Voltar

Conrado Paulino cria método para expandir vocabulário de acordes no violão

Postado em Livros e métodos em 24/02/2022

(Conrado Paulino)

Por Fábio Carrilho

Um dos assuntos de maior interesse para Conrado Paulino, violonista e professor, é o da harmonização. Desde tempos remotos em que atuava no corpo pedagógico do CLAM (Centro Livre de Aprendizado Musical), escola de música pioneira na área da MPB e do jazz dirigida pelo Zimbo Trio, em São Paulo, Paulino tem se dedicado a sistematizar o estudo sobre formação de acordes, condução de vozes, criação de arranjos-solo e tantos outros na área da harmonia voltados ao violão por meio de diversos livros e apostilas de sua autoria.

Entre seus lançamentos recentes, está o método Acordes Alternativos: Além da Bossa, trabalho no qual o músico investiga possibilidades alternativas de construção de acordes baseadas, principalmente, no estilo de músicos brasileiros como Toninho Horta, Marcus Tardelli, Guinga e Lula Galvão. Lançado em 2019, o método em formato e-book (PDF) pode ser adquirido com exclusividade pela loja Violão Brasileiro no Kit Harmonia Vertical que forma junto ao seu método complementar Como construir, distribuir e cifrar acordes: regras de harmonia Vertical, do mesmo autor.

ADQUIRA O KIT HARMONIA VERTICAL CLICANDO NA CAPA

"Este trabalho começou há uns 3 anos, voltado para alunos e para mim mesmo. Dividi em categorias, consegui juntar vários exemplos de cada um deles. O objetivo é mostrar digitações e recursos alternativos para se obter novos acordes, um assunto relativo à técnica instrumental", diz Paulino, que optou por uma proposta prática, fazendo uso de ilustrações em todos os exemplos, porém evitando textos e partituras em excesso.

O músico também optou por não apresentar as técnicas seguindo uma ordem crescente de dificuldade. "Há violonistas que conseguem, por exemplo, utilizar com muita facilidade o polegar da mão esquerda atuando como quinto dedo, mas, tem grande dificuldade para 'quebrar' a falange superior do dedo 2 e assim tocar os acordes que o Toninho Horta utiliza com tanta frequência. E, claro, acontece também o contrário, o que não torna um instrumentista mais habilidoso do que o outro", afirma.

ADQUIRA O KIT HARMONIA VERTICAL CLICANDO NA CAPA

O e-book está estruturado sobre três eixos principais de acordo com conceitos desenvolvidos por Paulino, sendo eles: acordes que utilizam o que batizou de "matriz Toninho Horta"; o uso do polegar como quinto dedo da mão esquerda, baseado, principalmente, no estilo do violonista Marcus Tardelli, e acordes "cross-string", conceito o qual, na literatura do violão clássico, estaria próximo dos acordes em campanella, sendo aqui apresentado por Paulino como uma ferramenta para se explorar intervalos específicos, por exemplo, como os de segunda. O método ainda conta com exercícios sobre os temas abordados e uma seção específica voltada à abertura de dedos.

"O violão oferece mais do que parece em termos polifônicos e de voicings, mas para isso é necessária sua exploração. O Toninho Horta desde o início sacou que é possível fazer uma leitura mais pianística do violão", diz Paulino, que dedicou o primeiro capítulo à técnica de se montar acordes inspirada no violonista mineiro. "Parte da 'marca registrada' provém dos acordes diferentes que ele toca e que, devido à disposição das vozes, exigem recursos técnicos incomuns", afirma o músico. Dentre eles, destaca a  utilização do dedo 2 como meia-pestana nas cordas graves, recurso que permite se tocar ao violão, além dos acordes típicos de Toninho Horta, também acordes de jazz que demandam o uso do polegar da mão esquerda, os quais são mais confortáveis de serem feitos na guitarra ou violões do tipo folk devido à menor largura de seus braços.

