Daniel Wolff e The Prague Strings - Italian Concerto, BWV 971 (J. S. Bach) - violão

FAÇA O PRÉ SAVE DO ÁLBUM Guitar: Joy of Man’s Desiring - Daniel Wolff plays Bach https://tratore.ffm.to/guitar-joy

Nesta sexta (29/07), o Acervo estreia com exclusividade o vídeo do Concerto Italiano (BWV 971), de Bach, interpretado pelo violonista Daniel Wolff e a orquestra The Prague Strings. A gravação desta obra  integra o álbum "Guitar: Joy of Man’s Desiring - Daniel Wolff plays Bach", que chega às plataformas digitais também nesta sexta.

Segundo Wolff, este concerto é uma obra escrita para cravo de dois teclados, que permite ao compositor usar dinâmicas diferentes em cada teclado e, assim, emular o contraste dinâmico entre um solista e uma orquestra. É uma obra original para cravo, mas também de certa forma, uma redução para teclado, uma obra para instrumento solista e orquestra.

O que Wolff fez para sua versão violonística foi o procedimento contrário: “De fato, Bach fez esse tipo de redução. Sobraram manuscritos de reduções que ele fez de obra de Marcello, Vivaldi e outros compositores da época. E o que eu fiz foi estudar as técnicas de redução que ele aplicou nessas obras que ele adaptou para teclado e tentei imaginar então, o procedimento contrário. Se ele tivesse se baseado em um original orquestral ao compor para cravo o concerto à moda italiana, como teria sido esse original para orquestra. E foi assim que eu fiz a versão para violão e orquestra do concerto.”

Wolff a estreou há cerca de 15 anos, numa versão para quarteto de cordas pelo Brasil e exterior. "Em verdade, eu estreei com orquestra, mas depois adaptei para quarteto de cordas. E essa versão foi a que toquei em vários lugares do Brasil e no exterior. Mas a versão que estreei foi a orquestral.

Solista de violão: Daniel Wolff
Violão (instrumento): luthier John Price
Orquestra:  The Prague Strings
Maestro: Marek Stilek
Gravação do violão: Estúdio Soma (Porto Alegre)
Gravação da orquestra: CNSO Studio 1 (Prague)
Edição do vídeo: André Godinho
Apoio: Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS (CAPES/PROEX).
Porto Alegre e Praga, junho 2022

Voltar para a lista completa de vídeos Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.