Voltar

Duo Siqueira Lima lança novo CD em live e shows pelo interior de SP

Postado em Lançamentos em 17/03/2022

(Cecília Siqueira e Fernando de Lima - Duo Siqueira Lima - foto Lou Gaioto)

Da redação

Após intervalo de três anos longe dos estúdios, o Duo Siqueira Lima (formado pela uruguaia Cecília Siqueira e pelo brasileiro Fernando Lima) está lançando novo CD. Com o título Violonístico, o trabalho reúne 13 peças inéditas de compositores violonistas brasileiros e contemporâneos, como Marco Pereira, Sergio Assad, João Luiz, Paulo Bellinati, Guinga, Geraldo Ribeiro e Elodie Bouny (francesa mas que viveu no país por 11 anos). O novo projeto também marca os 20 anos de carreira desse Duo, considerado entre os melhores do mundo na atualidade e herdeiros do Duo Abreu e Duo Assad.

O pré-lançamento do CD Violonístico será na live que ocorrerá na quarta-feira (23/03), às 19h, com a participação de todos os compositores do disco, exceto Guinga, que estará fazendo show no momento da live. A transmissão será feita pelo Youtube e Facebook do Acervo Violão Brasileiro e mediada pelo produtor Alessandro Soares. 

CLIQUE ABAIXO E SE PROGRAME PARA ASSISTIR À LIVE NESTA QUARTA (23/03) ÀS 19H

Durante a live, Cecília e Fernando vão comentar aspectos singulares da formação do duo, a construção do vasto repertório e de sua carreira. O bate papo será intercalado com exibição de imagens e vídeos pouco conhecidos ou inéditos. Eles vão falar também da idealização e processo de gravação desse disco, que inaugura nova fase na carreira dos dois.  

É a primeira vez que o Duo realiza um projeto com esse perfil de repertório, cuja maioria das obras foi escrita especialmente para o Siqueira Lima. Até então, os discos que produziram (todos excelentes e quase todos esgotados) eram formados por músicas originalmente compostas para piano, sanfona ou outros instrumentos que Fernando arranjava para duo de violões. E contemplava compositores de várias épocas e estilos.  

Na apresentação do CD, Sérgio Assad, compositor e violonista que integra o Duo Assad, afirma que Cecília e Fernando “estão entre os “melhores duos de violões do mundo da atualidade”.  E acrescenta: “o repertório deles é eclético e eles se sentem confortáveis em vários estilos musicais, tendo desenvolvido um estilo próprio e reconhecível por meio dos brilhantes arranjos e adaptações feitas por Fernando”. Sobre o novo CD, para Sérgio “a indiscutível riqueza e originalidade da música brasileira está presente em todas as faixas desta brilhante gravação”.

COMPRE AQUI O NOVO CD DUO SIQUEIRA LIMA - EXCLUSIVO NA LOJA VIOLÃO BRASILEIRO

O CD Violonístico será lançado nas plataformas digitais a partir de abril, aos poucos, por meio de singles. Mas o disco físico já pode ser adquirido exclusivamente pela Loja Violão Brasileiro em pré-venda, pois estarão disponíveis a partir de 23 de março.
 

O Projeto

O projeto “Violonístico” foi realizado com apoio do ProaAc/SP (Edital 12/2020) e do Acervo Violão Brasileiro. Além do CD de músicas inéditas, ele inclui três shows de lançamento no interior de São Paulo, uma live aberta ao público e duas aulas fechadas. Outra contrapartida é envio de CDs para escolas de música do Estado (interessados podem entrar em contato com o Acervo pelo e-mail contatos@violaobrasileiro.com.br ou pelo WhatsApp (11) 97615-9529 até 15 de abril). Os eventos serão realizados de 23 de março a 27 de abril. Em paralelo, em data a ser anunciada em breve, o CD estará disponível nas plataformas digitais.

Lançamento do CD Violonístico

No início de abril serão realizados os shows presenciais, seguidos de bate-papo com a plateia (das 19h às 20h:30min) nas cidades de Jundiaí (05/04), Santa Barbara D´Oeste (06/04) e Monte Mor (07/04).

