Voltar

Concurso de violão Fred Schneiter abre inscrições nesta sexta (23/08)

Postado em Concursos em 21/08/2019

Concurso de violão Fred Schneiter abre inscrições nesta sexta (23/08) - Duo Barbieri Scnheiter

(Duo Barbieri Scnheiter)

Por Fábio Carrilho

Nesta sexta-feira (23/08) abrem as inscrições para o Concurso Nacional Fred Schneiter, que podem ser feitas pelo site www.mostrafred.com  até 06 de setembro. A pré-seleção dos candidatos é por meio de um vídeo sem emendas e o limite de idade para os participantes é de 30 anos. A música de confronto será Dona Mab, de Schneiter, dedicada à mãe dele, além de uma obra de livre escolha de, no máximo, quatro minutos.

O concurso integra a Mostra Fred Schneiter, que vai ocorrer entre 14 e 19 de outubro no Rio de Janeiro e, pela primeira vez, também vai ser realizada em Salvador, terra natal do violonista e compositor Fred Schneiter (1959-2001). Serão recitais de Paulo Martelli, Mario da Solva, Fabio Adour, Paulo Pedrassoli, Luis Carlos Barbieri, a portenha Mirta Alvarez e o Duo Mario Ulloa e Daniel Guedes (violão e violino).

Fred 60, Tacuchian 80

Concurso de violão Fred Schneiter abre inscrições nesta sexta (23/08) - Paulo Martelli. Créditos: Victor Lima Garcia

(Paulo Martelli. Créditos: Victor Lima Garcia)

Além de Schneiter - que em 2019 completaria 60 anos, o evento homenageia também o compositor carioca Ricardo Tacuchian, figura com vasta obra para violão e que em novembro fará 80 anos. A coordenação e idealização, como de costume, é do violonista Luis Carlos Barbieri, ex-parceiro de Schneiter no famoso duo que tiveram nos anos 1980 e 1990. 

O concurso, que ocorre bienalmente, abrirá o evento, acontecendo nos dois primeiros dias da mostra. Na pré-seleção, serão eleitos até oito candidatos para as provas públicas semifinais. “Temos como tradição na semifinal pedir a obra de um compositor. A escolhida deste ano é a Paráfrase no. 4, de Tacuchian. Na prova final, a ideia é sempre selecionar cinco candidatos, tendo uma obra de Schneiter como de confronto e mais 20 minutos de obras de livre escolha. A ideia é que tenhamos quase um mini-recital”, detalha Luís Carlos Barbieri.

Recitais

Concurso de violão Fred Schneiter abre inscrições nesta sexta (23/08) - Mario da Silva

(Mario da Silva)

A Mostra, que está indo para a sua décima-sexta edição, nasceu em 2004 e desde então vem acontecendo ininterruptamente ano a ano. Os concertos serão no Espaço Guiomar Novaes, anexo da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro,  exceto o de encerramento, que será no Museu de Arte da Bahia, em Salvador.

Serão quatro dias de apresentações, começando no dia 16 de outubro com o violonista Paulo Martelli, que fará a estreia dos 20 Estudos Populares Brasileiros de Geraldo Vespar, oportunidade em que lançará seu novo álbum, dedicado a essa obra.  

Concurso de violão Fred Schneiter abre inscrições nesta sexta (23/08) - Paulo Pedrassoli. Créditos: Karla Bach

(Paulo Pedrassoli. Créditos: Karla Bach)

No dia seguinte (17/10) está programado um concerto triplo, com Mario da Silva fazendo a estreia de Sonata para Violão (Ricardo Tacuchian), concluída em 2018 e dedicada a Mario. Na sequência, Fábio Adour destacará obras de Leo Brouwer e Guido Santórsola, além de Paulo Pedrassoli encerrando a noite interpretando os homenageados, como Onde Andará Nicanor?, (Fred Schneiter) e Prelúdio VII (Tacuchian), além de outras peças.

Luis Carlos Barbieri se apresenta no dia 18 de outubro, trazendo no repertório a Toccata, de Tacuchian, e uma obra do Schneiter, Garotice, que foi a última obra que o Fred compôs. Na sequência, a violonista argentina Mirta Alvarez , que também cantará tangos, milongas, chamamés e vários ritmos argentinos. “Temos sempre como convidado um violonista da América Latina com a intenção de proporcionar um intercâmbio para o desenvolvimento do violão brasileiro”, revela Barbieri.

Concurso de violão Fred Schneiter abre inscrições nesta sexta (23/08) - Fabio Adour

(Fabio Adour)

Por fim, o duo do violonista Mario Ulloa com o violinista Daniel Guedes fará um programa que destaca temas populares de Chico Buarque, João Bosco e Johnny Alf, assim como temas de filmes famosos, como de “A Lista de Schindler”, de John Williams.

Em Salvador, a mostra ocorre no dia 19 de outubro, no Museu de Arte da Bahia, com novo concerto de Luis Carlos Barbieri. No programa, músicas de Schneiter e Tacuchian, além de Vicente Paschoal, Roberto Velasco e autorais.

Concurso de violão Fred Schneiter abre inscrições nesta sexta (23/08) - Mirta Alvarez

(Mirta Alvarez)

A Mostra Fred Schneiter é realizada com apoio de diversas empresas e do grupo informal  Amigos da Mostra, criado em 2006. “As doações dos Amigos da Mostra viabilizam a realização não apenas dela, mas do Concurso também, além de possibilitar a vinda de convidados da América Latina”, afirma Barbieri. Para saber mais sobre como doar para os Amigos da Mostra, visite o site.

Informações

www. mostrafred.com

Programação Rio de Janeiro

IX Concurso Fred Schneiter (Espaço Guiomar Novaes)

Dia 14 /outubro, segunda-feira, às 17:00h

Prova semifinal

Dia15 /outubro, terça-feira, às 17:00h

Prova Final

Concurso de violão Fred Schneiter abre inscrições nesta sexta (23/08) - Ricardo Tacushian

(Ricardo Tacushian)

XVI Mostra Fred Schneiter (Espaço Guiomar Novaes)

Dia 16 /outubro, quarta-feira, às 18:00h

Paulo Martelli

Dia 17 /outubro, quinta-feira, às 18:00h

Mario da Silva

Fabio Adour

Paulo Pedrassoli

Dia 18 /outubro, sexta-feira,  às 18:00h

Luis Carlos Barbieri

Mirta Alvarez (Argentina) 

Duo Mario Ulloa e Daniel Guedes (violão e violino)

Dia 19 /outubro, sábado,  às 16:30h

Luis Carlos Barbieri

MAB – Salvador/ B

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.