Voltar

Festival de choro em São Paulo reúne grandes instrumentistas

Postado em Festivais em 21/02/2024

Festival de choro em São Paulo reúne grandes instrumentistas - Foto: Gian Correia

(Gian Correia)

Por Geovany Hércules

Esta semana promete para os amantes de choro que estão em São Paulo. Grandes craques do 7 cordas como Gian Correa, João Camarero, Zé Barbeiro, Luizinho e Isral de Almeida, além de outros consagrados instrumentistas como Nailor Proveta e Lea Freire estão reunidos neste momento dando aula de graça ou fazendo shows ou em rodas de choro. É que desde ontem (20/02) de manhã está acontecendo o 1º Festival Escola de Choro de São Paulo, com programação riquíssima que se estende até domingo (25/02).

A lista de músicos é vasta, pois tem também Roberta Valente, Allan Abbadia, Izaias de Almeida, Jane do Bandolim, Quarteto Pizindim e outras atrações. As atividades que compõe estes cinco dias de festival são diversas, como aulas de instrumento, prática de conjunto, shows, masterclasses, exibição de filmes, rodas de escuta e rodas de choro. O endereço de quase todos os eventos é o Centro Cultural Vila Itororó (rua Maestro Cardim, 60, na Bela Vista), em São Paulo. Já as rodas de choro ocorrem no Rancho Nordestino (rua Manoel Dutra, 498), também na Bela Vista. O festival é totalmente gratuito.

Festival de choro em São Paulo reúne grandes instrumentistas - Foto: João Camarero

(João Camarero)

A agenda do festival está distribuída da seguinte forma: as aulas de instrumento e de retreta são pela manhã, às 10h. Já as masterclasses estão agendas à tarde, às 15h, com nomes da pesada como João Camarero, Nailor Proveta, Léa Freire e Allan Abbadia. Os shows estão programados para o começo da noite, às 19h, e serão comandados por Izaias e Israel Bueno de Almeida, Professores da Escola de Choro de São Paulo, Jane do Bandolim e o Miado de Gato, Quarteto Pizindim e por fim, Zé Barbeiro, Roberta Valente e Stanley Carvalho. Para encerrar o dia, às 21h, é a vez das rodas de choro.

As tardes de sábado (24/02) e domingo (25/02) serão diferenciados no festival. No sábado às 15h não haverá masterclass e sim a exibição do filme Garoto: Vivo Sonhando, documentário realizado por Rafael Veríssimo e lançado em 2021. Já no domingo às 15h haverá uma Roda de Escuta com Luizinho 7 Cordas compartilhando suas memórias de vida e de música e logo em seguida às 17h teremos a apresentação da Retreta SP.

Festival de choro em São Paulo reúne grandes instrumentistas - Foto: Wanessa Dourado

(Wanessa Dourado)

No encerramento, no domingo às 19h, o 1º Festival Escola de Choro de São Paulo prestará uma homenagem a violinista, rabequeira e compositora Wanessa Dourado, que morreu precocemente em janeiro de 2024 aos 32 anos num acidente automobilístico. Em sua homenagem, o show de encerramento foi batizado de Em Volta da Fogueira – Um Tributo a Wanessa Dourado. O repertório contará com composições autorais de Wanessa, que propõe um encontro do violino e rabeca com o choro, frevo e baião. Roberta Valente, pandeirista e produtora do evento, contou ao Acervo Violão que era justamente a Wanessa Dourado quem iria fechar o festival. Então nada mais justo que o último show seja um tributo a ela.

Roberta Valente também destaca que o festival vai ter todo um cuidado com a acessibilidade, comandado pelos coletivos Desvio Padrão e Rádio A Granel. Os locais foram preparados para melhorar a acessibilidade arquitetônica e muitas das atividades contarão com audiodescrição e libras.

Festival de choro em São Paulo reúne grandes instrumentistas

Vale destacar que a primeira parte do Festival aconteceu entre setembro e novembro de 2023, com três minicursos sobre história do choro ministrados por especialistas e quatro rodas de escuta, nas quais mestres do choro foram convidados a contar sua experiência com o choro na cidade, seguidas de rodas de choro.

A Escola de Choro de São Paulo foi fundada em 2019 pelos músicos paulistas Rafael Toledo (pandeirista), Gian Correa (violonista 7 cordas), Henrique Araújo (cavaquinista) e Enrique Menezes (flautista). Com a ideia de construir uma escola de música voltada para o choro, totalmente gratuita e em espaço aberto na cidade, as atividades tiveram início em uma praça, o Parque Sabesp.

Festival de choro em São Paulo reúne grandes instrumentistas

De acordo com o release do festival, o projeto pedagógico da escola está sustentado na tradição do "tocar de ouvido" (ao invés da leitura de partituras), como forma de manter e difundir práticas do choro que são decoloniais, reflexivas e críticas em relação às tradições eurocentradas. A sede da escola é no bairro de Pinheiros, com aulas semanais de cavaquinho, clarinete, violão 7 cordas, pandeiro, flauta, saxofone, bandolim, história do choro e prática de conjunto, além de rodas de choro semanais e shows mensais. Atualmente conta com 232 alunos presenciais, distribuídos em 25 aulas semanais ministradas por 8 professores e 4 monitores.

Serviço
1º Festival Escola de Choro de São Paulo
Datas: 20 a 25 de fevereiro de 2024

Locais:
1) Aulas, masterclasses e shows
Centro Cultural Vila Itororó – Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista – São Paulo - SP

2) Rodas de choro
Rancho Nordestino – Rua Manoel Dutra, 498 – Bela Vista – São Paulo – SP.

ENTRADA GRATUITA

Festival de choro em São Paulo reúne grandes instrumentistas

Programação Completa

Terça (20/02)
10h – Aulas de instrumento
15h – Masterclass com Allan Abadia
19h – Show de Izaías e Israel Bueno de Almeida
21h – Roda de Choro

Quarta (21/02)

10h – Aulas de instrumento
15h – Masterclass com João Camareiro
19h – Show Professores da ECSP
21h – Roda de Choro

Quinta (22/02)
10h – Aulas de instrumento
15h – Masterclass com Nailor Proveta
19h – Show Jane do Bandolim e Miado de Gata
21h – Roda de Choro

Sexta (23/02)
10h – Aulas de instrumento / Aulas da retreta SP
15h – Masterclass com Léa Freire
19h – Show Quarteto Pizindim
21h – Roda de Choro

Sábado (24/02)
10h – Aulas de instrumento / Aulas da retreta SP
15h – Exibição do filme “Garoto: Vivo Sonhando”
19h – Show Zé Barbeiro, Roberta Valente e Stanley Carvalho
21h – Roda de Choro

Domingo (25/02)
10h – Aulas da retreta SP
15h – Roda de escuta – Luizinho 7 Cordas
17h – Apresentação da Retreta SP
19h – Show Em volta da Fogueira – Homenagem à Wanessa Dourado

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.