Voltar

Duo Siqueira Lima, Conrado Paulino e Thiago Abdalla encerram Aulão do Acervo na quarta (28)

Postado em Cursos, workshops e palestras em 23/10/2020

Da Redação

Na quarta (28/10) vai ocorrer o último encontro do primeiro Ciclo do Aulão do Acervo. O evento é gratuito e começa às 19h. Cada professor vai abordar um tema bem instigante: Thiago Abdalla apresenta o violão em estúdio de gravação, Conrado Paulino explora os temas harmonia, bossa e jazz e o Duo Siqueira fala de sua experiência sobre transcrição e arranjo para grupos de violão.

RESERVAS

A entrada é franca. Basta fazer reserva pelo e-mail para acervoviolaobrasileiro@gmail.com com nome completo e telefone para ter acesso a todas as aulas. O roteiro é o seguinte: vão ser três professores por dia, no qual cada um vai expor o assunto por cerca de 30 minutos, seguido de um tempo para responder a perguntas da plateia. O ciclo é uma iniciativa do Acervo Violão Brasileiro, com apoio da Carvalho Lutheria e do App Dicionário de Acordes da Mobidic Chords.

Na última noite do ciclo, em 28 de outubro, o professor, produtor e integrante do Quaternaglia Guitar Quartet, Thiago Abdalla vai fornecer dicas sobre técnicas de gravação, produção musical para violão em estúdio, abrangendo um leque variado, que passa por sonoridade, acústica, edição, mixagem e masterização. Em breve o Acervo lançará o curso de Thiago, com a participação do engenheiro de som Ricardo Marui.

Já o arranjador e compositor Conrado Paulino, autor de renomados métodos, vai ensinar um pouco sobre harmonia de bossa nova e jazz e sobre a nova harmonia brasileira. Conrado vai fazer demonstrações sobre as mudanças ocorridas entre as décadas de 1950, com Garoto e João Gilberto, a geração posterior de compositores e arranjadores como Toninho Horta, Guinga e Lula Galvão.

Por fim, o Duo Siqueira Lima, considerado entre os melhores do mundo nesta formação na atualidade, conclui a programação do Aulão do Acervo falando sobre transcrição e arranjo para grupos de violão, incluindo duos, trios, quartetos, cameratas e outras formações camerísticas. Em breve, Cecília Siqueira e Fernando Lima vão desenvolver este tema como workshop e masterclass de três horas de duração e que será lançado em breve pelo Acervo.

 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.