Voltar

Curso de improvisação muilti-textural com Tabajara Belo começa em 27 de novembro

Postado em Cursos, workshops e palestras em 13/11/2020

(Tabajara Belo)

Da redação

Um dos mais inventivos violonistas e arranjadores de sua geração, o mineiro Tabajara Belo tem se destacado pelos estudos e sua maneira de fazer música a partir da improvisação multi-textural. Atualmente fazendo doutorado em composição nos Estados Unidos, ele domina o tema como poucos no Brasil e vai inaugurar o mais novo curso produzido pelo Acervo do Violão Brasileiro em quatro sextas-feiras, das 19h às 21h, a partir do dia 27 de novembro, sempre ao vivo e online pela plataforma Zoom.

No curso, Tabajara Belo vai explicitar procedimentos analítico-criativos e propostas de estudo, focalizando a improvisação multi-textural ao violão nos universos da música cancional e instrumental. A proposta parte de abordagens consagradas na matriz do jazz, do choro, expandindo-as e estabelecendo pontes entre esses gêneros e configurações texturais da música barroca e estéticas contemporâneas.

INSCRIÇÕES

O curso pode ser adquirido na LOJA DO VIOLÃO BRASILEIRO  via CARTÃO DE CRÉDITO. Mas também pode-se efetuar a inscrição por transferência bancária ou boleto. Dúvidas podem ser tiradas pelo whatsapp (11) 97615-8514 ou pelo e-mail acervoviolaobrasileiro@gmail.com. O valor do investimento é R$ 450 para o curso completo, que tem carga horária de 8 horária. Os alunos vão poder participar de um grupo de estudo no WhatsApp e terão certificado do Acervo Violão Brasileiro.

Com sólida formação erudita e grande fluência na música popular, Tabajara Belo é professor efetivo de violão da Universidade Federal de Ouro Preto, doutorando em Composição pela University of Florida e Master of Guitar pela University of Arizona. Possui dois discos gravados (Tabjara Belo e Suíte Brasil, em duo com o flautista Bruno Pimenta)  e tem se apresentado em importantes festivais e projetos de música instrumental no Brasil e no exterior. Já atuou como solista junto à University of Florida Symphony Orchestra, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra SESI Minas.

Confira conteúdo das aulas:

AULA 1: conceito de improvisação e texturas (27 nov, 19h)

- tipos principais: monofonia, polifonia e homofonia homorrítmica e polirrítmica

- Efeitos idiomáticos do violão: campanella, harmônicos, sons percussivos, hammer-ons, tappings

- Outras texturas ocasionais: pontilhismo e homofonia “Assadiana”

- A Bi-texturalidade Guitarrística: limites e estratégias iniciais para ruptura do maneirismo ni-textural

- Associação Entre Técnicas e Texturas

AULA 2: improviso modal (04 dez, 19h)

- Pleno

- Por acordes

OBS: com exemplos, sugestões de exercícios em texturas diversas e prática em aula

AULA 3: Improviso tonal por gêneros (11 dez, 19h)

- Blues/Shuffle

- Jazz

- Choro

- Samba

- Baião

- Ijexá

- Tango

OBS: com exemplos, sugestões de exercícios em texturas diversas e prática em aula

AULA 4: misturando texturas & linguagens (18 dez, 19h)

Exemplos, sugestões de exercícios em texturas diversas, prática em aula

Apresentação dos alunos

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.