DESCRIÇÃO
Como desenvolver acompanhamentos criativos no violão e na guitarra? Como descobrir novos e modernos acordes? E as progressões e clichês harmônicos? E os vários tipos de tétrades e seus complementos? Qual a melhor maneira de fazer combinação de vozes e sua sistematização via cifra? Como se preparar para aprender e estudar música com tais concepções? Essas e outras perguntas são comentadas e respondidas pelo professor de harmonia e improvisação Conrado Paulino.
O aulão faz um pequeno resumo do novo curso que Conrado Paulino criou especialmente para o Acervo Violão Brasileiro, chamado Condução de Vozes e os Novos Acordes, que tem nova versaõ em 2025. Conrado vai dar dicas de como desvendar os mistérios da condução de vozes (também chamada de “encadeamento” ou “voice leading”) e descobrir centenas de novos e modernos acordes que vão enriquecer e renovar o vocabulário harmônico.
“O conhecimento do encadeamento das vozes permite ao estudante mergulhar ao nível de cada nota, facilitando enxergar para além das limitações do instrumento, de forma a pensar como músico e não como violonista e tocando não por ‘shapes’ e sim pela consciência de cada uma das notas. Em outras palavras, conhecer a condução das vozes possibilita tornar-se, mais do que instrumentista, um músico”, afirma Conrado. O Aulão se destina a estudantes de nível médio e avançado de todos os instrumentos.
SOBRE CONRADO PAULINO
O violonista, compositor e arranjador Conrado Paulino é um dos mais renomados professores de harmonia e improvisação da América Latina. Autor de cinco métodos sobre os temas, ele realiza cursos nos principais festivais de música e universidades do Brasil, Argentina e Uruguai. Tem entre seus ex-alunos compositores como Chico César e Eduardo Gudin e os instrumentistas Nuno Mindelis, Camilo Carrara e Paola Pichersky.
Como violonista, Conrado acompanhou artistas como Rosa Passos, Johnny Alf, Leny Andrade, Claudette Soares e Alaíde Costa. Como instrumentista, tocou com Zimbo Trio, Paulinho Nogueira, Heraldo do Monte, Roberto Menescal, Marco Pereira, Filó Machado e muitos outros. Apresentou-se também com músicos estrangeiros, como os norte-americanos Colin Bailey, Phil de Greg, John Stowell, Todd Isler, Dave Pietro, Harvey Winnapel e Mark Isbell (com quem gravou um CD, lançado em USA em março de 2016, atuando como violonista, compositor e arranjador).
Também atuou com Jan de Haas, Anne Wolf e Henri Griendl (Belgica); Anna Luna e Jaume Vilaseca (Espanha) e com instrumentistas de destaque no cenário jazzístico latino-americano como Diego Schissi, Quique Sinesi, Daniel Maza, Alejandro Demogli, Alan Plachta, Oscar Giunta e Popo Romano.
Sua obra gravada inclui “Conrado Paulino Quarteto” (2005), “Wrong Way” (2010) e “Quatro Climas” (2015). O mais recente CD “A Canção Brasileira” lançado em 2018, traz um refinado jazz brasileiro, em recriações especais de Tom Jobim, Edu Lobo, Chico Buarque, Ivan Lins e Djavan, além de temas de sua autoria. Os ricos encadeamentos harmônicos e improvisações virtuosísticas dão o tom descontraído e intimista de Conrado, em arranjos originais.
Avaliações
Não há avaliações ainda.