Voltar

Duo Siqueira Lima realiza recitais de lançamento do novo CD pelo interior de SP

Postado em Lançamentos em 31/03/2022

Duo Siqueira Lima realiza recitais de lançamento do novo CD pelo interior de SP - Foto: Duo Siqueira Lima

(Duo Siqueira Lima)

O Duo Siqueira Lima está retornando de uma série de recitais e eventos na Suécia e já vai pegar a estrada do interior de São Paulo para realizar três concertos presenciais de lançamento do CD Violonístico nas cidades de Jundiaí nesta terça (05/04), Santa Bárbara D’oeste (06/04) e Monte Mor (07/04). Os eventos têm entrada franca e começam às 19h, incluindo o concerto, com duração média de 60 minutos, seguindo de um bate-papo de 30 minutos, no qual Cecília Siqueira e Fernando Lima, integrantes do Duo, vão conversar com a plateia sobre o tema “música brasileira contemporânea”.

COMPRE AQUI O NOVO CD DUO SIQUEIRA LIMA - EXCLUSIVO NA LOJA VIOLÃO BRASILEIRO

Duo Siqueira Lima realiza recitais de lançamento do novo CD pelo interior de SP - Capa CD: Violonístico, 2022

O público paulista vai ouvir, pela primeira vez, frente a frente com o Duo, um conjunto de obras inéditas que representam uma amostra do que há de melhor na música brasileira contemporânea para violão. O repertório do CD é formado por obras de violonistas renomados, de diferentes gerações, cujo trabalho é reconhecido internacionalmente pela excelência e originalidade. Nos recitais, o Duo Siqueira Lima também vai marcar seus 20 anos de carreira mesclando alguns dos seus arranjos e interpretações mais marcantes, a exemplo de peças de Villa-Lobos, Debussy e temas do cancioneiro brasileiro (como Ary Barroso e Pixinguinha). 

Com relação ao CD Violonístico, trata-se de um projeto de 13 músicas compostas para dois violões, à exceção de Café Vinilo, um belo choro de autoria do compositor carioca Guinga. Outro destaque é a obra Chacona, do paulista Paulo Bellinati, peça única de tema e variações, com oito movimentos interligados, bem no formato do gênero chacona.  O CD inclui a obra Cara e Coroa, da francesa Elodie Bouny, que morou no Brasil por 11 anos, e a peça Canção Para Uma Pessoa Viva, do baiano Geraldo RIbeiro.

Também está presente no CD o jovem compositor João Luiz, com a obra Sonata, de concepção moderna, em três movimentos: Ars Ritmica, XaxadoAssadiana, que homenageia o compositor Sergio Assad. Já o próprio Sérgio Assad participa com Três Cenas Brasileiras nº 2: Introducão e Calango, Ouro Preto e Congada de Chico Rei. O CD inicia com Ekatê, que remete aos tambores africanos e encerra com Pererê e Curupira, inspiradas nos ritmos do frevo e quadrilha, estas três escritas por Marco Pereira.  

O disco físco Violonístico já pode ser adquirido exclusivamente pela Loja Violão Brasileiro. Quanto às plataformas digitais, o primeiro single Ekatê será lançado em 29 de abril. Outras faixas vão entrar no início maio e o álbum completo terá lançamento digital em 27 de maio.

Atividades pedagógicas

Ainda em abril, serão realizadas duas atividades pedagógicas online, ao vivo. Estes encontros serão fechados, transmitidos pela plataforma Zoom e com vagas limitadas a 90 participantes cada (total 180 vagas). As inscrições serão realizadas no site do Acervo do Violão Brasileiro e estarão abertas a partir do dia 5 de abril. A mediação será feita por Alessandro Soares. Informações adicionais e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail (contatos@violaobrasileiro.com.br) e WhatsApp do Acervo (11 – 97615.8514).

INSCREVA-SE AQUI NA MASTERCLASS E OFICINA DO DUO SIQUEIRA LIMA

Oficina

A primeira, no formato oficina, será na quarta-feira (20/04), das 19h às 21h.  Esta metodologia permite a interação do público com Fernando e Cecília por meio do chat. O tema central é a “música contemporânea brasileira para violão”, mas também serão abordados temas como a formação do repertório, o trabalho em duo, o método de estudo, a construção da carreira e outros assuntos pertinentes e de interesse do grupo de participantes.

Duo Siqueira Lima realiza recitais de lançamento do novo CD pelo interior de SP - Foto: Duo Siqueira Lima

Masterclass

A segunda atividade, no formato masterclass, será realizada na quarta-feira seguinte (27/4). Estudantes ou violonistas profissionais que desejarem tocar para o Duo devem indicar no formulário de inscrição o interesse, anexar a partitura e um vídeo tocando a obra escolhida. A seleção das apresentações será feita pelo Duo Siqueira Lima. As duas atividades dão direito a certificado emitido pelo Acervo Violão Brasileiro.

Apoios ao projeto

O CD Violonístico foi produzido graças ao apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), por meio do Edital 12/2020 destinado à gravação de obras inéditas e a realização de lançamentos no interior do Estado. Esta iniciativa proporciona o acesso das populações de cidades do interior ao trabalho de grandes artistas, como o Duo Siqueira Lima, conhecido internacionalmente como um dos melhores duos do mundo na atualidade. O projeto tem o apoio do Acervo Violão Brasileiro.

Concertos

Jundiaí - 05 abril - terça - 19h

Sala Jundiaí. Av. União dos Ferroviários, 1760 - Pte. de Campinas

Santa Barbara D´Oeste - 06 abril - quarta - 19h

Auditório Ubaldino Caixeta. Rua Argeu Egídio dos Santos, 100 - Planalto do Sol II

Monte Mor - 07 de abril - quinta-feira - 19h

Centro Cultural Joaquinzão. Rua Capitão Augusto Steffen, 57, Jardim Planalto, Monte Mor.

Oficina e masterclass

Gratuitas

Oficina – 20 de abril – 19h

Música Brasileira Contemporânea

Mediação: Alessandro Soares

Plataforma Zoom. Vagas limitadas

Inscrições prévias (gratuitas): www.violaobrasileiro.com.br

Masterclass – 27 de abril – 19h

Mediação: Alessandro Soares

Plataforma Zoom. Vagas limitadas.

Inscrições prévias (gratuitas): www.violaobrasileiro.com.br

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.