Voltar

Alessandro Penezzi e Fábio Peron lançam CD autoral e fazem shows pelo interior paulista

Postado em Discos em 17/01/2022

Alessandro Penezzi e Fábio Peron lançam CD autoral e fazem shows pelo interior paulista - Dani Gurgel

(Alessandro Penezzi e Fábio Peron - Crédito: Dani Gurgel)

Da redação

Alessandro Penezzi (violão 7 cordas) e Fábio Peron (bandolim 10 cordas) pegam a estrada nesta semana e fazem três shows e oficinas em cidades do interior de São Paulo para marcar o lançamento do primeiro disco que gravaram juntos. A programação começa em Campinas, nesta quinta-feira (20/01), seguem para Jundiaí, na sexta (21) e depois Osasco, no sábado (22). Os espetáculos ocorrem às 19:30h e as oficinas, às 14h, sempre com entrada franca.

LANÇAMENTO EXCLUSIVO DA LOJA VIOLÃO BRASILEIRO. COMPRE AQUI

Alessandro Penezzi e Fábio Peron lançam CD autoral e fazem shows pelo interior paulista - Capa do CD: Helena Salgado

(Capa do CD: Helena Salgado)

O disco Alessandro Penezzi e Fábio Peron concretiza um desejo antigo dos artistas, que costumavam ir à casa um do outro para encontros semanais regados a muita música. Daí nasceu esse projeto que foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAc 12/2020) e tem apoio do Acervo do Violão Brasileiro. O CD físico já está disponível na loja do Acervo. Mas o primeiro single Chorinho pra Dominguinhos estreia nas plataformas digitais em 11 de fevereiro. O segundo single será lançado digitalmente em 10 de março. E no dia 30 do mesmo mês, entram as demais faixas do CD.

A apresentação do CD é assinada pelo bandolinista Hamilton de Holanda, um dos mais reconhecidos instrumentistas brasileiros no mundo. Referindo-se a Jacob do Bandolim, Hamilton diz: “tenho certeza de que o mestre do bandolim ficaria feliz ao ouvir Fábio Peron e Alessandro Penezzi”. Mais adiante confidencia: “é aquele tipo de disco que dá vontade de abrir uma cerveja e curtir como se essa sensação nunca fosse acabar”.

Início do projeto

Alessandro Penezzi e Fábio Peron lançam CD autoral e fazem shows pelo interior paulista - Dani Gurgel

(Alessandro Penezzi e Fábio Peron - Crédito: Dani Gurgel)

No primeiro semestre de 2021, Penezzi e Peron se dedicaram a compor, tocar, definir repertório e o que eles queriam contar com aquelas músicas. Segundo Fábio, isso obedece a uma ordem subjetiva “porque na música instrumental não temos uma letra com um idioma para dizer sobre o que é aquilo. Mas a gente concorda que tem uma história sendo contada com a sequência dessas músicas e sua variedade de ritmos e andamentos”. 

As restrições da pandemia não apagaram a sintonia musical que existe entre eles. E assim, em julho de 2021, ao entraram no estúdio para gravar, tudo foi feito em um dia, pois o trabalho estava maduro e fluiu naturalmente.

Essa maturidade é reconhecida por outros grandes músicos, a exemplo do compositor e violonista Paulo Bellinati, que em depoimento ao Acervo afirma: “de dois músicos virtuosos em seus instrumentos seria de se esperar um disco com cascatas de notas. Que surpresa ouvir esse trabalho tão maduro no qual a técnica está totalmente a serviço da música. Isso é maturidade! Parabéns a vocês pelo capricho e refinamento. Vida longa ao CD Alessandro Penezzi e Fábio Peron.

