarrega (Recuerdos de la Alhambra) e Agustin Barrios (La Catedral), além de Dos Piezas Breves, do próprio Isaac Lausell.

Nova-iorquino de origem porto-riquenha, Issac Lausell é solista clássico, mas também improvisador de jazz. Já integrou grupos com o renomado baixista Eddie Gomez e o clarinetista Bill Smith. Atualmente dirige o programa de violão clássico e jazz guitar da Sourthern Illinois University (SIU), na cidade de Carbondale, no Estados Unidos.

Festival de violão do Espírito Santo começa nesta quarta (11) - Marcus de Jesus

 Marcus de Jesus

A programação da quinta-feira (12) começa às 10 horas, com a masterclass do paulista Gilson Antunes. Às 16 horas, o professor capixaba Nelson Gonçalves dará uma palestra sobre “Oficinas de Lutheria”. Em seguida, às 18 horas, haverá a masterclass com Isaac Lausell.  E às 20 horas ocorre o concerto de Marcus de Jesus, com peças do universo popular brasileiro, como Luíza (Tom Jobim), Bachianinha (Paulinho Nogueira), Se Ela Perguntar (Dilermando Reis) e Odeon (Ernesto Nazareth).

Do repertório europeu, Marcus de Jesus vai interpretar Asturias (Albeniz), Fantasia II (Narvaez). Mineiro, mas que há vários anos mora nos Estados Unidos, Marcus foi aluno de Isaac Lausell e é mestre em música pela Southem Illinois University. Já fez parte de grupos como o CUJazz e o Round Midnight e já recebeu inúmeros prêmios individuais por performances em festivais de jazz.

A masterclass da quinta-feira, às 10 horas, é com o violonista carioca Zé Paulo Becker. A palestra desse dia é sobre “O Violão Instrumental no Brasil e EUA”, com Marcos de Jesus. Depois, às 19:30, o coordenador do festival, Moacyr Teixeira Neto, lança o livro “Cores de um Violão”.

Festival de violão do Espírito Santo começa nesta quarta (11) - Gilson Antunes

Gilson Antunes

O recital às 20 horas da quinta-feira será de Gilson Antunes, que vai interpretar algumas peças de compositores contemporâneos dedicadas a ele, como Francisco Araújo (Fantasia Concertante), Victor Castellano (Oriental) e Luciano Lima (In The Court of The Soft Machine). Essas duas últimas serão terão primeira audição mundial. Gilson também inclui no repertório temas consagrados de Fernando Sor (Quatro Estudos), Scarlatti (Sonata), Mertz (Canção Sem Palavras) e Barrios (Suíte Andina em quatro movimentos)

Gilson Antunes estudou na Guildhall School of Music, em Londres, fez mestrado e doutorado na USP. Já gravou três CDs solo, cada um dedicado a um compositor, que são Roberto Victorio, Marcus Siqueira e Américo Jacomino. Além da intensa carreira de professor da Unicamp e de virtuose, é também pesquisador e redator de projetos como a revista Violão Intercâmbio e o Acervo Digital do Violão Brasileiro.

Na sexta-feira (14), último dia do festival,  Isaac Lausell  vai oferecer mais uma masterclass, às 16 horas. A programação inclui a mesa-redonda: “Mercado e Atuação do Violonista Instrumental”, às 18 horas, e a apresentação da Orquestra de Violões do IFF de Campos dos Goytacazes, regido por Victor Mattos, às 19h30.

Festival de violão do Espírito Santo começa nesta quarta (11) - Zé Paulo Becker

Zé Paulo Becker

No concerto de encerramento, às 20 horas, Zé Paulo Becker vai levar para a Sala Alceu Camargo todo o suingue do violão carioca que ele adquiriu por vários anos tocando nas noites do Bar Semente, do Rio. Ele vai de Cartola (Amor Proibido) e Baden Powell (vários temas), um baião de Sivuca (Feira do Mangaio), além de Garoto (Lamentos do Morro), Tom Jobim (Chovendo na Roseira), dois temas de Egberto Gismonti (Palhaço e Infância) e quatro de autoria do próprio Zé (De Pernambuco a Nazareth, Galope São Domingos, Garoteô, Clara e Pra Tudo Ficar Bem).

Um dos mais requisitados acompanhantes e arranjadores da MPB, Zé Paulo Becker tem seis CDs autorais e já gravou quatro discos como integrante do Trio Madeira Brasil, incluindo Quanto o Canto é Reza, com a cantora Roberta Sá, álbum que venceu o Prêmio da Música Brasileira.

Para Moacyr Teixeira Neto, o objetivo do evento é colocar o público do estado do Espírito Santo em contato com grandes nomes do instrumento, consolidando a tradição que o estado possui de ser um dos celeiros de grandes intérpretes, sobretudo devido ao trabalho do grande violonista capixaba Maurício de Oliveira e de toda uma geração de músicos violonistas que o sucederam.

Festival de violão do Espírito Santo começa nesta quarta (11) - Moacyr Teixeira Neto

Moacyr Teixeira Neto

Programação completa do Festival

11 de Maio de 2016

20h - Solenidade de Abertura - Concerto com Prof. Dr. Isaac Lausell  (EUA) - Local: Sala de Concerto Alceu Camargo – FAMES

12 de Maio de 2016

10h - Masterclass com o Prof. Dr. Gilson Antunes (SP) - Local: Sala de Coral da FAMES

16h - Palestra: “Oficinas de Lutheria” com o Prof. Nelson Gonçalves (ES) - Local: Sala Acordes de Eventos – Acordes Centro de Música e Artes - Jardim da Penha

18h - Masterclass com o Prof. Dr Isaac Lausell (EUA) - Local: Sala Acordes de Eventos – Acordes Centro de Música e Artes – Jardim da Penha

19:30 - Exposição de CDs, DVDs, Livros lançados durante o festival – Local: Sala Acordes de Eventos – Acordes Centro de Música e Artes – Jardim da Penha

20h - Concerto com Marcos De Jesus (BA/EUA) - Local: Sala Acordes de Eventos – Acordes Centro de Música e Artes – Jardim da Penha

13 de Maio de 2016

10h – Masterclass com Zé Paulo Becker (RJ) – Local: Sala de Coral da FAMES

18h - Palestra: “O Violão Instrumental no Brasil e EUA” com Marcos DeJesus (BA/EUA) - Local: Sala de Coral da FAMES

19:30 - Lançamento do Livro “Cores de um Violão” Moacyr Teixeira Neto (ES)

20h - Concerto com Prof. Dr. Gilson Antunes (SP) – Local: Sala de Concerto Alceu Camargo - FAMES

14 de maio de 2016

16h – Masterclass com o Prof. Dr Isaac Lausell  (EUA) - Local: Sala de Concerto Alceu Camargo - FAMES

18h - Mesa-redonda: “Mercado e Atuação do Violonista Instrumental” - Local: Sala de Concerto Alceu Camargo - FAMES

19:30 - Apresentação da Orquestra de Violões do IFF de Campos dos Goytacazes (RJ) - Reg. Victor Mattos - Local: Sala de Concerto Alceu Camargo - FAMES

20h - Concerto com Zé Paulo Becker (RJ) - Local: Sala de Concerto Alceu Camargo – FAMES

Coordenação: Moacyr Teixeira Neto

Produção executiva: Carla Patrícia Abrahão

Festival de violão do Espírito Santo começa nesta quarta (11)

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.