Voltar

Acervo disponibiliza todas as faixas instrumentais do elogiado Zeros, álbum duplo de Carlos Badia

Postado em Discos em 02/06/2016

Acervo disponibiliza todas as faixas instrumentais do elogiado Zeros, álbum duplo de Carlos Badia

Depois de uma longa trajetória em estúdios fazendo trilhas para publicidade, cinema, animação e televisão, Carlos Badia ficou conhecido mais recentemente como produtor musical, violonista, compositor e um dos fundadores do grupo de Jazz e Bossa-Nova Delicatessen. Os três discos do grupo lhe renderam vários prêmios e entre eles dois “Prêmio da Música Brasileira” como produtor musical, e trouxe reconhecimento nacional e internacional ao seu trabalho. O músico gaúcho saiu do Delicatessen em 2012 e, a partir disso, começou a construir sua carreira solo.

Após uma minuciosa seleção de sua vasta produção de composições, o resultado é ZEROS, um álbum duplo de estreia de um artista com mais de duas décadas de atividade. Um começo que é um recomeço, um zerar.

Acervo disponibiliza todas as faixas instrumentais do elogiado Zeros, álbum duplo de Carlos Badia

Ouça todas as faixas do CD Zeros Instrumental 

 
Compor canções e músicas instrumentais sempre foi natural para Badia. Assim, ZEROS é dividido em dois discos cujo “esmero da produção do CD aparece já na inédita concepção da capa-objeto, simultaneamente uma e duas.”, segundo o jornalista Juarez Fonseca, do jornal Zero Hora.

Todas as músicas do disco são de sua autoria, sendo três parcerias e uma exceção: uma música de Egberto Gismonti e Geraldo Carneiro. Um dos CDs traz canções cantadas pelo artista e o outro é um registro de suas composições instrumentais.

O álbum tem participações especialíssimas e importantes nos dois discos que compõem o álbum. A começar pelo ícone da música brasileira João Donato com seu piano de toque inconfundível. Ainda Vitor Ramil, Sandro Albert, Hique Gomez, Daniel Zanotelli, New e Júlio Falavigna.

ZEROS recentemente ganhou “Melhor Álbum Instrumental” no Prêmio Açorianos de Música 2015, além de 7 indicações. Além disso, o CD está presente nas listas dos discos destaques de 2015 dos mais importantes jornalistas brasileiros como Maria Luiz Kfouri, Carlos Calado e Menção Honrosa entre os Melhores discos de 2015 pelo site Embrulhador. O disco também está pré selecionado ao 27o. Prêmio da Música Brasileira. 

Acervo disponibiliza todas as faixas instrumentais do elogiado Zeros, álbum duplo de Carlos Badia

“Os músicos se defrontam com um constante dilema: ser protagonistas ou ser personagens. Carlos Badia resolveu a dificuldade com inteligência e maestria no seu álbum duplo: um CD de canções, outro CD instrumental. Dessa maneira abriu dois horizontes de uma só vez. Não seria porém suficiente. Era preciso saber atuar como um elemento e ter personalidade para assumir a projeção. Também nisso ele dá mostras de sua competência com a realização de quem tem ainda a experiência de um produtor. Tudo isso está nas vinte faixas que compõem “Zeros”. Quanto mais se ouve mais se descobre.” Zuza Homem de Mello (Crítico e curador musical)

“Ex-integrante do grupo Delicatessen, o violonista, cantor e compositor gaúcho estreia como solista já com álbum duplo – um instrumental e o outro de canções. Neste, o lirismo de Badia se desdobra em vários gêneros: bossa nova, samba, jazz, folk. Aliás, mesmo alguns dos temas instrumentais do álbum deixam a sensação de que ainda podem virar canções, se receberem letras.” Carlos Calado (Crítico musical) 

 

Tags: Carlos Badia
Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.