Voltar

Duo Siqueira Lima comemora 18 anos de carreira com projeto Enlaces

Postado em Shows em 24/06/2021

Duo Siqueira Lima comemora 18 anos de carreira com projeto Enlaces - (Duo Siqueira Lima - foto crédito Lou Gaioto, maio 2021

(Duo Siqueira Lima - foto crédito Lou Gaioto, maio 2021)

Por Elcylene Leocádio

Reconhecidos entre os melhores duos de violão do mundo, o Duo Siqueira Lima celebra 18 anos de carreira com o projeto Enlaces, formado por quatro eventos online. A estreia é na quarta-feira (30/06), às 19h com masterclass sobre Técnica e Interpretação. Na semana seguinte (07/07), também às 19h, eles darão aula sobre Música de Câmara, enfocando aspectos técnicos e repertório. Os encontros serão transmitidos pela plataforma Zoom, com duração de 90 minutos, e dão direito a certificado de participação. As vagas são limitadas e as inscrições já podem ser feitas preenchendo este formulário. 

O programa pedagógico continua no dia 14 de julho, às 19h, com oficina aberta - ao vivo - sobre o tema Música Brasileira - arranjos para dois violões. Encerrando o projeto, o Duo realiza o Concerto Enlaces, em 24 de julho, às 20h, que será transmitido pelo Youtube e Facebook do Duo Siqueira Lima e do Acervo Violão Brasileiro. O repertório abrange o barroco italiano de Domenico Scarlatti, o impressionismo de Debussy e Ravel, além de obras do espanhol Ernesto Halffter e dos brasileiros Villa-Lobos, Sergio Assad e Paulo Bellinati. Exceto os dois últimos, as peças dos demais compositores têm arranjo para dois violões de Fernando de Lima.

INSCRIÇÃO GRÁTIS AQUI

Duo Siqueira Lima comemora 18 anos de carreira com projeto Enlaces - banner

Dirigido a estudantes, professores e o público em geral, o projeto Enlaces foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAc 11/2020) e tem apoio do Acervo do Violão Brasileiro e do Trampolim Estúdio.

Trajetória

O Enlaces fala da história e dos múltiplos encontros do Duo Siqueira Lima, formado por Cecília Siqueira e Fernando Lima. O primeiro foi em julho de 2001, no II Concurso Internacional de Violão de Caxias do Sul. O virtuosismo dos dois violonistas nas diversas etapas do concurso deixou os jurados sem condição de escolha na prova final. O resultado foi um empate. A partir de então eles voltaram a se encontrar em outros eventos, começaram a tocar juntos, se casaram e formaram o conhecido Duo Siqueira Lima, que logo passou a ocupar lugar de grande prestígio entre os grandes duos mundiais, na linhagem dos icônicos Duo Abreu e o Duo Assad.

Cecília é uruguaia, de Paysandú, e Fernando, brasileiro de Minas Gerais. A formação de cada um reflete a riqueza da cultura violonística desses dois países, que nos deram, por exemplo, Abel Carlevaro, Oscar Cáceres, Isaias Sávio, Garoto, Dilermando Reis, João Pernambuco, Baden Powell, apenas para citar alguns. Esses e outros grandes compositores e intérpretes influenciaram os dois violonistas. Mas a formação do Duo e a busca da excelência plena exigiu longo trabalho. Para isso eles tiveram a preciosa ajuda dos mestres Henrique Pinto e Sérgio Abreu (este também responsável pela construção dos violões usados pelo Duo em suas apresentações).

A sólida formação erudita não impede que o Duo Siqueira Lima transite pela música popular com maestria e mais uma vez eles vão mostrar esta versatilidade no Concerto Enlaces. Aqui o repertório foi buscado em universos musicais distintos e mostra que da tradição erudita à popular pode se dar um abraço perfeito. No encontro de estilos, épocas e países dos compositores escolhidos, tocados magistralmente pelo Duo Siqueira Lima, tudo soa harmonioso, sem qualquer salto, ou sobressalto.

Duo Siqueira Lima comemora 18 anos de carreira com projeto Enlaces - banner

Serviço:

Duo Siqueira Lima

30 de junho a 24 de julho 2021

Projeto Enlaces –  2 aulas, 1 oficina e 1 concerto

Entrada franca

Inscrições gratuitas: violaobrasileiro.com.br

Agenda:

Quarta-feira, 30 de junho, 19h - Masterclass: Técnica e Interpretação

- Transmissão ao vivo, vagas limitadas

Quarta-feira, 07 de julho, 19h - Aula: Música de Câmara - aspectos técnicos e repertório.

- Transmissão Zoom, ao vivo, vagas limitadas

Quarta-feira, 14 de julho, 19h – Oficina ao vivo: Música Brasileira - arranjos para dois violões.

- Transmissão: Youtube e Facebook do Duo Siqueira Lima e do Acervo Violão Brasileiro.

Sábado, 24 de julho, 20h – Concerto “Enlaces”.

- Transmissão: Youtube e Facebook do Duo Siqueira Lima e do Acervo Violão Brasileiro.

Ficha Técnica

Produção executiva: Alessandro Soares e Elcylene Leocádio

Assistente de produção: Igor Fearn

Designer: Shirley Higa

Mídias sociais: Igor Fearn e Shirley Higa

Fotografia: Lou Gaioto

Assessoria de Imprensa: Cris Garmon

Gravação do Concerto: Trampolim Estúdio

Videomaker: Habacuque Lima

Videomaker: André Seitsugo

Técnico de áudio: Gabriel Nascimbeni

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.