Voltar

Abertas inscrições para o curso Paulo Bellinati de Arranjo e Composição

Postado em Cursos, workshops e palestras em 31/03/2022

Abertas inscrições para o curso Paulo Bellinati de Arranjo e Composição - Foto: Paulo Bellinati

(Paulo Bellinati)

O compositor, arranjador e violonista Paulo Bellinati está abrindo a sua quinta turma do curso de Iniciação ao Arranjo e Composição, em formato online ao vivo, pela plataforma Zoom, com vagas bem limitadas. As inscrições já estão abertas na Loja Violão Brasileiro e as aulas vão ocorrer de 25 de abril a 13 de junho, sempre às segundas-feiras, das 19h às 20h30. Vão ser oito encontros ao todo, com duração de 1h30 cada um, formando uma carga horária de 10 horas. O curso garante certificado emitido pelo Acervo Violão Brasileiro.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO PAULO BELLINATI. CLIQUE E CONFIRA

Embora as aulas sejam ao vivo, nas quais os alunos conversam diretamente com o mestre, é possível assistir às gravações pelo Zoom em outro dia e horário, seja para revisar ou repor determinado dia em que o aluno não conseguir assistir ao vivo. Mas vale frisar que o curso não é vídeo-aula. E a melhor maneira de aproveitar o aprendizado é interagir diretamente com o professor em tempo real. E mais: um dos grandes diferenciais deste curso é que Bellinati analisa um por um TODOS os exercícios dos alunos e repassa uma série de orientações e comentários para cada e-mail. Ao mesmo tempo, o curso admite estudantes ouvintes e não é obrigatório fazer tarefas.

O valor do investimento para o curso de Paulo Bellinati é de R$ 520, que pode ser adquirido em até 12x no cartão de crédito ou via PIX. Ou seja, dividindo as 10 horas de carga horária, equivale a R$ 52 pela hora da aula com esse grande nome do violão mundial ao vivo. Serão aceitas compras de pessoas que residem no exterior via PayPal, tanto via depósito quanto por cartão de crédito.

Programa do Curso

O programa do curso aborda cinco tópicos. O primeiro deles é sobre a Partitura de Violão, no qual Bellinati trata de escrita, música vocal e notação a quatro vozes, a relação entre redução para piano e redução para violão. Utilizando os corais de Bach, ele exercita o uso do violão como instrumento do arranjador.

Abertas inscrições para o curso Paulo Bellinati de Arranjo e Composição - Capa CD: Serenata, 1993

O segundo tópico é a Rotina para o Arranjo. Nesse momento cada aluno escolhe uma canção. Em seguida, trabalha uma partitura guia, analisa a música para reconhecer momentos especiais, entre outros aspectos. E amplia o pensamento orquestral quatro planos (melodia, acordes, baixo e rítmicas).

O passo seguinte é a Estruturação do Arranjo. Bellinati vai ajudar como escolher tonalidade, montar o esquema gráfico da forma original (intro, tema, interlúdio, improviso e coda). E na sequência, a idealização de uma nova forma para o arranjo a ser criado (possibilidades-ideias) e estabelecer as tonalidades de cada parte. Nesse bloco também será feita em sala de aula virtual uma audição comentada de algum arranjo conhecido de Bellinati.

A partir do quarto tópico, Bellinati vai mostrar a Rotina Para a Composição. Qual caminho escolher - visão “aérea” e objetivo emocional. Como adequar ideias a um gênero formal conhecido (choro, blues, samba, baião, etc).

Como ponto de partida, será trabalhada a criação de uma canção ou micropeça na sua forma básica (melodia e cifra), que servirá para o desenvolvimento da composição: re-harmonização, tema e variações, improviso escrito, entre outras técnicas composicionais.

Nesse momento está prevista a audição de Jongo, que é uma das peças de Bellinati mais tocadas no mundo. A audição inclui a projeção da partitura e partes comentadas.

Por fim, o curso prevê o tópico Estruturação da Composição. Como criar Introdução e coda, como definir o número de compassos e calcular a duração da peça. Se a obra terá improviso, interlúdio e/ou variações. E o uso da escordatura como possibilidade de outras afinações, tanto para o arranjo quanto para a composição.

Sobre Paulo Bellinati

Um dos ícones da nossa música instrumental e um dos compositores brasileiros do violão contemporâneo mais tocados no mundo, Paulo Bellinati é autor de clássicos do violão contemporâneo, como Pulo do Gato, Furiosa, Valsa Brilhante, Choro Sapeca, Suíte Contatos e Jongo (que tem mais de 100 gravações pelo mundo). Ele tem 18 discos de carreira –  incluindo os duos com Marco Pereira, Cristina Azuma e Weber Lopes – e outros 10 como integrante do Grupo Pau Brasil.

É destaque na carreira de Bellinati o CD The Guitar Works of Garoto, com toda a obra para violão solo de Garoto. Premiado e elogiado no mundo inteiro, o CD é referência mundial do violão brasileiro e foi considerado de importância histórica pela crítica especializada.

Bellinati assina arranjos antológicos, como que fez para a obra de Tom Jobim e os Afro-Sambas de Baden Powell e Vinícius de Moraes, que rendeu o CD que gravou ao lado de Mônica Salmaso. E também como arranjador do CD O Sorriso do Gato de Alice, de Gal Costa, pelo qual Bellinati ganhou o “Prêmio Sharp 94” de melhor arranjador.

Abertas inscrições para o curso Paulo Bellinati de Arranjo e Composição - Capa CD: Brasil Guitar Duo e Delaware Symphony Orchestra - The Book of Signs, 2018

Como compositor de peças orquestrais, Paulo Bellinati escreveu o Concerto Antropofágico e o Concerto Caboclo para 2 violões e orquestra, que foi gravado pelo Brasil Guitar Duo no CD The Book of Signs (Leo Brower) – Concerto Caboclo (Paulo Bellinati) com a Delaware Symphonic Orchestra regida por David Amado e recebeu indicação ao Grammy Latino de 2018 na categoria melhor álbum de música clássica.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.