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A Chegada e a Difusão dos Cordofones de Cordas Dedilhadas no Brasil, por Humberto Amorim

A Chegada e a Difusão dos Cordofones de Cordas Dedilhadas no Brasil, por Humberto Amorim

2015

Instrumentistas: Humberto Amorim

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Resumo: A tese busca revelar parte dos contextos históricos e socioculturais que envolvem a chegada e a difusão dos cordofones de cordas dedilhadas no Brasil, abarcando uma faixa temporal e geográfica que vai da Península Ibérica Medieval ao século XVII brasileiro. O objetivo é não somente desvelar os personagens, os usos e as imagens simbólicas que envolveram tais instrumentos musicais neste ínterim, mas também reconhecer quais destas práticas foram abandonadas (e por qual razão) e quais tiveram desdobramento naquelas que reconhecemos hoje como práticas correntes (sobretudo do violão) e que foram herdadas a partir desta tradição. Também é proposto um amplo estudo sobre os problemas terminológicos que ora limitam o corpus lexical e o alcance/ análise das fontes e ora associam ou distanciam instrumentos a partir de critérios minimamente fundamentados. A base documental utilizada se concentra em dicionários históricos, registros iconográficos e exemplos musicais, métodos e tratados de música antigos, relatos de colonizadores e viajantes, testamentos e inventários, na documentação jesuítica e de outras ordens religiosas, além da literatura estrangeira e brasileira que foi possível reunir ao longo dos últimos anos. O referencial teórico se baseia em alguns dos teóricos que mais têm alicerçado recentes pesquisas sobre historiografia cultural, dentre eles Chartier (1995, 2002), Bourdieu (1992, 1996, 2002), Foucault (2003), Certeau (1982), Bloch (2001), Le Goff (1996, 2001) e Catroga (2001).

Título: Da Península Ibérica Medieval ao Século XVII: A Chegada e a Difusão dos Cordofones de Cordas Dedilhadas no Brasil
Autor: Humberto Amorim
Orientador: Dr. Silvio Merhy
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2015

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