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O violão na canção de câmara brasileira, por Cláudia Garcia

O violão na canção de câmara brasileira, por Cláudia Garcia

2011

RESUMO: Este trabalho consiste na análise de aspectos musicais e simbólicos que envolvem o violão e seu uso na canção de câmara brasileira. Reconhecendo a intrínseca relação do instrumento com a música popular, em especial como acompanhador da voz em duas importantes expressões da nossa cultura – a modinha e a seresta –, dedicamo- nos a estudar como (e se) este violão, seus contextos, aspectos musicais e simbolismos se refletiram na canção erudita. Para isso, recorremos à musicologia histórica e à análise de repertório, buscando abordar não só os parâmetros musicais como também os processos de ressignificação que levaram o violão, entre hibridismos e trocas culturais, do perseguido instrumento, associado à boemia, a símbolo de identidade nacional. Inicialmente, investigamos como o violão participou da configuração de dois importantes gêneros brasileiros: a modinha e o lundu. Em seguida, verificamos de que modo o violão se fez presente em algumas obras nacionalistas para canto e piano, através da tradução de sua sonoridade e imagem seresteira, uma vez que o instrumento – por sua má fama – não tinha ainda seu espaço reconhecido na esfera erudita brasileira, até o início do século XX. Finalmente, além de abordarmos sua trajetória como solista e as implicações dessa mudança na função – como o desenvolvimento de novos recursos, espaços, intérpretes e repertórios –, também contrapusemos e analisamos peças escritas originalmente para canto e violão. Ao entrelaçarmos história e canção, foi possível compreender, a partir de algumas obras de Heitor Villa-Lobos, César Guerra-Peixe, Francisco Mignone e Osvaldo Lacerda, um pouco mais sobre como o violão se estruturou – entre diálogos, conflitos e simbologias – no acompanhamento da canção de câmara brasileira.

Título: O VIOLÃO NA CANÇÃO DE CÂMARA BRASILEIRA: UM ESTUDO DE SEUS ASPECTOS MUSICAIS E SIMBÓLICOS

Autora:  Cláudia Araújo Garcia

Orientador: Flavio Barbeitas

Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Belo Horizonte, 2011

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