Voltar

Acervo realiza ciclo de aulas gratuitas de música online ao vivo

Postado em Cursos, workshops e palestras em 08/10/2020

Acervo realiza ciclo de aulas gratuitas de música online ao vivo

O Acervo Violão Brasileiro realiza a partir desta quarta-feira (14/10), o primeiro ciclo Aulão do Acervo, reunindo o elenco de nove professores dos cursos produzidos pelo portal. São encontros com temas bem variados, sempre das 19h às 21h, em quartas sequenciais de outubro, até o dia 28. Paulo Bellinati, Duo Siqueira Lima e Francis Hime integram a programação. O evento inclui também Guilherme Lamas (violão 7 Cordas), Carlos Walter (música e direito), Tabajara Belo (Improvisação), Conrado Paulino (harmonia), Salomão Habib (violão amazônico) e Thiago Abdalla (estúdio de gravação).

RESERVAS

A entrada é franca. Basta fazer reserva pelo e-mail para acervoviolaobrasileiro@gmail.com com nome completo e telefone para ter acesso a todas as aulas. O roteiro é o seguinte: vão ser três professores por dia, no qual cada um vai expor o assunto por cerca de 30 minutos, seguido de um tempo para responder a perguntas da plateia. O ciclo é uma iniciativa do Acervo Violão Brasileiro, com apoio da Carvalho Lutheria e do App Dicionário de Acordes da Mobidic Chords.

No primeiro dia do aulão, o violonista, compositor, professor da Unicamp e doutor em violão 7 cordas, Guilherme Lamas, vai ensinar um pouco sobre a linguagem de choro e samba no instrumento. Ele também vai falar um pouco sobre repertório, transcrição e fraseado. Após Guilherme, o violonista e advogado Carlos Walter vai oferecer dicas a empreendedores culturais que buscam otimizar o seu desempenho profissional com segurança jurídica e planejamento estratégico. Ele vai abordar aspectos jurídicos do exercício profissional (constitucionais, trabalhistas, previdenciários, sindicais, cíveis, autorais e empresariais).

Encerrando a primeira noite, o compositor, arranjador e pianista Francis Hime vai falar sobre composição e arranjo, utilizando como referência suas próprias canções, além de abordar curiosidades, parcerias e arranjos (banda e orquestra). E haverá alguns detalhes do curso que Francis vai ministrar a partir do dia 20 de outubro, cujas inscrições estão abertas.

Acervo realiza ciclo de aulas gratuitas de música online ao vivo

No dia 21 de outubro, a programação começa com o violão amazônico de Salomão Habib, que vai ensinar um pouco dos ritmos populares da amazônia aplicados ao violão erudito, a exemplo do carimbó, lundú, retumbão, marabaixo e samba de cacete. E também vai ressaltar aspectos da história do violão na Amazônia e o repertório para violão solo.

Tabajara Belo é a segunda atração da noite e vai abordar a improvisação multitextural por meio de exemplos extraídos das linguagens  erudita e popular. Ele vai explicitar procedimentos analítico-criativos e propostas de estudo, focalizando a improvisação multitextural ao violão nos universos da música cancional e instrumental. A proposta de Tabajara se vale de abordagens consagradas na matriz do jazz e do choro, expandindo-as e estabelecendo pontes entre esses gêneros e configurações texturais da música barroca e estéticas contemporâneas.

Fechando a noite, o compositor, arranjador e violonista Paulo Bellinati vai antecipar para o público alguns conteúdos do seu novo curso Garoto: Caminhos para o violão brasileiro, que será lançado em breve pelo Acervo. Bellinati vai dar também um breve panorama do curso Iniciação ao Arranjo e Composição que ele realiza pelo Acervo e que já teve duas turmas com vagas esgotadas. Há fila de espera para uma possível terceira turma.

Acervo realiza ciclo de aulas gratuitas de música online ao vivo

Na última noite do ciclo, em 28 de outubro, o professor, produtor e integrante do Quaternaglia Guitar Quartet, Thiago Abdalla vai fornecer dicas sobre técnicas de gravação, produção musical para violão em estúdio, abrangendo um leque variado, que passa por sonoridade, acústica, edição, mixagem e masterização. Em breve o Acervo lançará o curso de Thiago, com a participação do engenheiro de som Ricardo Marui.

Já o arranjador e compositor Conrado Paulino, autor de renomados métodos, vai ensinar um pouco sobre harmonia de bossa nova e jazz e sobre a nova harmonia brasileira. Conrado vai fazer demonstrações sobre as mudanças ocorridas entre as décadas de 1950, com Garoto e João Gilberto, a geração posterior de compositores e arranjadores como Toninho Horta, Guinga e Lula Galvão.

Por fim, o Duo Siqueira Lima, considerado entre os melhores do mundo nesta formação na atualidade, conclui a programação do Aulão do Acervo falando sobre transcrição e arranjo para grupos de violão, incluindo duos, trios, quartetos, cameratas e outras formações camerísticas. Em breve, Cecília Siqueira e Fernando Lima vão desenvolver este tema como workshop e masterclass de três horas de duração e que será lançado em breve pelo Acervo.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.