Voltar

Compositor José Augusto de Freitas é tema de bate-papo musical sobre o violão mineiro

Postado em Lives de Violão em 06/07/2021

Compositor José Augusto de Freitas é tema de bate-papo musical sobre o violão mineiro - Imagem José Augusto de Freitas

(José Augusto de Freitas)

Da redação

Se você já se deparou com as composições Lamentos d´alma, Devaneio e Soluços, então, mesmo sem saber, foi apresentado à obra do violonista mineiro José Augusto de Freitas. Um dos principais concertistas da Era do Rádio, rompendo a fronteira entre erudito e popular, Freitas nasceu em 1909 e viveu até 1990. Apesar de ter composto várias peças, a maioria delas está desaparecida.

Este personagem singular é tema da edição desta terça-feira (6/07) do ciclo de entrevistas “O charme do violão mineiro”, com apresentação do violonista Celso Faria e participação do pesquisador Jorge Mello, autor do verbete sobre Freitas disponível no Acervo Digital do Violão Brasileiro. O bate-papo musical ocorre a partir das 20h30. Basta clicar abaixo.

José Augusto de Freitas nasceu em Rio Pomba (MG) e foi aluno de Agustin Barrios e Quincas Laranjeiras. Ele foi professor de Jodacil Damaceno e Soluços, provavelmente sua peça mais conhecida, foi gravada por Dilermando Reis.  A carreira artística foi iniciada em 1928, aos 18 anos, quando passou a se apresentar em programas da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro e dividia a cena com o grande João Pernambuco, entusiasta do talento de Freitas.

Veja também:

No banco de partituras do Acervo, publicamos a peça Gavota, de José Augusto de Freitas. BAIXE GRÁTIS

Leia sobre biografia de José Augusto de Freitas

“No programa, nossa intenção é traçar a trajetória do José Augusto de Freitas e entender por que ele é praticamente desconhecido hoje em dia. Neste episódio também vou mostrar alguns áudios sobre ele que consegui”, diz o violonista, professor e produtor cultural Celso Faria, idealizador e apresentador de “O charme do violão mineiro”.

OUÇA A MÚSICA SOLUÇOS NA VERSÃO DE DILLERMANDO REIS

Compositor José Augusto de Freitas é tema de bate-papo musical sobre o violão mineiro - Imagem Capa de Disco Dillermando Reis

Segundo Faria, o intuito do ciclo de entrevistas é enfocar diferentes personalidades ligadas à cadeia produtiva do violão mineiro. “Não apenas nos violonistas, mas também em outros agentes que são tão importantes quanto”, diz ele. “A ideia é contar um pouco da história do violão em Minas Gerais”.

“O charme do violão mineiro” recebeu nas edições anteriores produtores, jornalistas, luthiers e, claro, instrumentistas, entre eles Celso Adolfo, Geraldo Vianna, André Cabelo, Fernando Araújo, Carminha Guerra, Lourival Silvestre e Arthus Bosmans. As entrevistas estão disponíveis no canal de Celso Faria no Youtube.

BAIXE PARTITURA GAVOTA DE JOSÉ AUGUSTO DE FREITAS

Compositor José Augusto de Freitas é tema de bate-papo musical sobre o violão mineiro - Imagem Detalhe Partitura Gavota José Augusto de Freitas

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.