Voltar

Conrado Paulino faz aulão grátis sobre harmonia funcional moderna nesta quarta-feira (05/07)

Postado em Cursos, workshops e palestras em 30/06/2023

(Conrado Paulino em show tributo ao centenário de Luiz Bonfá, no Sesc Santana, em São Paulo, em março de 2023 - crédito: Daniel Kersys)

Por Alessandro Soares

Que tal saber, sem dúvidas, o tom de qualquer composição e reconhecer modulações intermediárias? Ou saber analisar as harmonias de qualquer composição?  Olha que isso implica saber a função que cada acorde está exercendo. E se você compõe, quer aprender recursos para melhorar a harmonia das suas canções? Essas são algumas das abordagens que o professor, violonista e compositor Conrado Paulino vai oferecer num aulão grátis, que ocorre nesta quarta-feira (05/07), às 19h, pela plataforma Zoom.

As vagas são limitadas a 70 alunos e o evento vai ser ao vivo, não sendo possível assistir depois, nem retransmitido pelo Youtube. O Aulão se destina a estudantes de nível médio e avançado de todos os instrumentos. Para participar, basta preencher essa ficha de inscrição abaixo, que encerra às 14h da quarta-feira. Em seguida, os inscritos receberão o link do ZOOM por email às 16h e às 18h50 poucos minutos antes de a aula começar. Caso os inscritos não recebam email na caixa principal, é recomendável procurar também nas caixas de “promoções” ou “spam”.

CLIQUE E SE NSCREVA GRÁTIS NO AULÃO DE CONRADO PAULINO 

Produzido pelo Acervo Violão Brasileiro, o aulão de Conrado marca o lançamento de uma nova turma que será aberta em breve sobre harmonia funcional moderna. O tema, tanto neste aulão grátis quanto no curso, abrange questões como aprender recursos e técnicas para melhorar o nível de acompanhamento. Ou entender a engrenagem harmônica das composições, adquirindo a habilidade de "desarmonizar" e "rearmoniza-las" aplicando esse conhecimento na criação de arranjos solo/Chord melody mais elaborados, não ficando dependente da leitura da cifra original.

O processo de rearmonizar, por sinal, também é muito rico porque permite desenvolver as bases para a rearmonização das composições, através da aprendizagem da função harmônica de todos os acordes que podemos encontrar na música funcional ocidental, permitindo ao estudante interferir criativamente na harmonia original, de acordo com Conrado.

Considerado um dos mais ativos e respeitados professores de harmonia, Conrado já realizou em parceria com o Acervo Violão Brasileiro diversos aulões grátis, a exemplo de Condução de Vozes, Chord Melody e Harmonia Funcional Moderna. Para os interessando em tirar dúvidas sobre o curso, que terá vagas limitas e será oferecido em breve, entre em contato pelo whatsapp (11) 97615-8514 ou pelo email contatos@violaobrasileiro.com.br

CLIQUE E FALE CONOSCO

Trajetória

O violonista, compositor e arranjador Conrado Paulino é um dos mais renomados professores de harmonia e improvisação da América Latina. Autor de cinco métodos sobre os temas, ele realiza cursos nos principais festivais de música e universidades do Brasil, Argentina e Uruguai. Tem entre seus ex-alunos compositores como Chico César e Eduardo Gudin e os instrumentistas Nuno Mindelis, Camilo Carrara e Paola Pichersky.

Como violonista, Conrado acompanhou artistas como Rosa Passos, Johnny Alf, Leny Andrade, Claudette Soares e Alaíde Costa. Como instrumentista, tocou com Zimbo Trio, Paulinho Nogueira, Heraldo do Monte, Roberto Menescal, Marco Pereira, Filó Machado e muitos outros. Apresentou-se também com músicos estrangeiros, como os norte-americanos Colin Bailey, Phil de Greg, John Stowell, Todd Isler, Dave Pietro, Harvey Winnapel e Mark Isbell (com quem gravou um CD, lançado em USA em março de 2016, atuando como violonista, compositor e arranjador).

Também atuou com Jan de Haas, Anne Wolf e Henri Griendl (Belgica); Anna Luna e Jaume Vilaseca (Espanha) e com instrumentistas de destaque no cenário jazzístico latino-americano como Diego Schissi, Quique Sinesi, Daniel Maza, Alejandro Demogli, Alan Plachta, Oscar Giunta e Popo Romano.

Sua obra gravada inclui “Conrado Paulino Quarteto” (2005), “Wrong Way” (2010) e “Quatro Climas” (2015). O mais recente CD “A Canção Brasileira” lançado em 2018, traz um refinado jazz brasileiro, em recriações especais de Tom Jobim, Edu Lobo, Chico Buarque, Ivan Lins e Djavan, além de temas de sua autoria. Os ricos encadeamentos harmônicos e improvisações virtuosísticas dão o tom descontraído e intimista de Conrado, em arranjos originais.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.