Voltar

Duo Siqueira Lima encerra temporada Ekatê com recital em Itatiba (SP)

Postado em Shows em 01/06/2023

(Duo Siqueira Lima na passagem de som  para reictal em Jundiaí (05 de maio 2023_foto: Elcylene_Leocadio)

Por Alessandro Soares e Elcylene Leocádio

O Duo Siqueira-Lima realiza nesta quinta (01/06), às 19h30, no Teatro Ralino Zamboto, em Itatiba, o último recital da temporada Ekatê 2023. É uma oportunidade e tanto para quem gosta de violão, de música erudita, mora em São Paulo e quer conhecer ou rever Cecília Siqueira e Fernando de Lima, artistas cuja performance os coloca entre os mais representativos duos de violão do país e do mundo. Ontem à noite eles se apresentaram no município paulista de Socorro, no Centro Cultural e Turístico Edmur Franco de Godoy.

O projeto Ekatê leva a música câmerística, masclando repertório clássico e popular a cidades do interior paulista visando ampliar o acesso da população residente em diversas regiões do estado a esse estilo musical, mais acessível na capital. O projeto foi contemplado pelo ProAc/SP e tem produção do Acervo Violão Brasileiro.

(Duo Siqueira Lima nos preparativos do concerto ontem em Socorro (SP) foto: Elcylene Leocadio)

Ao todo são seis concertos e uma masterclass presencial. Mas o Ekatê ainda reserva ótimas surpresas para junho com dois eventos online, sendo uma masterclass sobre técnica e interpretação, transmitida em tempo real via Zoom, que vai ocorrer no dia 21, às 19h, com vagas limitadas. Quem desejar tocar virtualmente para o Duo Siqueira Lima pode se inscrever gratuitamente e solicitar uma das três vagas. Para quem apenas quer ser ouvinte e fazer perguntas a Fernando e a Cecília, o limite é de 70 lugares virtuais, nas quais os participantes vão ocupar a mesma sala, num ambiente bem descontraído e podendo falar direto com o Duo.

As inscrições gratuitas para a masterclass online começam nesta segunda-feira dia 5 de junho pelo site do Acervo Violão Brasileiro. Já no dia 22 de junho haverá uma live transmitida pelo Youtube do Acervo Violão Brasileiro, na qual Cecília e Fernando vão falar sobre sua trajetória artística, suas inflências e os próximos projetos.

O lançamento do Ekatê aconteceu na Unicamp (em 27 de abril), com uma masterclass para alunos do Curso de música clássica. O evento foi organizado pelo professor e violonista Gilson Antunes. Após a aula, o duo tocou para os presentes algumas músicas do CD Violonístico (lançado em 2022), mas também interpretaram peças do repertório que construíram ao longo dos seus 20 anos de carreira.

Em seguida eles circularam por cidades próximas. Em Montemor (28/04), o duo tocou para um grupo de 240 pessoas, formado por adultos, adolescentes, crianças, professores e estudantes de música, políticos e autoridades do governo local. Em Atibaia (02/05), cidade onde residem há muitos anos, eles se apresentaram pela primeira vez. Em Jacareí (03/05), o recital foi precedido do encontro para um café na casa do luthier Lineu Bravo. E, em Jundiaí (05/05), o recital ocorreu na belíssima Catedral Nossa Senhora do Desterro, tendo como um dos anfitriões o violonista nascido na cidade Fábio Zanon.

(Masterclass com o Duo Siqueira Lima na Unicamp, no lançamento do projeto Ekatê)

Em todas os lugares, Cecília e Fernando foram recebidos por um público caloroso e atento, feliz de poder voltar ao teatro após o longo período da pandemia e por assistir a um recital com a qualidade do que há de melhor na música brasileira.

O repertório do recital Ekatê é formado por Arabesque Nº 1, de Debussy, que tem chamado atenção de público e crítica não apenas pela excelência de interpretação, mas também pela maestria de Fernando de Lima como arranjador para duo violões de peças originalmente escritas para piano ou orquestra. Assim como é impressionante o que ele escreveu para o movimento Coral, da Bachiana Brasileira Nº 4, de Villa-Lobos. É a primeira vez que essa obra tem arranjo para violão e também é tocada no recital Ekatê.

Os temas já consagrados nas versões com o Duo Siqueira Lima e que constam no repertório deste concerto são Bebê, de Hermeto Pascoal, e a Suíte Dominguinhos, formada por Lamento Sertanejo e Nilopolitano. Aqui sempre vale frisar que o Duo Siqueira Lima foram os primeiros a fazer arranjos para o violão instrumental dos forrós e canções do sanfoneiro pernambucano.

CLIQUE E OUÇA O DISCO VIOLONÍSTICO

Mas boa parte das músicas são as inéditas lançadas pelo Siqueira Lima no CD mais recente, o Violonístico, que tem produção do Acervo Violão Brasileiro. No show eles interpretam Ekatê, música que abre o CD, composta especialmente para o Duo Siqueira Lima pelo violonista Marco Pereira, assim como Curupira e Pererê, também escritas por Marco para o duo. Há ainda Ouro Preto e Congada de Chico Rei, que integram a suíte Três Cenas Brasileiras N. 2, de Sergio Assad, e mais a Chacona, de Paulo Bellinati.

Como costumam fazer, Fernando e Cecília passeiam com muita segurança e leveza pela música clássica e popular, sem qualquer dificuldade (pelo menos aparente) diante da complexidade das obras de compositores tão distintos.

RECITAIS

Entrada franca

Itatiba/SP

  • 01 de junho (quinta), 20h.
  • Teatro Ralino Zamboto. Rua Romeu Augusto Rella, 1100 - Bairro do Engenho.

Ficha Técnica

  • Violões: Cecília Siqueira e Fernando Lima
  • Produção Executiva: Alessandro Soares
  • Coordenação Geral: Elcylene Leocádio
  • Produtor assistente: João Paulo Santos
  • Designer: Shirley Higa
  • Profissional de mídia: Igor Fearn

Apoios

  • Prefeitura de Socorro
  • Prefeitura de Itatiba
  • Acervo Violão Brasileiro
  • Secretaria de Cultura e Economia Criativa / Edital ProAc/SP – 2022
Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.