Voltar

Daniel Murray e Duo Assis Machado se apresentam no Festival Suzuki de Violão

Postado em Festivais em 25/07/2025

(Daniel Murray - Foto: Daniel Kersys / Acervo Violão Brasileiro)

Por Alessandro Soares e Geovany Hércules

O violonista e compositor Daniel Murray gosta muito de experimentar. E sempre acerta o alvo da melhor música na atualidade. Seja escrevendo para grupos camerísticos. Ou em duetos e na carreira solo. Em paralelo aos concertos que tem realizado com Egberto Gismonti, ele tem reservado espaço para compor e tocar seu ciclo mais recente:  Vistas da Montanha, formado de 24 peças, cada uma numa tonalidade diferente e dedicada a diversos personagens (Bellinati, Sor, Dyens, Carlevaro, Guinga, Assad, Piazzolla, Hermeto e outros).

Este é o espetáculo que Murray vai apresentar na abertura da sexta edição do Festival Suzuki de Violão (ViBra 6), que acontece desta sexta até domingo (25 a 27 de julho), no Centro Suzuki de Educação Musical (rua Doutor José de Queirós Aranha, nº 390, Vila Mariana), em São Paulo. Outro recital do evento será com o Duo Assis Machado, formado pelos violonistas Adriano Assis e Franklin Machado.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

O festival inclui uma série de masterclasses, oficinas e atividades coletivas com professores de referência em Suzuki, como Daniel de Lima, de Santa Catarina; Adriano Assis, de Goiás; Adonay Neves, de Minas Gerais, e o paulista Rafael Andrade, coordenador do Centro e do Festival Suzuki. O evento tem como objetivo promover o intercâmbio entre alunos, professores e artistas que aplicam o método Suzuki para violão.

Montanha

Esta sexta (25), às 18h30, é quando Daniel Murray apresentará o ciclo autoral Vistas da Montanha. "Passando por todas as tonalidades, a obra propõe uma escuta da diversidade, por meio de melodias que nascem de uma leitura livre do perfil das montanhas e sonoridades ou texturas que reaparecem variadas a cada peça", informa um trecho do release do concerto.

CLIQUE E VEJA CDs DE DANIEL MURRAY

Considerado um dos mais talentosos violonistas brasileiros de sua geração, Murray desenvolve ativa carreira como intérprete e compositor, apresentando-se no Brasil, América Latina e Europa desde 1998. A conquista do primeiro prêmio aos 14 anos na França, marca o início de sua carreira. Com 16 álbuns lançados, entre eles gravações dedicadas a Tom Jobim, Villa-Lobos e à música contemporânea, Daniel Murray construiu uma carreira marcada pela pesquisa e inovação, atuando também em formações camerísticas e projetos interdisciplinares.

Duo Assis Machado

Já na segunda noite de recitais do ViBra 6, no sábado (26), também às 18h30, quem cruza as cortinas do Centro Suzuki é o Duo Assis Machado, formado pelos violonistas Adriano Assis e Franklin Machado.

(Duo Assis Machado)

Em depoimento ao Acervo, Adriano Assis afirma que o repertório do Duo Assis Machado será formado por peças de Paulinho Nogueira (Bachianinha nº 1), Paulo Bellinati (Jongo), Agustin Barrios (Danza Paraguaya) e Egberto Gismonti (Água e Vinho). O dueto vai tocar também os arranjos que fizeram sobre o cancioneiro de Dominguinhos (Lamento Sertanejo), Sivuca (Feira de Mangaio) e Pixinguinha (Carinhoso e Rosa). Entre as composições próprias, Adriano e Frankin vão tocar Pequenos Duos Brasileiros e Pra Cláudia.

O Duo Assis Machado vem construindo um trabalho sólido em torno da música brasileira e latino-americana. Em 2023, lançaram livro digital Pequenos Duos Brasileiros para Violão. É uma coleção de peças compostas por Adriano Assis que exploram ritmos tradicionais como o Ijexá, o Maracatu e o Baião, numa proposta que equilibra elementos pedagógicos e artísticos. Adriano Assis também é autor do ebook Leitura no Violão Para Ensino Coletivo.

CLIQUE E VEJA ESTE ÁLBUM

Professores

A programação pedagógica do festival vai estar muito bem representada, com os professores Daniel de Lima, Adriano Assis, Adonay Neves e Rafael Andrade.

O Festival Suzuki de violão acontece desde 2017. Durante esses anos já recebeu grandes nomes consagrados do violão nacional e internacional, como Fábio Zanon, Gilson Antunes, Otávio Deluchi e a professora capacitadora argentina Diana Chaglj; além de importantes professores Suzuki brasileiros como Alexandre Ribeiro, Daniel de Lima, Max Riccio, Samanta Akemi e Adriano Assis.

Adriano recorda quando participou da edição em 2023. ¨Além de fazerem as aulas, os alunos tocam em grupo com colegas de várias partes do país e assistem a recitais de outros alunos, professores e concertistas renomados. Já os pais entram contato com pais de outras regiões e trocam experiências. Enquanto os professores assistem a seus colegas atuando e aprendem novas estratégias de ensino e reforçam conhecimentos sobre o método Suzuki¨, comenta.

CLIQUE E PARTICIPE

Adonay Neves é um dos professores convidados que está participando do ViBra 6 pela primeira vez. ¨É sempre uma honra fazer parte de uma comunidade tão comprometida com a formação humana e musical. Este será um momento marcante para todos nós¨, empolga-se.

Outro professor de destaque é Daniel de Lima, que tem graduação pela EMBAP (Curitiba-PR) e mestrado pela University of Southern Mississipi (EUA). Apesar da experiência como professor em universidades, ele decidiu priorizar suas atividades para o ensino de crianças e adultos iniciantes. Na esfera da metodologia Suzuki, foi também membro do Conselho de Diretores da Suzuki Association of the Americas, instituição que há 50 anos vem promovendo o ensino musical nas américas. Em 2022, o Acervo publicou entrevista com Daniel para o texto A metodologia Suzuki para violão no Brasil.

Filosofia

Baseado na filosofia do educador japonês Shinichi Suzuki (1898-1998), o método Suzuki  parte do princípio de que o talento musical pode ser desenvolvido a partir da prática e da exposição. As habilidades musicais podem ser desenvolvidas de maneira natural, assim como se aprende a falar a sua língua materna: ouvindo, repetindo, sendo exposto e incentivado.

(Rafael Andrade)

Rafael Andrade salienta, em entrevista ao Acervo, que o Festival Suzuki de Violão é mais do que um curso ou mostra artística: “é um espaço de encontro, onde a linguagem do violão serve como ponto de união entre gerações e realidades diversas. Em um ambiente de escuta, partilha e aprendizado coletivo, o festival valoriza o papel das famílias na educação musical, incentiva o envolvimento comunitário e promove o violão como instrumento versátil, expressivo e acessível”.

Serviço:

ViBra VI – Festival Suzuki de Violão
De 25 a 27 de julho de 2025
Informações e inscrições: ViBra 6 – 2025

25/07 - Concerto Daniel Murray

26/07 - Concerto Duo Assis Machado

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.