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A mulher compositora e o violão da década de 1970, por Mayara Amaral

A mulher compositora e o violão da década de 1970, por Mayara Amaral

2017

O presente trabalho tem como objetivo analisar e apresentar um breve relato biográfico e a obra de compositoras brasileiras compostas na década de 1970. Entre os objetivos secundários estão a contribuição para o repertório violonístico nacional, no sentido de dar visibilidade a obras pouco conhecidas e tocadas, e evidenciar a participação da mulher no cenário da composição musical brasileira, voltando o olhar para a produção violonística. Para encontrar as obras, foram utilizadas fontes de busca diversas, como: catálogos de obras, livros, bem como entrevistas realizadas durante a pesquisa. As compositoras encontradas e aqui abordadas são: Lina Pires de Campos, Adelaide Pereira da Silva, Eunice Katunda, Esther Scliar e Maria Helena da Costa. Das diversas obras encontradas, selecionamos apenas uma peça de cada compositora, representando suas linguagens e vertentes estilísticas. O referencial principal utilizado para as análises foi o livro de John White (1976), The Analysis of Music. Incluímos ainda os preceitos de Schoenberg (1996) e Kostka (1999). Os resultados encontrados foram algumas congruências estilísticas entre algumas obras aqui analisadas, bem como aspectos que dialogam com as vertentes estilísticas do período analisado.

Título: A mulher compositora e o violão da década de 1970: vertentes analíticas e contextualização históricoestilística.

Autora: Mayara Amaral

Orientador: Eduardo Meirinhos

Universidade Federal de Goiás, 2017

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