Podcast Lucio Yanel e Seus Tempos I Episódio 3 - Tempo Adantino: Festivais de música nativista
Este terceiro episódio trata da década de 1980, que foi um período de profundas mudanças na vida de Lucio Yanel. Em 1982, após a Guerra das Malvinas, ele deixou a Argentina e recomeçou a vida no Brasil. A imigração de músicos argentinos, como o Lucio, foi impulsionada pela crise econômica e instabilidade deste episódio geopolítico na Argentina.
Buscando novas oportunidades, Yanel encontrou no sul do Brasil um cenário favorável com o crescimento dos festivais nativistas nos anos 1980. Após residir por alguns meses com a família Costa em Passo Fundo, logo se estabeleceu em Porto Alegre, tornando-se presença constante nos festivais de música nativista.
Lançado com exclusividade pelo Acervo Violão Brasileiro, a série de podcasts “Yanel e seu tempos” percorre a trajetória de LUCIO YANEL, um músico argentino que migra para o Rio Grande do Sul no começo dos anos 1980, passando a colaborar na construção de uma nova estética da música regional com seu violão.
FICHA TÉCNICA:
Concepção e Produção: José Daniel Telles dos Santos
Apresentação e Edição: André Alfredo Coelho
Produção Cultural: Ana Maria Oliveira Rosa
"O Violão Pampeano de Lucio Yanel” é um projeto aprovado na Política Nacional Aldir Blanc, com financiamento Pró-Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.