Nos dias 20 e 27 de abril (19h às 21h) serão realizadas duas aulas gratuitas sobre o tema “música brasileira contemporânea” dirigidas a estudantes e violonistas. As vagas são limitadas a 90 participantes cada, sendo exigida a inscrição prévia no site do Acervo, que vai ocorrer a partir da próxima semana. A participação dá direito a certificado. A transmissão será pela plataforma Zoom. Para acompanhar a abertura das inscrições, basta se cadastrar na newsletter do Acervo ou seguir nossas mídias sociais. 

Início da formação musical

Com técnica instrumental impecável, interpretação primorosa e muito carisma, o Duo Siqueira Lima construiu em 20 anos uma carreira brilhante. Cecília e Fernando vêm de famílias ligadas à música e foram crianças prodígio. Muito cedo, eles começaram a estudar e a se apresentar em público. Fernando Lima aprendeu viola caipira e cavaquinho com o pai e chegou a tocar sanfona.  Aos 12 anos descobriu o violão ouvindo Dilermando Reis e adotou o instrumento profissionalmente. Cecília é neta, sobrinha e filha de violonistas (o pai foi aluno direto de Abel Carlevaro). Aos seis anos ela começou a estudar música, aos nove já tocava guitarra elétrica em bailes, integrando um grupo da família. Aos 10 anos ela passou a dedicar-se ao violão clássico e aos 15 anos ganhou o primeiro concurso de interpretação.

O encontro

Fernando Lima e Cecília Siqueira se encontraram pela primeira vez em 2001, no II Concurso Internacional de Violão de Caxias do Sul (Pró-Música SESC) e dividiram a primeira colocação, pois os jurados (violonistas de diversas partes do mundo - México, Inglaterra, Paraguai, Turquia, Espanha, Estados Unidos e Áustria) não conseguiram dizer quem era melhor. Um ano depois deste primeiro encontro eles começaram a namorar e logo formaram o duo. Poucos músicos alcançaram tanto sucesso de público e crítica em tão pouco tempo quanto esse duo de violões, que está entre os principais divulgadores do Brasil no exterior.

20 anos de carreira

O que aconteceu de lá aos dias de hoje, é coisa pra muita conversa e comemoração. Afinal são 20 anos de carreira! E parte desta história eles vão contar na live do próximo dia 23 de março, junto com os compositores que escreveram as músicas que eles gravaram para o CD Violonístico, pois já confirmaram participação Paulo Bellinati, Elodie Bouny, João Luiz, Marco Pereira, Sergio Assad.

 

Serviço:

Live Pré-lançamento CD Violonístico

Data: 23/03

Hora: 19h

A live será aberta e transmitida pelo Youtube e Facebook do Acervo. O público poderá interagir ao vivo com os artistas e demais participantes por meio do chat.

 

Shows de lançamento do CD Violonístico

Bate-papo com o público após o show

Cidade: Jundiaí

Data: 05 de abril (terça-feira)

Hora: 19h às 19h às 20h30min.

Local: Sala Jundiaí

Endereço: Av. União dos Ferroviários, 1760 - Pte. de Campinas

Cidade: Santa Barbara D´Oeste

Data: 06 de abril (quarta-feira)

Hora: 19h às 19h às 20h30min.

Local: Auditório Ubaldino Caixeta

Endereço: Rua Argeu Egídio dos Santos, 100 - Planalto do Sol II

Cidade: Monte Mor

Data: 07 de abril (quinta-feira)

Hora: 19h às 20h30min.

Local: Centro Cultural Joaquinzão

Endereço: Rua Capitão Augusto Steffen, 57, Jardim Planalto, Monte Mor - SP

 

Aulas online, ao vivo:

Datas e horários:

20 de abril (19h) - Aula online, ao vivo (fechada)

27 de abril (19h) - Masterclass online, ao vivo (fechada)

Tema central: música brasileira contemporânea

A metodologia é participativa e as duas aulas são exclusivas para quem se inscreveu previamente. O formulário de inscrições será disponibilizado em breve no site do Acervo Violão Brasileiro. A transmissão será pela plataforma Zoom e o link será enviado aos participantes por e-mail.

 

Apoios:

ProAc – Edital 12/2020

Acervo Digital do Violão Brasileiro

Produção: Alessandro Soares e Elcylene Leocádio

Web-producer: Igor Fearn

Designer: Shirley Higa

Foto: Lou Gaioto

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.