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O Concerto para Violão e Pequena Orquestra de Villa-Lobos, por Leonardo Amorim

O Concerto para Violão e Pequena Orquestra de Villa-Lobos, por Leonardo Amorim

2019

RESUMO: O presente trabalho aborda aspectos da relação entre escrita e performance no Concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos através de análise estética, técnico-idiomática e textural, com a finalidade de apresentar as características do diálogo entre o violão e a orquestra. A pesquisa é desenvolvida a partir do levantamento de estratégias composicionais que Villa-Lobos utilizou para que o violão – com seu idiomatismo específico – pudesse fazer frente a uma orquestra. Essas informações servirão de base para uma comparação do Concerto de Villa-Lobos com outras três obras: Concierto de Aranjuez (J. Rodrigo), Concerto nº 1 em Ré maior (M. Castelnuovo-Tedesco) e Concierto Del Sur (M. M. Ponce), escolhidas por serem relativamente contemporâneas, antecedendo o Concerto para violão de Villa-Lobos por pouco mais de uma década, e por partilharem uma linha estética semelhante. Essas comparações visam mostrar procedimentos comuns e podem revelar como Villa-Lobos e os demais compositores atuaram para equilibrar duas fontes sonoras muito díspares, eventualmente apresentando os limites presentes no Concerto de Villa-Lobos. Esperamos que esta pesquisa possa auxiliar interpretes no entendimento da obra, contribuindo para sua execução e contínua divulgação.

TÍTULO: O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra

AUTOR: Leonardo Souza Amorim

ORIENTADOR: Flavio Terrigno Barbeitas

Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais

Belo Horizonte, 2019

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