Voltar

Confira programação da 21ª Mostra Fred Schneiter e os vencedores do concurso

Postado em Festivais em 25/07/2025

(Francisco Gil)

Por Alessandro Soares

A Mostra Fred Schneiter sempre acontece e, a cada ano, revigora o movimento do violão solo no Rio de Janeiro. Esta 21a edição, somada ao 12. Concurso Fred Schneiter, está acontecendo com louvor. A série de seis concertos começou nesta quinta (24) vai até sábado (26), na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.

A estreia foi com o mexicano Francisco Gil, que vai tocar Weiss, Bach e Ponce no alaúde barroco. Na mesma noite, o jovem gaúcho Danton Oestreich mostrou um grupo de peças do compositor carioca Roberto Velasco.

Na sexta (25/07) quem sobe ao palco da Mostra é Thaís Nascimento, com repertório focado em mulheres compositoras, a exemplo de Rosinha De Valença, Chiquinha Gonzaga, Elodie Bouny e Ximena Matamoros. Enquanto Luís Carlos Barbieri, que é curador da Mostra, vai tocar Fred Schneiter, Sérgio Assad e Christopher Gunning. 

Encerrando a Mostra, no sábado (26/07) o paulista Lucas Félix vai fazer um panorama de peças de Luiz Bonfá. E o argentino Eduardo Castañera interpretará Astor Piazzolla, Agustin Barrio e Ariel Ramirez.

(Gustavo Silveira)

Quanto ao 12. Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter, o grande vencedor é o cearense Gustavo Silveira, que levou o Prêmio Fred Schneiter. Em segundo lugar ficou o paulista Filipe Barbosa, que levou pra casa o Premio Jodacil Damaceno. O terciero colocado, com o Prêmio AV-Rio/ Júlio de Cepeda, foi para o brasiliense Thalles Vieira.

Além dos três primeiros lugares, o concurso previu também os seguintes prêmios:

Premio Sarau Brasil (Melhor Interprete de Fred Schneiter): Gustavo Silveira (CE).
Premio Essenfelder (Melhor Interprete de Zé Paulo Becker): Igor Lazier (PR).
Premio Sérgio Abreu (Melhor Interprete de  Música Barroca): Gustavo Silveira (CE)

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.