DESCRIÇÃO
Como editar as próprias partituras e vendê-las? Como funciona o relacionamento com as editoras hoje em dia? Quem só escreve a lápis e precisa editar no computador? O que restou do Finale? Como escolher o melhor software para o teu objetivo e estilo de trabalho? Essas e várias outras dúvidas esclarecidas nesta aula com o editor Ivan Paschoito.
Em quase duas horas de conteúdo, um dos mais renomados e experientes editores de partituras de violão do Brasil pontua suas principais realizações, edições e projetos em mais de 40 anos de carreira.
Ele também reconstitui uma linha do tempo sobre a história das partituras para violão (do século 19 aos dias atuais). Ivan mostra ainda brevemente algumas etapas das técnicas de edição de partituras. E analisa o mercado na atualidade.
Esta aula é destinada a um público amplo, que abrange amadores e profissionais, sejam eles focado em edição, arranjo, composição ou vendas.
Regras de notação
No encontro, Paschoito aborda os cuidados específicos para se produzir uma boa partitura, tanto digital quanto destinada à impressão, incluindo questões técnicas como os softwares envolvidos e assuntos de notação musical. “Seja qual for o instrumento, a clareza é fundamental, tanto em design da música escrita em si quanto o da impressão. Não se pode complicar a vida do músico. O ‘modelo’ a ser seguido já foi bem definido ao longo do tempo”, afirma.
Ivan Paschoito frisa ainda que, apesar de os softwares terem incorporado tais regras de notação, não significa que façam tudo sozinhos. “Se deixarmos os programas fazerem as escolhas, o resultado pode ser bem ruim. É preciso um bom senso de equilíbrio e de estética por parte do editor”, afirma.
SOBRE O PROFESSOR
Nascido em São Paulo em 1953, Ivan Paschoito é formado em Editoração pela ECA/USP. Não é músico profissional, mas um apaixonado pelo violão. Entre os livros que têm a assinatura dele, destacamos Dilermando Reis: The Guitar Works vol. 1 e 2 e The Guitar Works of Paulinho Nogueira vol. 1 e 2. Como assessor editorial, cuidou da edição do último trabalho de Henrique Pinto – Antologia Violonística – e as reedições do Método Paulinho Nogueira e do primeiro volume de A Escola de Tárrega, de Sodré. À frente da editora Legato, Ivan costuma lançar raros livros de partitura, incluindo peças inéditas, a exemplo da coleção Violões na Velha São Paulo, em 4 volumes, sobre compositores pioneiros paulista, de autoria da pesquisadora e violonista Flávia Prando. Para outros instrumentos, piano, órgão, flauta e violino, são mais de 20 volumes, traduzidos e/ou editorados e publicados pela Ricordi.
Outros destaques recentes do trabalho de Ivan na editora Legato são os históricos livros Antônio Rago: o mago do violão, a partir de manuscritos de Geraldo Ribeiro e José Augusto de Freitas – 10 obras originais para violão, de Jorge Mello e Celso Faria. Tem ainda os livros Nelson Piló – Sua, arte, seu violão. E mais Gershwin – Prelúdios 1 & 2 – Arranjos para violão solo de Carlos Barbosa-Lima e o Ernesto Nazareth, por Geraldo Ribeiro.
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