Voltar

Começa o ciclo pedagógico do IV Festival de Violão de Teresina

Postado em Festival Teresina 2021 em 24/08/2021

Começa o ciclo pedagógico do IV Festival de Violão de Teresina - Maria Haro

(Maria Haro)

Da redação

A masterclass com Maria Haro e o workshow com Fábio Zanon inauguram o ciclo pedagógico do IV Festival de Violão de Teresina, nesta terça-feira (24/08), a partir das 17 horas, ao vivo e online por meio da plataforma Zoom. A programação será diária até domingo abrangendo oito professores, cada um com um tema diferente. Na quarta, com Emanuel Nunes, que falará sobre ritmos brasileiros, e Cristiano Braga, sobre técnica violonística em expansão.

Paulo Martelli vai abordar "J.S.Bach: Introdução à retórica e a gematria" na quinta-feira, enquanto na sexta é a vez de Ederaldo Sueiro tratar da construção da sonoridade do violonista. E no final de semana, Amanda Carpenedo vai mostrar caminhos para a elaboração de arranjos para violão utilizando recursos percussivos. Encerrando o ciclo, no domingo Marco Pereira vai contar aspectos da técnicas de arranjo para violão solo.

Começa o ciclo pedagógico do IV Festival de Violão de Teresina - Fabio Zanon

(Fabio Zanon)

As inscrições já estão encerradas. Foram cadastradas cerca de 190 pessoas para um total de 90 vagas para cada aula. Mas o critério para preencher os lugares é pela pontualidade de quem entrar na sala virtual, que estará aberta a partir das 16h45.

Última chance

Quem perdeu o período de inscrição e estiver interessado em participar tem ainda uma última chance. É possível se inscrever para o whatsapp (11) 97615-8514 e sondar se ainda há possibilidade de assistir aos encontros, a depender da eventual desistência de alguns dos alunos cadastrados. Vale frisar que as aulas serão realizadas somente em tempo real, não havendo possibilidade de retransmissão pelo Youtube e nem posterior exibição dos conteúdos gravados.

Começa o ciclo pedagógico do IV Festival de Violão de Teresina - Emanuel Nunes

(Emanuel Nunes)

O encontro com Maria Haro será o primeiro, às 17h, e no formato masterclass, no qual alguns dos alunos inscritos vão tocar para ela, enquanto a plateia acompanha as apresentações e os detalhes que a professora vai expor. Em seguida, às 19h, é vez do workshop com Fábio Zanon, que vai falar sobre o tema “Tornar-se um solista de violão: mente, estudo e planejamento”. Todos os eventos pedagógicos do festival serão abertos para que os alunos possam interagir e fazer perguntas.

Ritmos brasileiros

Na quarta-feira (25/08), às 17h, haverá workshop com o violonista piauiense Emanuel Nunes, sobre “Estudos para violão empregando ritmos brasileiros”. Em depoimento ao Acervo, Nunes afirma que a proposta é de uma prática regular ao violão solista, com ênfase nos gêneros do choro, samba, frevo e baião. “Vou apresentar trechos de composições minhas recentes e de outros autores, explicando os objetivos técnicos de cada estudo e seu processo composicional, sempre associados à prática violonística”, resume.

Começa o ciclo pedagógico do IV Festival de Violão de Teresina - Cristiano Braga

(Cristiano Braga)

Na mesma quarta, às 19 horas, o violonista mineiro Cristiano Braga vai dar palestra sobre “Técnica violonística em expansão: o violão no século XIX, a escola de Tárrega e a técnica expandida”. Esse é o tema de doutorado dele, que aborda a história da pedagogia do violão desde o final do século XVIII, século XIX. “Existe muita dúvida a respeito da escola de Tárrega e eu me propus a tira-las a limpo. Vou mostrar as principais divergências que existiam na pedagogia do violão do século XIX, quando surgiu o violão de 6 cordas simples, a partir de grandes mestres autodidatas. Cada propunha uma maneira diferente de tocar”.

Bach

A partir da quinta-feira (26/08), haverá apenas uma aula por dia. É o caso de Paulo Martelli, que às 17h vai falar de "J.S.Bach: Introdução à retórica e a gematria". Será uma introdução a dois assuntos que são os pilares na escrita de Bach. Um é retórica. “A música barroca se fundamenta na retórica grega e os princípios da retórica grega são utilizados nas composições de Bach. Minha tese de doutorado foi sobre a retórica no Prelúdio da Suíte dois para Cello BWV 1008”, afirma ao Acervo.

Começa o ciclo pedagógico do IV Festival de Violão de Teresina - Paulo Martelli

(Paulo Martelli)

E o outro assunto é a Gemetria, que é numerologia em música. “Os compositores barrocos utilizam a cabala judaica, em que cada número se associa a uma letra e, através disso, pode se escrever o nome Bach numa composição ou outros nomes e com isso você cria uma simbologia através dos números e através do alfabeto que a cabala judaica oferece. Eu vou dar uma introdução sobre Gematria na Chaconne de Bach”.

Arranjos para violão

Na sexta-feira (27/08), às 15h, o jovem violonista paranaense Ederaldo Sueiro vai trazer reflexões sobre a construção da sonoridade do violonista. Sábado, no mesmo horário, Amanda Carpenedo vai apresentar diferentes abordagens e estratégias para a escrita de arranjos para violão utilizando recursos percussivos do instrumento de forma deliberada e idiomática, como um elemento acompanhador de peças folclóricas e populares.

Começa o ciclo pedagógico do IV Festival de Violão de Teresina - Amanda Carpenedo

((Amanda Carpenedo)

No último dia do ciclo, domingo (29/08), Marco Pareira vai detalhar um pouco sua maneira de pensar técnicas de arranjo para violão solo. Incluindo aí os consagrados arranjos que ele criou, por exemplo do que fez para os álbuns Valsas Brasileiras e Cristal, que são interpretados por violonistas internacionais.

Esta quarta edição do Festival de Violão de Teresina está sendo realizada em formato online. Os recitais, todos inéditos e concebidos especialmente para o evento, ocorrem de 24 a 29 de agosto, sempre iniciando às 20h, com transmissão pelo Youtube do Acervo Violão Brasileiro. Fábio Zanon, Marco Pereira, Maria Haro, Paulo Martelli, Duo Alieksey Vianna e Roberto Koch, Cristiano Braga, Emmanuel Nunes, Orquestra de Violões de Teresina, Amanda Carpenedo, Ederaldo Sueiro e Felipe Vilarinho são as atrações.

Começa o ciclo pedagógico do IV Festival de Violão de Teresina - Marco Pereira

(Marco Pereira)

O evento cumpre o objetivo de promover e aperfeiçoar a formação musical dos estudantes de violão ao oferecer, gratuitamente, cursos, workshops e masterclasses  e reunir artistas de várias regiões do Brasil e do mundo, propiciando o debate e a troca de experiências. Esta quarta edição tem patrocíno da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Sistema de Intensivo Estadual à Cultura (Siec) e o apoio institucional da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.