Paulino chamou de “matriz Toninho Horta” a técnica de se tocar a fundamental do acorde na sexta corda e a sétima menor na quarta corda, ambas com meia-pestana do dedo 2, e a terça, maior ou menor, na terceira corda com o dedo 3. "Este recurso possibilita garantir as três notas mais importantes do acorde - a fundamental, a terça e a sétima - ocupando apenas dois dedos. Dessa forma, os dedos 1 e 4 ficam livres para tocar a quinta diminuta ou a décima-primeira na segunda corda, além dos três tipos de nona na primeira corda", explica.

A ideia de se explorar acordes pouco previstos pela técnica tradicional segue no capítulo sobre a utilização do polegar da mão esquerda como "quinto dedo", talvez o mais instigante deste e-book. Ao invés de vir "por cima" do braço, à la guitarristas de jazz como Tal Farlow, Barney Kessel, entre outros, Paulino explora o polegar "vindo por baixo" à maneira desenvolvida pelo violonista Marcus Tardelli, que ganhou notoriedade, além de sua interpretação, pela utilização deste recurso a partir de seu álbum Unha e Carne, dedicado à obra de Guinga.

"Tardelli tem uma preocupação de se tocar os acordes que a técnica normal não permite e que antes eram impossíveis. Tem uma finalidade musical, zero 'circo', alargou as fronteiras do violão. Além do polegar, ainda há o uso da pestana invertida, com o lado da unha", explica Paulino, que cita o arranjo de Tardelli para 'Valsa de Eurídice', do Tom Jobim, como uma das suas fontes. "Tirei um monte de acordes dali, assim como de músicas do Guinga, que às vezes usa este recurso. E outros, inventei", revela Paulino. 

Outra ideia trabalhada pelo autor é a chamada por ele de acordes "cross-string", que guarda semelhanças com os acordes em campanella da literatura clássica do violão presentes em obras de Barrios, Villa-Lobos, entre outros. A ideia de se combinar posições fixas com cordas soltas, dessa maneira, não é exatamente uma novidade, mas Paulino faz uso deste recurso para explorar extensões dos acordes, novamente destacando os intervalos de segundas e buscando conferir uma abordagem mais pianística. "No piano, é fácil fazer intervalos de segundas. Já no violão é complicado fazer três ou mais notas seguidas separadas por esses intervalos", comenta Paulino, que propõe diversos caminhos para a aplicação deste recurso aplicado com frequência em seus arranjos solo. 

(Página interna do Kit Harmonia vertical, de Conrado Paulino)

Como o próprio autor menciona, o e-book "Acordes Alternativos: Além da Bossa" complementa seu outro método “Como construir, distribuir e cifrar acordes: Regras de Harmonia Vertical”, no qual trabalha conceitos teóricos básicos, como inversões de acordes, passando por intervalos a serem evitados, além de dedicar um capítulo inteiro à cifragem de  acordes na música popular, tema muito útil principalmente para arranjadores. O livro é rico em exemplos e exercícios, trazendo seus respectivos gabaritos no final.

Entre as atividades atuais de Paulino, estão os cursos a serem oferecidos online no VIolão Brasileiro, como "Condução de Vozes e Novos Acordes"; o álbum solo dedicado à música de Tom Jobim e a sua série online "As cantoras e Eu: Manual Prático de Acompanhamento", no qual o violonista convida diversas cantoras para duos no formato "collab" e pela qual já passaram nomes como Badi Assad, Jane Duboc, Fátima Guedes, Liz Rosa, Clarice Assad, Melissa Freire, Cris Delanno, Irene Atienza, Adriana Gennari, Mariane Mattoso, Varijashree Venugopal, Josee Koning (Holanda) e Vera Medina.

(Página interna do Kit Harmonia vertical, de Conrado Paulino)

 

Serviço:

Kit Harmonia Vertical - com os métodos "Acordes Alternativos: Além da Bossa" + “Como construir, distribuir e cifrar acordes: Regras de Harmonia Vertical”

Autor: Conrado Paulino

Onde comprar: Loja Violão Brasileiro

Valor: R$ 150 (até 12x no cartão de crédito ou PIX)

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.