Voltar

5º Encontro de Violonistas da Usp, Unesp e Unicamp dobra de tamanho e terá participação do italiano Luigi Attademo

Postado em Cursos, workshops e palestras em 05/09/2025

(Luigi Attademo)

Por Alessandro Soares

Um encontro do violão que sai das ruas, bares, rodas de samba, choro, jazz, forró e folguedos, entra nas universidades brasileiras e se mistura com o repertório clássico para oferecer à sociedade o que há de melhor em música. Tal movimento é, por vezes, silencioso, mas exercido cotidianamente. Seja em performances, pesquisas, ensino ou na produção de concertos, livros, filmes e álbuns. E a cada dia surgem estudantes saindo do Brasil para brilhar no mundo.

De fato, o papel das universidades na excelência do violão no Brasil é sem tamanho. Mas requer maior visibilidade e intercâmbio. Nesse contexto, o Encontro de Violonistas da Usp, Unesp e Unicamp se faz tão necessário. O evento ocorre nesta sexta-feira e no sábado (6/09), das 9h até à noite, na Sala Ricardo Kubala, no Instituto de Artes da Unesp (Rua Bento Teobaldo Ferraz, 271, próximo ao metrô Barra Funda), com entrada franca.

Ao contrário de edições anteriores, focadas em um dia de programação, neste 5º evento, a agenda dobrou de tamanho e tem uma grande atração internacional: o italiano Luigi Attademo. No concerto que acontece logo mais às 19h, ele vai interpretar três sonatas de D. Scarlatti, três estudos de Angelo Gilardino e a Grande Sonata em Lá Maior, de Paganini. O programa tem ainda a Fantasia sobre temas da Traviata, de Verdi (Francisco Tárrega), e Capricio Diabolico op. 85 (Tedesco).

A programação começa às 9h da manhã, com os preparativos de chegada e recepção. Em seguida, o grande mestre Edelton Gloeden (Usp) e o professor Cauã Canilha (convidado da Universidade Estadual de Santa Catarina - Udesc) vão lançar a segunda edição do livro que escreveram a quatro mãos 25 Estudos Melódicos e Progressivos Op.60, Matteo Carcassi: uma análise mecânica, pela editora Jacarandá.

A sequência de recitais dos alunos das três universidades estaduais paulistas começa às 11h, com estudantes da Unesp. Após o intervalo de almoço, às 14h se apresentam os violonistas que estudam na Usp de Ribeirão Preto e da Unicamp. E às 15h30, ocorrem os concertos de quem estuda na Usp de São Paulo.

Às 17h Edelton Gloeden promove um debate com Lucas Vieira e participação de Rafael Soares sobre o tema Bach ao Violão: aproximações e equivalências com os originais num processo pedagógico.

A noite encerra com o concerto de Luigi Attademo, às 19h

No sábado, às 10h, a programação segue com o violonista italiano, que dará masterclass até o meio-dia.  E depois uma palestra às 14h sobre as recentes descobertas nos arquivos de Andrés Segóvia.

Na mesma tarde tem ainda a palestra de Jéssica Messias, sobre Contextualização e análise da Suíte Brasileira nº 4 de Sérgio Assad e seu processo na construção de uma performance. Já Thiago Abdalla vai analisar a presença do violão clássico na história da gravação musical, com abordagem histórica e tecnológica.

O encontro é organizado por professores de violão das três universidades estaduais paulistas, como Gustavo Costa e Gilson Antunes. "Ele é feito, basicamente, para os alunos toquem, discutam repertório e pesquisas, troquem ideias e conheçam melhor os professores", afirma Gilson Antunes, em depoimento ao Acervo. 

Criado em 2017, em tributo à memória de Mayara Amaral (1989-2017), o evento cresceu e, na edição 2025, tem apoio do Instituto Italiano de Cultura.  

Programação completa

Sexta feira (05/09):

   9h chegada, preparação e recepção.

   10h – Lançamento de livro e palestra: Cauã Canilha (UDESC) e Edelton Gloeden. 25 Estudos Melódicos e Progressivos, Op. 60 de Matteo Carcassi: Uma análise mecânica e edição

   11h – Recital Unesp

   12 – Almoço

   14h – Recital USP-RP e Unicamp.

   15:30 – Recital USP-SP

   17:00 – Edelton Gloeden e Lucas Vieira; participação de Rafael Soares (USP): Bach ao Violão: Aproximações e Equivalências com os originais num processo pedagógico.

   19h – Recital com Luigi Attademo (Itália): sala 108

Sábado (06/09):

   10h-12h Masterclasse com Luigi Attademo

   12 – Almoço

   14h00 – Palestra de Luigi Attademo sobre os arquivos de Andrés Segovia.

   15h30 – Palestra: Jéssica Messias: "Contextualização e Análise da Suíte Brasileira n.4 de Sérgio Assad e seu processo na construção de uma performance".

     16h – Palestra: Thiago Abdalla (USP): A presença do violão clássico na história da gravação musical: aspectos históricos e tecnológicos.                  16:30 – Intervalo

  17:00 – Mesa redonda e encerramento.

Serviço:

Realização: Instituto de Artes da Unesp (campus São Paulo); Universidade de São Paulo, campi São Paulo e Ribeirão Preto; UNICAMP. Consulado Italiano.

Organização, coordenação e comissão científica: Edelton Gloeden, Luciano Morais, Gilson Antunes e Gustavo Costa

LOCAL: Rua Bento Teobaldo Ferraz, n. 271, Barra Funda, São Paulo-SP. Próximo ao metrô Barra funda. Estacionamento gratuito.

Todos os eventos serão na Sala Ricardo Kubala (sala 108), gratuitos e abertos ao público.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.