Voltar

Concursos online de violão abertos provam agito dos violonistas no Brasil

Postado em Concursos em 22/07/2021

Concursos online de violão abertos provam agito dos violonistas no Brasil - foto Gilson Antunes

(Gilson Antunes)

Da redação

Apesar de a pandemia ter pausado diversos projetos, a turma do violão segue a todo vapor. Prova disso é a grande quantidade de concursos abertos atualmente no país: são pelo menos oito. Para os virtuoses e apreciadores do instrumento, o momento é uma excelente oportunidade para se manter ativo. Algumas inscrições encerram nos próximos dias, numa data seguida da outra. O prazo final para o XV Concurso de Violão da Fito é neste domingo (25/07), enquanto o do 2º Concurso Nacional Virtual de Violão da AV-Rio termina na seguinda-feira (26/07) e o do 1º Concurso Internacional Violão & Violão acaba na terça (30/07). Todos eles vão ser realizados de forma remota. Quer saber os detalhes?

A Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (Fito) está na 15ª edição do concurso de violão do Conservatório Villa-Lobos, voltado para para crianças, adolescentes e adultos, nas categorias violão erudito e violão instrumental brasileiro. A taxa é de R$ 20 e, vale repetir, o prazo pra se inscrever é até este domingo (25/07) no site da Fito. O resultado da primeira fase será divulgado em 27 de julho. Nesse dia, ocorrerá uma palestra do violonista Rafael Salgado, contando sobre sua experiência com luthieria e as pesquisas que ele tem desenvolvido sobre o instrumento.

Concursos online de violão abertos provam agito dos violonistas no Brasil - foto Alberto Guedes

(Alberto Guedes)

O resultado da segunda fase será divulgado em 6 de agosto, juntamente com uma palestra de Fábio Bartoloni e de Alberto Guedes sobre violão solo. Guedes é coordenador do concurso da Fito, juntamente com a professora Maria do Carmo Amaral, que esteve envolvida em toda a história do concurso.

Outra ótima oportunidade parte da Associação do Violão do Rio de Janeiro (AV-Rio), que também está com concurso aberto. O 2º Concurso Nacional Virtual de Violão da AV-Rio será em homenagem a Turíbio dos Santos e o prazo para as inscrições termina nesta segunda-feira (26/07).

Concursos online de violão abertos provam agito dos violonistas no Brasil - foto Nicolas de Souza Barros

(Nicolas de Souza Barros)

No ano passado, a primeira edição virtual do evento celebrou o legado de Sergio Abreu e, segundo o curador Nicolas de Souza Barros, conseguiu a adesão de alguns dos melhores jovens violonistas brasileiros. “O nível foi tão alto que além dos finalistas, foram outorgadas cinco menções honrosas por uma banca composta por 12 violonistas de destaque”, recorda.

O resultado da primeira eliminatória estará disponível em 18 de agosto no site da instituição. O primeiro colocado no concurso receberá como prêmio um violão com tampa de pinho envelhecida e jacarandá da Bahia do luthier Rogério dos Santos Filho (recomendado por Sergio Abreu). Os três primeiros colocados recebem prêmios em dinheiro e, os dois primeiros, se apresentarão na série Violões da AV-Rio. E os cinco finalistas vão receber dois jogos das cordas Hyper Pro. A grande final será em 12 de setembro.

Concursos online de violão abertos provam agito dos violonistas no Brasil - foto Sergio Fernandes

(Sergio Fernandes)

Já o 1º Concurso Internacional Violão & Violão encerra as inscrições na terça-feira (30/07). Os participantes terão de enviar uma gravação em vídeo, sem cortes ou edições, do Estudo Op. 29 nº 17, em Dó maior, de Fernando Sor. Os vídeos deverão estar hospedados no Youtube e o link enviado para sergio.gf.soares@edu.azores.gov.pt. Baixe o regulamento do concurso Violão&Violão aqui

Serão classificados 12 inscritos para a segunda fase, na qual poderão executar uma peça original para violão de livre escolha, também em vídeo, entre 12 e 15 minutos. Quatro violonistas avançarão para a final.

Sergio Fernandes é um dos responsáveis pela página do Facebook Violão & Violão, que organiza a primeira a edição do concurso. “É uma forma também de divulgar os luthiers brasileiros”, comenta Fernandes, que será um dos jurados do concurso.

A banca julgadora será presidida por Gustavo Costa e entre os jurados estarão João Carlos Vitor e Ricardo Dias. “Esse ano não teve nenhum festival presencial por causa da covid-19, mas esperamos voltar ano que vem”, diz Fernandes. O valor da inscrição é de R$ 70.

Concursos online de violão abertos provam agito dos violonistas no Brasil - foto Fred Schneiter

(Fred Schneiter)

Para o violonista e professor da Unicamp Gilson Antunes, esses concursos virtuais são um reflexo benéfico do período pandêmico vivido pela sociedade nos últimos meses. “O online veio para ficar. Vários concursos tiveram suas melhores edições em 2020 por causa dessa facilidade”, observa ele. “Muitos violonistas excelentes de várias partes do mundo, que não tinham condição de viajar para a Europa, por exemplo, enviaram vídeos fantásticos para participarem de festivais no exterior”.

Diante dessa facilidade, Antunes explica que um músico que enviar um vídeo para um concurso pode ficar de repente conhecido no mundo todo. “É uma grande oportunidade de promoção e também de autorreflexão”, diz ele, “já que o jovem instrumentista irá tocar sob o crivo de vários jurados e se posicionar em relação a seus pares da mesma faixa etária”.

Outros concursos abertos atualmente são o Maurício de Oliveira, dentro do Festival Internacional de Violão do Espírito Santo (Fives), o Souza Lima (SP), o X Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter (RJ), o Game of Strings e o III Concurso de Violão de Teresina. Ainda falaremos mais desses concursos. Confiram os regulamentos e boa sorte.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.