
Violão brasileiro com inflexão jazzística, por Victor Polo
2024Resumo: Este trabalho aborda uma vertente estilística em particular, dentre as diversas que podem ser observadas dentro do complexo constructo denominado “violão brasileiro”. As composições para violão de Villa-Lobos (1887-1959), as peças de Garoto (1915- 1955), Dilermando Reis (1916-1977) e Baden Powell (1937-2000) e a “batida” da bossa nova são apenas alguns exemplos canônicos dessa pluralidade de concepções. Sob essa ótica, há um grupo de violonistas que absorve explicitamente elementos do jazz, do pensamento jazzístico de harmonização e improvisação e da guitarra jazzística, mas que ao mesmo tempo mantêm estreita relação com gêneros populares urbanos da música brasileira e com o aparato violonístico que se consagrou no Brasil (na esfera técnica e estilística), sobrepondo e manejando elementos de ambas as culturas. Entre esses instrumentistas, destacam-se expoentes como Bola Sete (1923-1987), Hélio Delmiro (1947), Romero Lubambo (1955), Lula Galvão (1962) e Diego Figueiredo (1980). Tendo em vista que há pouca discussão acadêmica acerca dessa notável vertente de violonistas, a pesquisa apresentou problematizações e discussões acerca das práticas desses músicos, além de propor uma nova categorização de suas atividades musicais. Metodologicamente, a problemática foi amparada através de três perspectivas (eixos) conceituais: i. teórico-contextual; ii. analítico-musical; iii. criativo-performático.
Título: Violão brasileiro com inflexão jazzística – Um recorte estilístico de práticas de violonistas do Brasil
Autor: Victor Rocha Polo
Orientador: Prof. Dr. Hermilson Garcia do Nascimento
Universidade Estadual de Campinas, 2024
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