Voltar

Elenco de 15 violonistas apresenta ciclos de Vicente Paschoal em evento online

Postado em Lives de Violão em 28/08/2020

Elenco de 15 violonistas apresenta ciclos de Vicente Paschoal em evento online

(Vicente Paschoal)

Por Alessandro Soares

"Se alguém quiser vender um violão, contrate o Vicente Paschoal pra gravar um vídeo porque o instrumento vai soar maravilhosamente bem. Ele tem uma sonoridade fantástica, além de ser o testador oficial dos violões de Sérgio Abreu. Toda vez que Sérgio fabrica um instrumento um pouquinho diferente, por algum motivo, ele nos chama: Vicente pra experimentar e eu pra perturbar". Assim o luthier, designer e escritor Ricardo Dias nos conta com seu humor característico quem é o homenageado da nova série de recitais da Brazilian Classical Guitar Communit (BCGC), que ocorre nesta sexta-feira (28/08), às 20h, pelo canal do projeto no YouTube.

O depoimento de Ricardo faz parte da suculenta programação da BCGC, assim como os comentários dos violonistas Luís Carlos Barbieri e Lucas Félix. No roteiro, Vicente Paschoal terá o ciclo das 5 Dedicatórias e os 7 Prelúdios que compôs interpretados por 12 solistas, incluindo Jéfrey Andrade, Octávio Deluchi, Anna Leone, Nicolas Porto Silva, Pablo Villafuerte, Afonso Celso e André Marcílio, entre outros talentos da nova geração. A duração completa é de 45 minutos (veja detalhes da programação abaixo) e o evento promete. Ainda mais após o sucesso da estreia da BCGC na semana passada ao reunir 30 violonistas pra tocar a Integral de Villa-Lobos.

Perguntamos a Octávio Deluchi, um dos organizadores do projeto, por que escolheram Vicente Paschoal para esta segunda série de recitais, depois do ciclo do Villa.  "Uma das nossas motivações enquanto grupo que fomenta e produz vídeos coletivos é trabalhar com jovens compositores, cujas obras ainda em construção e que, até então, são desconhecidos pela maioria dos violonistas. Para além de um primeiro registro oficial, como no caso de algumas peças do Vicente, há uma missão maior de contribuir para a perpetuação de obras que contemplam facetas culturais de um país tão extenso e rico artisticamente como o Brasil. E temos a oportunidade de aprender diretamente com esses compositores", enumera.

Hoje haverá o primeiro registro dos 7 Prelúdios e das 5 Dedicatórias do Vicente, a serem publicadas no mesmo projeto, juntas. Tal escolha, segundo Deluchi, é devido ao foco da BCGC nos ciclos de obras. "Acreditamos ser mais interessante e coerentes obras que se aglutinam entre si para além do fato de terem sido escritas pelo mesmo compositor". 

Elenco de 15 violonistas apresenta ciclos de Vicente Paschoal em evento online - Anna Leone

(Anna Leone)

Na montagem do elenco, a BCGC tem convidado uma ampla variedade de solistas brasileiros. "A cada projeto, um time diferente. Para hoje temos os violonistas cariocas Pablo Villafuerte e Anna Leone, que hoje moram na Alemanha e Finlândia, respectivamente, e conheciam tanto a obra quanto o compositor há algum tempo. Teremos talentos como Afonso Celso e André Marcílio, vencedores de concurso nos últimos anos ao redor do Brasil. E jovens violonistas de diferentes estados, como Wagner Tiburtino (Amazonas), Cledinaldo Júnior (Paraíba), Mario Sales (Alagoas) e Lucas Vieira e Jonathan Gonçalves (São Paulo), além de nomes como Jéfrey Andrade (Minas Gerais), que participou do projeto Villa-Lobos, e Nicolas Porto Silva, que junto comigo coordena a BCGC". 

No depoimento para o projeto, Luís Carlos Barbieri ressalta os prelúdios de Vicente como obras independentes e singulares, aproveitando-se de seu conhecimento do instrumento, o qual domina perfeitamente como intérprete, e apresentando seu ponto de vista como compositor criativo, inteligente e com assinatura própria.

Elenco de 15 violonistas apresenta ciclos de Vicente Paschoal em evento online - Jefrey Andrade

(Jefrey Andrade)

"Relutei em não destacar nenhum dos prelúdios e nem fazer uma análise ou comentários sobre cada um deles. Mas não posso deixar de falar do meu encantamento pessoal pelo Prelúdio Nº 1. A palavra arrebatador seria um resumo muito simplório. Empolgante é pouco. Exuberante já se aproxima um pouco mais do que eu penso. Então, que tal, arrebatador, empolgante e exuberante? Encontramos estas características na música de Vicente Paschoal, e não somente em sua série de prelúdios, que espero, continue crescendo para nossa alegria.

Elenco de 15 violonistas apresenta ciclos de Vicente Paschoal em evento online - Luís Carlos Barbieri

(Luís Carlos Barbieri)

Duas peças terão estreia neste projeto hoje: o Prelúdio N. 6 (que será lançada por Wagner Tiburtino) e a Dedicatória N. 5 (por André Marcílio) . Esta segunda música foi letrada por Marcelo Biar e só foi mostrada como As Manhãs, pela cantora Aline Talon, em vídeo recente produzido na quarentena. "A série Dedicatórias é um conjunto de cinco pequenas peças (até agora) que compus dedicadas a pessoas e ocasiões de inspiração que tive pra fazê-las. Já os Prelúdios são peças um pouco mais densas e também exigem mais da técnica do intérprete", diz Vicente em entrevista ao Acervo. 

Ele também enfatiza que está feliz com o tributo. "Nos últimos meses tive a oportunidade de ver e ouvir muitos vídeos que os intérpretes do projeto têm mandado e fiquei muito satisfeito por poder conversar com eles e em ouvir belíssimas interpretações".  E agora faltam poucas horas para se conferir mais esse golaço da BCGC.

Elenco de 15 violonistas apresenta ciclos de Vicente Paschoal em evento online - André Marcílio

(André Marcílio)

Programa

Abertura Introdução - Ricardo F Dias
Apresentação Prelúdios - Luis Carlos Barbieri
Prelúdio nº 1 - Octávio Deluchi
Prelúdio nº 2 - Jonathan Gonçalves
Prelúdio nº 3 - Anna Leone
Prelúdio nº 4 - Afonso Celso
Prelúdio nº 5 - Pablo Villafuerte
Prelúdio nº 6 - Wagner Tiburtino
Prelúdio nº 7 - Cledinaldo Júnior

Apresentação Dedicatórias - Lucas Félix
Dedicatória nº 1 - Jéfrey Andrade
Dedicatória nº 2 - Lucas Vieira
Dedicatória nº 3 - Mario Sales
Dedicatória nº 4 - Nícolas Porto Silva
Dedicatória nº 5 - Andre Marcílio

Elenco de 15 violonistas apresenta ciclos de Vicente Paschoal em evento online - Nicolas Porto Silva

(Nicolas Porto Silva - crédito: Nadja Kouchi)

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.