Voltar

Circuito de Violão das Vertentes começa nesta segunda com debates, concertos e concurso

Postado em Festivais em 12/10/2020

Circuito de Violão das Vertentes começa nesta segunda com debates, concertos e concurso - Foto Cristina Tourinho

(Cristina Tourinho)

Por Fábio Carrilho

Ocorrendo pela primeira vez em formato online, a quarta edição do Circuito de Violão das Vertentes começou nesta segunda-feira (12) e tem intensa programação. Logo mais às 14h vai ser transmitida a mesa redonda Educação Musical: o ensino do violão no Brasil, com Liliana Pereira Botelho, Edson Figueiredo, Daniel de Lima e Cristina Tourinho, cujo trabalho didático e acadêmico envolvendo o ensino coletivo do violão na Escola de Música da UFBA é referência no país. O debate será mediado por Jean Gomes.

Com uma série de atividades até o dia 16, o evento oferecer workshops pela manhã, mesas redondas à tarde e concertos à noite, incluindo atrações como Waldir Junior e Thiago Colombo e os candidatos da semifinal e final do 2º Concurso Nacional de Violão das Vertentes.

Para Cristina, em entrevista ao Acervo, fica evidente que atravessamos várias mudanças nas maneiras de se ensinar. “O professor não detém em si todo o conhecimento: continua como mentor. Mas o estudante possui outras formas de acesso a repertório e gravações. O ensino coletivo que há 30 anos era um tabu, faz parte da iniciação instrumental", avalia. Cristia Tourinho destaca ainda que ensinar é uma das atividades mais recorrentes na profissão do violonista, representando o sustento de muitos artistas. “Boa parte dá aulas para iniciantes ou alunos de nível intermediário, por isso é importante pensar formas de 'como' ensinar".  

A programação nesta terça-feira (13), começou às 10h com o workshop de Eduardo Barreto, que falou sobre aspectos técnicos e harmônicos da obra violonística de Garoto.

De fato, as mesas redondas vão ocupar um tamanho generoso na na agenda do circuito este ano, sempre das 14h às 16h. Personalidades bastante representativas do violão nacional debaterão sobre ensino, gestão de carreira, difusão do violão e repertório. "Seria difícil fazer as mesas presencialmente com tantos convidados", diz Jefrey Andrade, um dos realizadores do evento.   

A noite da terça (13/10) será dedicada ao Na terça, serão exibidos os vídeos dos classificados para a fase semifinal do 2º Concurso Nacional de Violão das Vertentes. "Permitimos uma faixa etária bem livre, para contemplar todos os públicos. Os candidatos serão avaliados pelos membros da ASSOVIO, além da violonista Gabriele Leite, que foi vencedora da nossa primeira edição. Haverá também a escolha por voto popular, por meio de curtidas e compartilhamento nas redes sociais", diz Andrade.  A final será no dia 16.

Na segunda (12) ocorreu a mesa O Ensino do Violão na Universidade Pública no Brasil, com figuras marcantes do violão acadêmico brasileiro: Gilson Antunes, Daniel Wolff e Eduardo Meirinhos, com a mediação de Luciano Moraes. E às 20h teve concerto do violonista chileno Renato Serrano.

Gilson falou sobre o ensino do violão nas três universidades públicas paulistas, fazendo um paralelo histórico, tendo como base a experiência dele em festivais, bancas de doutorado e mestrado. "Peguei o ensino do violão nessas universidades desde o começo. Fui aluno da Unesp (Universidade Estadual Paulista) na graduação, da USP na pós e hoje sou o primeiro professor contratado de violão clássico da Unicamp (Universidade de Campinas).”, afirmou em depoimento ao Acervo.

Já o colega Daniel Wolff é responsável pela criação dos cursos de Mestrado e de Doutorado em Violão da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que é uma instituição altamente conceituada por sua larga produção acadêmica na área da Música. "Discuti como o ensino do violão está sendo contemplado atualmente na universidade pública nos seus três pilares (ensino, pesquisa e extensão) e como estamos fazendo isso na UFRGS. Isso inclui nosso intercâmbio com professores de outras universidades e como exploramos essas ricas possibilidades", comenta Wolff. 

Na abertura do circuito na segunda-feira (12) pela manhã, o professor Orlando Fraga fez workshop sobre análise musical aplicada ao repertório de violão, e que pode ser conferido no link abaixo.

O Circuito de Violão das Vertentes é organizado pela Assovio (Associação de Violão Vertentes), formada pelos violonistas Jefrey Andrade, Rodolfo Mantovani, Marcelo Azevedo, Gian Gomes, Octávio Deluchi e Adailson Araújo, todos egressos do curso de Música da Universidade Federal de São João del-Rei. A transmissão será gratuita pelo canal do Youtube da associação e incluirá concertos, workshops, mesas redondas e também o 2º Concurso Nacional de Violão das Vertentes. 

Serviço:

Circuito de Violão das Vertentes – quarta edição

Quando: 12 a 16 de outubro de 2020

Programe-se para quarta-feira.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.