Voltar

Documentário sobre o violão na Paraíba tem estreia e live com debates nesta sexta (12/02)

Postado em Lançamentos em 09/02/2021

Documentário sobre o violão na Paraíba tem estreia e live com debates nesta sexta (12/02) - foto: Lucas Gaiao, Cledinaldo Júnior e Bruno Marinheiro

(Lucas Gaiao, Cledinaldo Júnior e Bruno Marinheiro em recital do projeto Violadas, organizada pela Pavio) 

Por Fabrício Ferreira*

Especial para o Acervo Violão Brasileiro

A memória é o elemento fundamental na formação da identidade cultural individual e coletiva. Para Schopenhauer, autor da obra O Mundo Como Vontade e Como Representação, a loucura não deveria ser atribuída a uma perturbação mental, mas a uma disfunção justamente da memória. Daí depreende-se a importância de sua preservação. Na história da música, a preservação da memória - seja através de partituras, cartas, matérias de jornais, gravações e vídeos - nos proporcionaram conhecer o legado de nomes como John Dowland, Vivaldi, Haydn, Paganini, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, entre outros.

Logo, iniciativas como o documentário produzido pela Pavio (Paraíba Violões) são de fundamental importância para a preservação da memória musical, especialmente de um dos instrumentos mais queridos em todo o mundo e que representa tão bem a alma do povo brasileiro. E uma ótima novidade é que nesta sexta-feira (12/02), às 19h, no canal da Pavio no Youtube haverá a estreia do documentário Pavio – a semente de uma cena da música instrumental, que tem direção e roteiro do violonista Bruno Marinheiro.

Em seguida à exibição do documentário, às 20h, também no Youtube da Pavio, vai ocorrer uma mesa redonda com Bruno Marinheiro, o produtor Alessandro Soares (do Acervo do violão brasileiro), e os violonistas Álvaro Henrique (BraVio), Ravi Cordeiro (Festival de Violão de Teresina), Adailson Araújo (AssoVio). Andrea Perrone (Violão e Ponto) e Camilla Silva (BCGC).

Documentário sobre o violão na Paraíba tem estreia e live com debates nesta sexta (12/02) - Foto Duo Assad Pavio

(Duo Assad em evento da Pavio)

Com duração de 51 minutos, o filme conta como um pequeno grupo de músicos trabalhou em conjunto para criar e consolidar uma cena instrumental de violão na Paraíba, colocando o estado na rota dos concertos nacionais. Trata-se de um marco de preservação da história do violão na Paraíba na última década. É um documentário leve, com muita música e depoimentos que revelam alguns dos participantes que fizeram essa história, como Sérgio Assad, Thierry Begin Lamontagne, Jorge Ribbas, entre outros.

Além de Bruno, que também foi responsável pela montagem e produção geral, a equipe do filme é formada por Philipe Melo e Davi Gondim (que assinam a edição) e os também violonistas Lucas Gaião (Produção Executiva) e Arthur Nascimento (Auxiliar de Produção). O documentário foi produzido pela comissão da PaVio para concorrer ao prêmio Lourdes Ramalho, um dos editais abertos por meio da Lei Aldir Blanc no Estado da Paraíba.

Documentário sobre o violão na Paraíba tem estreia e live com debates nesta sexta (12/02) - foto Arthur Nascimento

(Arthur Nascimento)

A história do filme começa em meados de 2008, quando ainda era raro se ouvir falar em coletivos de violão, e surgiu a PaVio, através da união de esforços de violonistas na cidade de João Pessoa para promover eventos e criar espaços para o violão. Apesar de estar presente em todos os palcos, como é costume em todo o Brasil, faltava um espaço na cidade voltado para seu lado mais independente da música vocal, especialmente como solista.

A partir de 2008, então, foram realizadas pequenas apresentações e intervenções. Mas apenas em 2010 teve início o projeto Violadas, com apresentações mensais na Usina Cultural Energisa. O Violadas é um marco na produção para violão em todo o Nordeste, colocando a Paraíba na rota das turnês de grandes concertistas da atualidade, ao mesmo tempo em que também abriu o palco para jovens violonistas locais.

Documentário sobre o violão na Paraíba tem estreia e live com debates nesta sexta (12/02) - Foto: Thierry Begin Lamontagne

Como atestado da relevância do projeto e da produção da PaVio, segue uma pequena lista dos concertistas que passaram por João Pessoa na última década, seja pelo projeto Violadas, ou produções à parte:

2011, Quaternaglia Guitar Quartet, Francisco Gil – MEX

2012, Francisco Gil – MEX

2013, Jaime Velasco – ESP, Thibault Cauvin – FRA

2014, Thierry Begin Lamontagne – CAN

2015, Thibaut Garcia – FRA, Duo Assad – BRA

2016,  Bogdan Mihailescu – ROM, Adam Levin – EUA

2017, Bogdan Mihailescu – ROM, Andrea Roberto – ITA

2018, Davide Tomasi – ITA

2019, Giulia Ballaré – ITA

2020, Participação na produção e composição do lineup do webfestival @euficoemcasapb, Projeto Pavio em Casa (Lives semanais no Instagram @paraiba_violoes com diversos convidados) - 30 Edições.

E assim, faço minhas as palavras do genial Sérgio Assad sobre a Pavio: Vida longa à PAVIO.

Documentário sobre o violão na Paraíba tem estreia e live com debates nesta sexta (12/02) - foto: Fabrício Ferreira entre Fernando de Lima e Cecília Siqueira - Duo Siqueira Lima

(Fabrício Ferreira entre Fernando de Lima e Cecília Siqueira - Duo Siqueira Lima)

*Fabrício Ferreira é Bacharel em violão, licenciado em artes e mestre em performance musical, atua como pesquisador, produtor cultural, palestrante, crítico musical e professor de violão, como experiência internacional.

Serviço:

Estreia do documentário Pavio – a semente de uma cena da música instrumental e live ao vivo com mesa redonda para debater o filme

Canal: Youtube da Pavio

Dia: sexta-feira (12/02)

Hora: 19h

Debatedores:

Bruno Marinheiro (Pavio)

Alessandro Soares (Acervo do Violão brasileiro)

Álvaro Henrique (BraVio),

Ravi Cordeiro (Festival de Violão de Teresina)

Adalison Araújo (AssoVio)

Fernando Alves (Violão e Ponto)

Camilla Silva (BCGC).

Documentário sobre o violão na Paraíba tem estreia e live com debates nesta sexta (12/02) - Foto Bruno Marinheiro

(Bruno Marinheiro)

Ficha técnica do documentário:

Roteiro, Montagem e Direção - Bruno Marinheiro

Edição - Philipe Melo e Davi Gondim

Produção Geral - Bruno Marinheiro

Produção Executiva - Lucas Gaião

Auxiliar de Produção - Arthur Nascimento

Duração: 51 minutos

 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.