Voltar

Diogo Vieira lembra quando fez a partitura de "Valsinha"

Postado em Concurso Novas em 04/02/2020

Diogo Vieira lembra quando fez a partitura de Valsinha, do CD Novas 3

Por Giulia Costa

“A história dessa música é um pouco trágica”, comenta Diogo Vieira ao relembrar como compôs Valsinha, uma das peças que integram o CD do Concurso Novas 3, projeto idealizado e dirigido por Elodie Bouny. O Acervo Digital do Violão Brasileiro publica a partitura da obra nesta terça-feira (04/02) e convidou o compositor para contar como a criou. Tudo começou por volta de 2007, quando participou com um grupo de amigos de um musical baseado no conto Miss Dollar, de Machado de Assis, na programação da Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

Todas as canções foram escritas por Beth Rocha, uma grande amiga de Diogo. “Ela fez um trabalho muito legal. A gente ia cantar e tocar no dia do espetáculo”, relembra o músico. Como assistente de direção musical, Diogo ficou responsável por digitalizar as patituras, mas seu computador teve problemas técnicos e ele acabou perdendo todos os arquivos. “Nessa época não tinha muita gente gravando com celular. Então não tem nenhuma recordação. A gente perdeu tudo. Todas as músicas foram esquecidas”.

BAIXE A PARTITURA VALSINHA

Diogo Vieira lembra quando fez a partitura de Valsinha, do CD Novas 3

Após o acontecido, sempre que surgem oportunidades de encontro entre os amigos que participaram do musical, eles tentam lembrar ou cantar alguma das canções, mas nunca conseguem. “Perdemos um trabalhão maravilhoso. Hoje a gente ri, mas na época foi bem chato”.

Valsinha, que Diogo inscreveu e foi uma das vencedoras do Concurso Novas 3, acabou surgindo em uma das tentativas de Diogo em puxar da memória em vão um dos temas do musical. A peça tem traços de um dos temas do musical, mas é tudo diferente. “Não consegui lembrar a melodia, nem harmonia. Então acabei seguindo um caminho totalmente diferente”, afirma.

Diogo Vieira atualmente trabalha em Campos dos Goytacazes como violonista de 7 cordas e compositor, além de fazer parte do Trio Goiabeira, grupo musical que busca resgatar a linguagem do choro na cidade. Ele realizou o curso de Música e Tecnologia no antigo CEFET Campos -- hoje conhecido como IFF Campos -- onde estudou com músicos como João Castilho, Rômulo Gomes, Beth Rocha, Ciro Telles, Leandro Fregonesi, entre outros. Ele também já atuou como guitarrista da banda Big Band Nota Jazz e também já participou de diversas oficinas musicais com Vittor Santos, Rômulo Gomes, Maurício Carrilho e Rogério Caetano.

 

MAIS NOTÍCIAS SOBRE COMPOSIÇÕES E PARTITURAS DO CONCURSO NOVAS 3

Gabriel Selvage fala da música Pro Lúcio, selecionada para o CD Novas 3

Juliano Camara conta a história da música Largo das Forras, do disco Novas 3

Lucas Telles explica a criação de "Lindeza", que integra o CD Novas 3

Carlos Chaves descreve como criou música selecionada do Concurso Novas 3

Daniel Murray revela como compôs "Canção e Dança", vencedora do Concurso Novas

Tabajara Belo destaca como escreveu a música que ganhou 2º lugar no Concurso Novas

João Camarero fala de parceria com Cristóvão Bastos para o Concurso Novas

Rafael Milhomem mostra a estrutura da peça Ritoalma, do CD Novas 3

Bosco Oliveira fala de "Batuque Elíptico", que faz parte do CD Novas 3

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.