Alessandro Penezzi e Fábio Peron lançam CD autoral e fazem shows pelo interior paulista - Dani Gurgel

(Alessandro Penezzi - Crédito: Dani Gurgel)

O repertório – totalmente inédito - é formado de choros lentos, sambados, de andamento médio, valsas rápidas e lentas. Muitas delas feitas em homenagem amigos e pessoas que admiram, como é o caso de Chorinho pra Dominguinhos, dedicado ao lendário sanfoneiro e compositor, Choro do Pirajá (para um amigo luthier) e Mestre Miltinho (um bandolinista e cavaquinista parceiro de ambos). 

O duo também aplaude a amizade entre eles. Penezzi compôs Peron, uma música de melodia simples para ele, que é cheio de harmonias rebuscadas e improvisos. “Fiz para que ele tenha a liberdade de dizer na hora o que ele quiser”, explica o músico. O companheiro devolve a homenagem em Valsa Crioula, gênero que Penezzi domina bem e tem uma consagrada peça de sua autoria com mesmo título.

Alessandro Penezzi e Fábio Peron lançam CD autoral e fazem shows pelo interior paulista - Dani Gurgel

(Fábio Peron - Crédito: Dani Gurgel)

Este CD marca o encontro de dois virtuoses, multi-instrumentistas, compositores e arranjadores brasileiros. Alessandro Penezzi, um dos mais importantes violonistas de 7 cordas do país, em 2018 venceu o 29o Prêmio da Música Brasileira (categoria melhor álbum instrumental com o disco “Quebranto”, em parceria com Yamandu Costa) e Fábio Peron, que começou a tocar aos 5 anos e dedica-se à composição, pesquisa e arranjo, em vários estilos musicais, é sem dúvida um dos grandes nomes do bandolim de 10 cordas da nova geração.

Programação de lançamento do CD

Shows

Os shows que serão realizados às 19:30h nas três cidades, tem duração média de uma hora e os artistas vão apresentar o repertório do CD Alessandro Penezzi e Fábio Peron.

Oficinas

As oficinas serão abertas ao público em geral e realizadas à tarde, das 14:00 às 15:00 horas. O tema “O Choro e seus diversos ritmos” será abordado no formato bate-papo, dando aos presentes a possibilidade de conhecerem por dentro, o violão 7 cordas e o Bandolim de 10 cordas dos geniais Alessandro Penezzi e Fábio Peron.

Público

Os shows e oficinas serão presenciais, porém com um número restrito de pessoas e obedecendo os protocolos para prevenção da Covid-19. Os eventos do Instituto Anelo serão restritos ao público interno, também por razões de segurança.

Entrada franca.

Locais e datas

Alessandro Penezzi e Fábio Peron lançam CD autoral e fazem shows pelo interior paulista - Dani Gurgel

(Alessandro Penezzi e Fábio Peron - Crédito: Dani Gurgel)

Campinas - 20/01/2022.

Instituto Anelo. Rua Vicente de Marchi, 718, Jardim Florence, Campinas/SP.

Jundiaí - 21/01/2022

Complexo Fepasa. Sala B1 (Oficina) e Sala Jundiaí (Show)

Avenida União dos Ferroviários, 1760, Centro. Jundiaí/SP

Osasco - 22/01/2022

Escola de Artes César Antonio Salvi. Rua Tenente de Avelar Pires de Azevedo, 360, Centro. Osasco/SP

 

Ficha Técnica

Produção e divulgação do CD

Violão 7 cordas: Alessandro Penezzi

Bandolim 10 cordas: Fábio Peron

Direção musical: Alessandro Penezzi e Fábio Peron

Gravado no estúdio da Da Pá Virada

Data: 16 e 17 de julho de 2021

Engenheiro de gravação e mixagem: Big Rabello

Assistente: Silvio Romualdo

Masterização: Maurício Gargel

Produção executiva: Alessandro Soares e Elcylene Leocádio

Bordado e projeto gráfico: Helena Salgado

Fotografia, cinematografia e edição de vídeo: Dani Gurgel

Assessoria de imprensa: Cristiane Batista

Mídias sociais: Igor Fearn

Produtor assistente (shows): João Paulo dos Santos

Técnico de som (shows): Sandro Takahashi

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.