Voltar

Curso de manutenção básica de instrumentos de cordas dedilhadas é oferecido pelo Sesc SP 

Postado em Luthiers e violões em 10/03/2023

Curso de manutenção básica de instrumentos de cordas dedilhadas é oferecido pelo Sesc SP - Foto: Cleyton Gomes

(Cleyton Gomes)

Por Geovany Hércules

Quais as dicas essenciais para preservar cavaquinhos, violões, bandolins e violas caipiras? Mesmo aqueles produzidos em série em fábricas? É o que tem demonstrado o luthier Cleyton Gomes num curso que está ministrando no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo. Com inscrições esgotadas, as aulas são presenciais, começaram em 24 de fevereiro e prosseguem até 24 de março, num total de cinco encontros às sextas-feiras.

Cleyton Gomes ensina como realizar manutenções básicas nestes instrumentos, como troca de cordas, higienização de escala, colagem de cavalete, regulagem de rastilho e pestana e higienização de tarraxas. Utilizando instrumentos com defeitos, Gomes demonstra na prática como proceder.

Em depoimento ao Acervo, Gomes destacou, por exemplo, sobre a importância de hidratar e higienizar as escalas, por ser a única parte do violão que respira, pois não há verniz aplicado, e qualquer madeira seca tem tendência a envergar. Ele também recomenda a substituição dos rastilhos e pestanas de plásticos por aqueles feitos de osso. Quando novos, os de plástico não apresentam muita diferença. Mas com o tempo, eles ficam amarelados e as cordas os desgastam rapidamente.

ÚLTIMA SEMANA PARA PEGAR SEU BILHETE DA RIFA. PARTICIPE!

Cleyton Gomes comenta ainda que atualmente certas tarraxas utilizadas em instrumentos de fábrica têm qualidade fraca. Mas que, por falta de cuidado, muitas estão se perdendo, principalmente as antigas que eram feitas com um material melhor. “As tarraxas precisam de dois tipos de cuidado: colocar óleo nas engrenagens e verificar se os furos na madeira estão limpos. Em alguns casos, os furos ficam entupidos de verniz após restauros. Às vezes a fábrica não faz a limpeza correta no processo de pintura e isso atrapalha no funcionamento”, enumera.

Clayton Gomes trabalhou como pintor na fábrica da Rozini por 12 anos. Em 2015 ele passou a fazer pinturas para o luthier Samuel Carvalho e isso despertou nele o desejo pela luteria. O contato de Gomes com violões antigos através de Flávio Belmont, da Guitars Garden, lhe despertou o interesse pelo restauro. Atualmente Cleyton Gomes se dedica à restauração de instrumentos de cordas dedilhadas.

Serviço
Curso: Manutenção Básica de Instrumentos de Cordas Dedilhadas
CPF SESC (Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo)

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar – Bela Vista, São Paulo
Curso Presencial: Sextas, das 14h30 às 16h30
5 Encontros: do dia 24/02 ao dia 24/03
Inscrições Encerradas

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.