Voltar

Aulão ao vivo de Paulo Bellinati e Francis Hime inaugura novo ciclo do Acervo

Postado em Cursos, workshops e palestras em 21/01/2021

Aulão ao vivo de Paulo Bellinati e Francis Hime inaugura novo ciclo do Acervo - foto Paulo Bellinati

(Paulo Bellinati)

Da Redação

Neste primeiro semestre de 2021, o Acervo do Violão Brasileiro vai ampliar os ciclos de aulões gratuitos e lives. A ideia é reunir artistas, professores e pesquisadores não apenas relacionados aos temas violonísticos. A programação começa na terça-feira (26/01), às 19h, com o violonista e compositor Paulo Bellinati, que vai detalhar seu método de ensino e dar valiosas dicas. Já no dia seguinte (27), o compositor e pianista Francis Hime também realiza aulão grátis, destacando o novo módulo do curso que criou. Para participar dos aulões grátis, basta fazer reservas com nome e email pelo acervoviolaobrasileiro@gmail.com ou pelo whatsapp (11) 976158514.

Tanto Bellinati quanto Francis abriram novas turmas para aulas online e ao vivo de arranjo e composição, com vagas limitadas, e produzidas com exclusividade pelo Acervo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Loja do Violão Brasileiro. As aulas começam nos dias 1 e 2 de fevereiro, respectivamente, sempre às 19h. Em 2020 as turmas dos dois mestres tiveram lotação esgotada nas salas virtuais da plataforma Zoom. 

INSCREVA-SE NO CURSO FRANCIS HIME AQUI

Aulão ao vivo de Paulo Bellinati e Francis Hime inaugura novo ciclo do Acervo - banner Francis Hime

No aulão na terça (26), Bellinati vai mostrar o programa e os cinco principais tópicos abordados: Partitura de Violão; Rotina para o Arranjo; Estruturação do Arranjo; Rotina para a Composição e Estruturação da Composição. Os exemplos musicais vão ser pautados nos arranjos consagrados de Bellinati para obras de autores como Baden Powell, Tom Jobim, Garoto e Dilermando Reis. Na composição, Paulo Bellinati vai também mostrar exemplo de algumas de suas peças mais representativas, a exemplo de Jongo (uma das peças brasileiras de violão mais tocadas no mundo), Emboscada e o Concerto Caboclo (gravada pelo Brasil Guitar Duo em disco indicado ao Grammy Latino 2018 como melhor álbum de música clássica).

E na quarta-feira (27) Francis Hime, que costuma realizar as aulas baseadas na experiência de determinadas canções, vai falar dos temas trabalhos no primeiro módulo, ocorrido em 2020. São eles Atrás da Porta, Meu Caro Amigo (essas duas com letra de Chico Buarque), Minha (parceria com Ruy Guerra) e Sem Mais Adeus (com Vinícius de Moraes). O compositor vai também antecipar no aulão um pouco do que vai abordar no módulo 2, cujos são temas são: Passaredo, Embarcação (duas da safra com Chico Buarque), Lua de Cetim (com letra de Olívia Hime) e Parceiros (letrada por Milton Nascimento). 

INSCREVA-SE NO CURSO PAULO BELLINATI AQUI

Aulão ao vivo de Paulo Bellinati e Francis Hime inaugura novo ciclo do Acervo - banner Paulo Bellinati

Além da parte didáticas, os artistas também vão contar nos aulões algumas curiosidades sobre a carreira ao lado de músicos e parceiros convidados. Os violonistas Swami Jr e Daniel Murray participam do evento de Bellinati. Enquanto Francis Hime vai ter a companha da cantora Olívia Hime, do violoncelista Hugo Pilger e dos violonistas Maurício Carrilho e Paulo Aragão. 

Em cada dia, alguns ex-alunos que fizeram os cursos vão dar depoimentos sobre o que acharam de estudar com os mestres, aproveitando essa oportunidade, pois nunca essas aulas haviam sido oferecidas de maneira online anteriormente. E vão revelar como foi o aprendizado de aperfeiçoar o lado criativo. E também de aprender algumas ferramentas para arranjar e compor. Tem ainda os alunos que até então tinham dificuldade de iniciar nesse campo e passaram a fazer os próprios arranjos e a criar melodias. E também os alunos que, mesmo não querendo compor, passaram a ter uma visão bem mais ampla sobre música e sobre a riquíssma história da cultura brasileira após realizar esses cursos.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.