Voltar

Chrystian Dozza faz recital online de inéditas com violões, viola caipira, guitarra elétrica e looping

Postado em Coluna Alessandro Soares em 18/03/2021

Por Alessandro Soares

Ao lado da adega, tem uma espécie de caverna na casa do multi-instrumentista e compositor Chrystian Dozza, localizada na Serra da Cantareira, em São Paulo. Com parede de tijolinhos, o espaço é superconfortável, tem ótima acústica pra fazer música e um ar condicionado natural. A descrição desse cafofo é do próprio Dozza, que se inspirou bastante nesse período de pandemia pra criar cada vez mais. Foi lá onde ele gravou o recital online Looping Guitars - Live in The Cave part 1, que o Acervo Violão Brasileiro lança com exclusividade nesta quinta-feira (18/03) às 20h, por meio do Youtube e do Facebook. Em seguida, às 20h30, Dozza vai bater papo comigo ao vivo e responder a perguntas da plateia, com transmissão nos mesmos canais.

Durante o show, Dozza apresenta cinco músicas autorais e inéditas, cada uma com um instrumento diferente. Ele abre tocando Samba Rock II no violão de 6 cordas. Em seguida pega o violão folk com cordas aço pra fazer o Rafa’s Tune. No terceiro tema, Ciranda, ele assume o violão de 8 cordas (com dois bordões mais graves). Daí troca para a viola caipira, com a qual toca Gypsy. E encerra a apresentação na guitarra elétrica com Prolusion And Samba Metal.

O trabalho com looping é o fio condutor das peças e do show. Além, é claro, de de todo o virtuosismo característico de Dozza, que une sólida formação clássica, levadas de mão direita e efeitos percussivos de ritmos brasileiros e elementos do rock metal, gênero no qual ele plena intimidade. “Sempre brinquei com looping, mas é a primeira vez que mostro esse meu lado ao público”. As músicas têm em comum a liberdade de improvisar a partir de uma base criada na hora, “lupando” texturas, com nota pedal, sequência de acordes e percussão. O projeto deste recital foi contemplado na Lei Aldir Blanc, com produção da RNT e apoio do Acervo.

Logo após a estreia do show, que tem duração de 30 minutos, Chrystian Dozza vai conversar comigo e com a plateia, também pelo Youtube e Facebook do Acervo. Vamos falar sobre os bastidores desse novo projeto e as técnicas que ele tem desenvolvido em seus instrumentos. E também mostrar trechos de vídeos e foto, traçando um panorama sobre os discos da carreira, as turnês pela Austrália, os concursos conquistados e o trabalho camerístico, como integrante do Quaternaglia Guitar Quartet e do Trio Opus 12.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.