O Acervo Violão Brasileiro abre agora uma nova turma para este grande curso exclusivo de Conrado Paulino, que integra a série de aulas sobre harmonia desse que é um dos maiores mestres sobre o tema na América Latina.
A fase ao vivo deste curso começa em 13 de maio e vai até 17 de junho, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h, pelo Zoom. No dia seguinte, todo o conteúdo gravado de cada aula estará disponível e pode ser visto e revisto por até 1 ano (julho de 2026). Ou seja, para quem não puder assistir ao vivo, poderá estudar sempre que quiser e nos melhores horários, de forma bem prática em modo gravado.
Conrado Paulino também vai criar um grupo fechado do Telegram com os alunos, pelo qual ele vai enviar material didático gratuito, dicas extras, responder a perguntas e conferir os exercícios previstos no Curso. Todos sabemos o quanto os métodos e programas do Conrado são vastos e ricos. São 12 horas de carga horária. Ou seja, dá menos de R$ 50 pilas a hora da aula ao vivo com esse grande mestre das harmonias.
PROGRAMA
Desvenda os mistérios da condução de vozes (também chamada de “encadeamento” ou “voice leading”) e descubra centenas de novos e modernos acordes que vão enriquecer e renovar o seu vocabulário harmônico.
Este curso se destina a estudantes de nível médio e avançado de todos os instrumentos. Garantimos material didático e o aluno pode participar de grupo de Telegram exclusivo e fechado para tirar dúvidas, além de receber informações e orientações extras, dicas de estudo e exemplos em mp3 e vídeos.
1) Condução a três vozes:
• As diferentes combinações de três vozes e a sua sistematização via cifrado
• Condução das vozes fechadas sobre as diferentes trocas harmônicas (quartas, quintas, segundas, sextas, etc)
• Condução sobre I/ vi/ ii/ V
• Aplicação em músicas conhecidas
2) Condução a três vozes abertas:
• Vozes abertas sobre as diversas trocas harmônicas e a progressão I/ vi/ ii/ V
• Aplicação em músicas conhecidas selecionadas
• A questão dos shapes das vozes abertas no violão e guitarra
3) Tríades fechadas e abertas e os Novos acordes:
• Complementos (“graus altos” ou “tensões”) possíveis para cada tipo de acorde
• Expandindo o vocabulário dos acordes utilizando as tríades ‐ fechadas e abertas ‐ somando os complementos
• Aplicação dos novos acordes sobre progressões e clichês harmônicos
4) Condução a quatro vozes:
• As diferentes combinações das quatro vozes e a sua sistematização via cifrado.
• Condução de vozes com tétrades fechadas: I / IV ; I / V ; I / IV / V (blues)
• Condução com tétrades fechadas na progressão I / vi / ii / V e em segundas (I / ii / iii / IV etc) com vozes paralelas ou por aproximação.
5) Condução a quatro vozes em distribuição aberta:
• Condução com tétrades abertas nas progressões: I / IV ; I / V ; I / IV / V (blues)
• Condução na progressão I / vi / ii / V e em segundas (I / ii / iii / IV etc) com vozes paralelas ou por aproximação.
• Ciclo de quartas com X7, Xm7 e Xmaj7 e Turnaround de Blues (V7>V7>V7>I7)
6) Outros tipos de tétrades:
• Os 11 tipos de acordes com sétima e suas distribuições fechadas e abertas
• As 28 distribuições abertas de cada tipo de acorde com sétima no violão e na guitarra; Drop X Abertura.
• Os 10 tipos de acordes com sétima e nona e as suas 28 distribuições possíveis de cada tipo no violão e na guitarra.
7) As Tétrades e os complementos 9, 11 e 13
• Acordes com 13a e supressão de quinta: X7(13),Xm7(13)
• Acordes com 11a e supressão de quinta: Xm7(11)
• Acordes com 6a e supressão de quinta: XMaj7(6), XmMaj7(6)
• Acordes com supressão de quinta fechados, abertura I, II, III e IV
8) Os Novos Acordes e a Condução de vozes com tétrades e complementos, mantendo a fundamental
• Condução das 4 vozes das tétrades sobre as progressões ii /V7 ; V7 / IMaj7 (ou I6) ; V7 / im7 ; V7 / ImMaj7 (ou Im6). Casos de Graus Implícitos (cifrado X contexto)
• Turnaround de Blues e Ciclo de quartas com X7, Xm7 e XMaj7 (com fundamental)
9) Os Novos Acordes e a Condução de vozes com tétrades e complementos, suprimindo a fundamental
• Acordes derivados das aberturas das tétrades, adicionando um, dois ou três complementos, suprimindo a fundamental e outras notas. Casos de graus implícitos (além da fundamental).
• Acordes não‐derivados das aberturas, iniciando na 9a, 6a (ou 13), 11 ou #11 e alterações da 5a. Clusters/ sobreposições de segundas
PERFIL DE CONRADO PAULINO
O violonista, compositor e arranjador Conrado Paulino é um dos mais renomados professores de harmonia e improvisação da América Latina. Autor de cinco métodos sobre os temas, ele realiza cursos nos principais festivais de música e universidades do Brasil, Argentina e Uruguai. Tem entre seus ex-alunos compositores como Chico César e Eduardo Gudin e os instrumentistas Nuno Mindelis, Camilo Carrara e Paola Pichersky.
Como violonista, Conrado acompanhou artistas como Rosa Passos, Johnny Alf, Leny Andrade, Claudette Soares e Alaíde Costa. Como instrumentista, tocou com Zimbo Trio, Paulinho Nogueira, Heraldo do Monte, Roberto Menescal, Marco Pereira, Filó Machado e muitos outros. Apresentou-se também com músicos estrangeiros, como os norte-americanos Colin Bailey, Phil de Greg, John Stowell, Todd Isler, Dave Pietro, Harvey Winnapel e Mark Isbell (com quem gravou um CD, lançado em USA em março de 2016, atuando como violonista, compositor e arranjador).
Também atuou com Jan de Haas, Anne Wolf e Henri Griendl (Belgica); Anna Luna e Jaume Vilaseca (Espanha) e com instrumentistas de destaque no cenário jazzístico latino-americano como Diego Schissi, Quique Sinesi, Daniel Maza, Alejandro Demogli, Alan Plachta, Oscar Giunta e Popo Romano.
Sua obra gravada inclui “Conrado Paulino Quarteto” (2005), “Wrong Way” (2010) e “Quatro Climas” (2015). O mais recente CD “A Canção Brasileira” lançado em 2018, traz um refinado jazz brasileiro, em recriações especais de Tom Jobim, Edu Lobo, Chico Buarque, Ivan Lins e Djavan, além de temas de sua autoria. Os ricos encadeamentos harmônicos e improvisações virtuosísticas dão o tom descontraído e intimista de Conrado, em arranjos originais.
Avaliações
Não há avaliações ainda.